Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Parede de tijolo aparente: 7 formas de conseguir esse efeito

Casa e Decoração

02/08/18

Já pensou em fazer uma parede com efeito de tijolo aparente no seu apartamento? Continue lendo para descobrir 7 dicas para incluir essa tendência no seu lar!

Vinda de Nova York, nos Estados Unidos, a tendência da decoração industrial remete aos galpões dos anos 50 e 70, que foram convertidos naquela época em apartamentos, mas continuaram com a cara de fábrica, com encanamento, vigas e até tijolos à mostra.

Hoje, o visual nunca esteve mais em voga, atravessando as fronteiras e os mares para se espalhar pelos imóveis mais bem decorados do mundo todo, em seu estilo rústico, moderno e pra lá de urbano.

A boa notícia é que você não precisa — e nem deve! — apostar no quebra-quebra para conseguir a cobiçada parede de tijolo aparente, sabia? Isso porque já foram lançadas diversas opções para conquistar esse efeito de um jeito mais simples e até mais barato!

Quer ver? Pois a seguir separamos os 7 jeitos mais populares de trazer essa tendência internacional para o seu apartamento, avaliando cada um de acordo com o preço, a dificuldade de fazer e o realismo dos tijolinhos falsos. Confira!

1. Revestimento cimentício

À base de concreto, resistentes e extremamente duráveis, os revestimentos cimentícios são vendidos em placas, com preço (pelo metro quadrado) variando segundo o tipo, a marca, entre outros fatores. Eles aparentam ter a mesma profundidade e textura de um tijolo normal, mas são bem mais fininhos, sem ocupar muito espaço no seu cômodo.

Para instalá-los, você vai precisar de argamassa adesiva apropriada, podendo ser interessante ainda impermeabilizar o revestimento mais tarde. Vale destacar que ele pode ser pintado e repintado com tinta acrílica, dando mais versatilidade à sua decoração.

Preço: $$$

Dificuldade: média

Realismo: muito realista

2. Placas de cerâmica

Vendidas por fabricantes de azulejos e cerâmicas, essas placas normalmente são feitas de tijolo mesmo, mas laminados, para ficarem bem finos. Por causa disso, são muito realistas, mas dão trabalho na hora de aplicar: é preciso usar argamassa para tijolo, alinhá-los perfeitamente e cuidar para que não vaze massa nas ranhuras das placas.

Por serem vendidos individualmente, no lugar de em metro quadrado, como os revestimentos, permitem maior flexibilidade na sua decoração, possibilitando que você decore ambientes mais irregulares.

Você também pode pintá-los e dispô-los como quiser: na vertical, horizontal, alinhados ou desalinhados, formando desenhos e com ou sem espaço entre as placas, revelando ou escondendo o falso rejunte da argamassa.

Preço: $$$

Dificuldade: alta

Realismo: muito realista

3. Tijolinhos de eva ou isopor

Embora pouco resistentes, os tijolinhos de EVA ou isopor são fáceis de fazer e ainda por cima cabem em qualquer orçamento. Eles podem ser cortados por você com lápis, régua e tesoura, ou comprados prontos na internet, e devem ser aplicados usando cola de contato.

O segredo para que fiquem bonitos é caprichar na hora de cortá-los e utilizar um molde de cartolina ou fita crepe para que fiquem bem retos e devidamente alinhados na parede.

Lixar os falsos tijolos antes de colá-los também contribui para que ganhem aquele aspecto poroso do original, e você pode pintá-los com tinta acrílica de qualquer cor, antes ou depois da aplicação.

Preço: $

Dificuldade: baixa

Realismo: pouco realista

4. Argamassa de grafiato

Outra queridinha dos adeptos do DIY (do it yourself, ou faça você mesmo), a parede de tijolo aparente feita com argamassa de grafiato tem a textura e a profundidade dos tijolos de verdade, sem ocupar espaço nem exigir que você tire o reboco da parede.

O passo a passo para fazê-la é o seguinte:

  1.  lixe a parede, se estiver com tinta brilhante — se a tinta for fosca, não precisa;
  2. marque, com ajuda de uma trena e lápis, os lugares em que ficaria o cimento em uma parede de tijolos de verdade;
  3. passe tiras de fita crepe por toda a parede no lugar em que o cimento ficaria, conferindo para que fique bem alinhado e colado;
  4. passe a argamassa de grafiato por toda a parede com a ajuda de uma desempenadeira;
  5. com a massa ainda molhada, retire as tiras de fita crepe cuidadosamente. A parede só ficará seca no dia seguinte.

Confira mais detalhes nesta reportagem!

Preço: $

Dificuldade: difícil

Realismo: muito realista

5. Base para textura rústica

Com o mesmo método de colar a fita crepe na sua parede fosca no lugar em que, em uma parede de tijolos de verdade, ficaria o cimento, você pode usar base para textura rústica na fabricação dos falsos tijolinhos.

A aplicação da base é simples, e a textura vai aparecendo à medida que o produto seca. O único truque, portanto, é acertar no alinhamento da fita crepe, que deve ser retirada, mais uma vez, com a base ainda molhada.

Como pintar só os tijolos após a retirada da fita pode ser complicado, essa técnica é recomendada especialmente para quem quer tijolinhos brancos mesmo ou para quem deseja pintar a parede e o falso rejunte da mesma cor.

Preço: $$$

Dificuldade: média

Realismo: realista

6. Massa corrida com terra

Se você não se sente muito seguro trabalhando com a argamassa de grafiato ou base para textura, é possível fazer um procedimento quase idêntico aos anteriores, mas mais barato, utilizando massa corrida misturada com terra seca peneirada.

Dependendo da cor da terra utilizada, o tom dos falsos tijolos ficará mais alaranjado e realista. Além disso, essa estratégia tem a vantagem de permitir que o espaço entre os tijolinhos seja de outra cor (branco ou cinza), deixando o resultado mais parecido com uma parede “nua”.

Preço: $

Dificuldade: difícil

Realismo: realista

7. Papel de parede ou adesivo

Decididamente o mais prático e simples entre todos os métodos citados, o uso de adesivos ou papel de parede autocolante é muito versátil, pode ser feito por qualquer pessoa e não exige nenhum talento para as belas artes: basta colar o produto à parede com algum cuidado e conforme as instruções do fabricante.

A desvantagem é que, mesmo nos papéis texturizados, a ausência do relevo deixa a parede bem pouco realista. Por outro lado, o produto é fácil de ser removido e, em alguns casos, pode ser até reaplicado em outro local após a remoção, deixando sua decoração bastante adaptável!

Preço: $$$

Dificuldade: baixa

Realismo: pouco realista

Ficou com vontade de ter uma parede de tijolo aparente na sua casa? Qual método é o seu preferido? Compartilhe nosso post nas redes sociais e aproveite para pedir a opinião (e, quem sabe, também uma mãozinha) dos amigos!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.