Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

8 macetes incríveis para a decoração de sala pequena

Casa e Decoração

10/05/18

“Quando compramos um apartamento, logo pensamos nos milhares de objetos que colocaremos nele. Mas pode bater um desânimo quando percebemos que o ambiente talvez não comporte tudo o que queríamos, não é?

No entanto, com boas técnicas é possível fazer uma decoração de sala pequena incrível, que não perde em nada para lugares maiores!

Conheça, neste texto, 8 dicas para criar uma ambientação de tirar o fôlego! Vamos lá?”

1. Invista na iluminação

É necessário tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Em espaços menores, a intenção da iluminação será valorizar os detalhes, sem pecar na extravagância. Assim, você pode investir em lustres embutidos ou plafons, que garantem a luminosidade de toda a sala sem erros.

Se você escolher por um lustre, deve tomar cuidado ao posicioná-lo. O melhor local é acima de uma mesa lateral ou sobre a mesa de jantar. Ainda assim, você deve ter atenção ao pé direito da sala. Se ele for pequeno, o item ficará muito exagerado. Além disso, os lustres costumam promover o aumento da temperatura. Portanto, deixe-os longe de móveis.

Também é preciso ficar atento aos móveis que compõem a sala. Mesas com tampos de vidro refletem a luz para cima, então é importante escolher luminárias que projetem sua luz nesse sentido. O tamanho do móvel deve corresponder ao espaço da sala e, escolhendo uma mesa pequena, você deve colocar apenas uma luminária sobre ela. A grande quantidade de artifícios de luz poderá deixar o ambiente pesado.

 2. Evite o excesso de móveis

Para uma sala pequena, é inviável colocar vários sofás, pufes, estantes e outros objetos de decoração. Isso deixará o ambiente muito sobrecarregado e pode até travar a mobilidade dos moradores da casa. Talvez pareça difícil, mas é necessário escolher apenas os itens mais importantes.

A seguir, veja dois cenários possíveis para planejar os móveis:

 2.1. Para famílias que gostam de assistir TV

O sofá deve ficar encostado em uma extremidade da sala e a televisão posicionada no lado oposto, presa à parede. Abaixo dela, você pode instalar uma pequena estante.

O sofá deve ser de, no máximo, três lugares e não pode ser muito profundo, medindo aproximadamente 90 cm.

Em vez de utilizar uma mesa de centro, considere instalar uma mesa lateral ao lado do sofá, com uma luminária. Abaixo dessa mesa, você poderá guardar um pufe simples, que será utilizado quando toda a família se reunir para assistir televisão.

2.2. Sem necessidade de televisão

Se você fica muito tempo fora de casa e utiliza sua moradia apenas para dormir, pode economizar na compra de uma televisão para a sala e colocá-la em seu quarto. Assim, sobra espaço para incluir um sofá maior, alguns pufes e o ponto central do ambiente: uma estante bem customizada.

3. Defina um estilo de decoração

Pode parecer bobo, mas o estilo definido pelo morador do imóvel tornará tudo mais fácil: a escolha dos móveis, as cores e até a configuração do local Quer um ambiente mais intimista? Nesse caso, como o espaço será destinado a confraternizações, sem interrupções, não existem motivos para ter uma televisão, certo? Cores claras e tons de madeira também ajudam nessa ambientação.

Quer um ambiente tecnológico? Uma decoração de sala pequena minimalista, com certeza, será o ideal. Os artigos podem ser comprados com acabamento metálico, como inox, e as cores empregadas podem ser o branco e o cinza.

Um ambiente energizado e com muitos traços étnicos? Que tal tons avermelhados e corais, com mantas cobrindo os sofás e objetos de madeira decorando o local? As opções são muitas, basta escolher a que melhor combina com o seu estilo!

4. Entenda o efeito das cores

Cores escuras, apesar de estarem na moda, costumam comprimir o local. Para dar amplitude à sala, o melhor é aplicar cores claras, variando os tons.

Pintar as paredes com cores mais escuras do que as que estão presentes no teto ajuda a dar a impressão de que o espaço é mais alto. Uma boa escolha é a cor vermelha, que também torna o ambiente mais energizado.

5. Utilize espelhos

Os espelhos criam a sensação de amplitude, pois aumentam o campo de visão. Se for utilizado em uma sala, a melhor forma é colocar o acessório posicionado de forma que ocupe uma parede inteira, criando um ângulo de 90 º com o chão. Assim, você criará praticamente um segundo ambiente em sua sala.

Se você não dispõe de uma parede inteira para instalar o espelho, pode colocá-lo atrás da televisão ou de uma estante. Se isso também não for possível, coloque-o em uma altura acima da mesa de jantar.

Além disso, o acessório pode ser utilizado para dar destaque a certos objetos da decoração, como lustres, móveis coloridos ou alguma pequena estante de livros.

6. Fique atento ao tamanho dos móveis

Em uma sala pequena, um móvel grande pode deixar o ambiente extremamente desconfortável. Por isso, é necessário controlar a vontade de comprar o maior sofá da loja ou uma TV de 60 ‘.

Dependendo da configuração do ambiente, um sofá com três lugares é o ideal. Uma televisão muito grande pode ser até desconfortável, já que o sofá estará posicionado muito próximo a ela. Além disso, o campo de visão do telespectador não será totalmente aproveitado. Portanto, tenha atenção ao tamanho dos itens escolhidos.

7. Integre os espaços

Estamos acostumados a deixar os ambientes da casa bem separados de acordo com a sua função. A mesa de jantar costuma ficar sempre em um canto solitário da sala.

No entanto, misturar os componentes pode dar a sensação de que a sala é muito maior do que realmente é, por isso, aposte na integração dos ambientes.

8. Use a sua janela na decoração

Manter as janelas abertas permite a entrada de luz natural. Se as cortinas ou as persianas forem de cores claras, o conjunto será ainda melhor. Além disso, as janelas aumentam a sensação de liberdade e deixam o ambiente arejado.

Com as técnicas certas, é possível fazer uma decoração de sala pequena incrível! É preciso seguir as dicas e colocar a criatividade em jogo. Assim, além de aproveitar melhor o local, você também poderá economizar uma boa grana!

Agora que você já sabe como decorar a sua sala, que tal seguir nossos perfis nas redes sociais? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.