PANTONE: A COR DO ANO 2021

Decoração

Com o intuito de inspirar diversos segmentos como moda, decoração, beleza, designs gráficos e industrial, todos os anos a Pantone elege uma cor, conhecida como a cor do ano. Em 2021, as eleitas foram o Ultimate Gray, um tom de cinza e o Illuminating, um amarelo brilhante.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Descubra mais sobre a Pantone e confira como você pode utilizar as cores do ano na decoração da sua casa.

O que é Pantone?

Foto de uma cartela de cores | Pantone 2021 | Decoração Blog da Tenda

A Pantone é uma marca americana, considerada a maior referência em cores do mundo. Lawrence Herbert, o fundador, desenvolveu um sistema inovador, que identifica e combina as cores. Além disso, ele percebeu que as pessoas interpretavam e até viam as cores de maneiras diferentes. Por isso, ele criou um manual de cores padrão, aqueles que abrem como um leque, que encontramos em lojas de tintas.

O guia de cores Pantone é usado na elaboração de produtos como tintas, tecidos, itens feitos de plástico, entre outros tipos de materiais. Bem como na tecnologia digital.

Como a cor do ano é escolhida?

A Pantone possui um time de especialistas que faz pesquisas detalhadas antes de definir a cor do ano. Eles estudam sobre as influências das cores em todo o mundo, através da análise de diferentes segmentos. Por exemplo, tendências da moda, novas obras de arte, os últimos lançamentos do cinema, o que está em alta no turismo, eventos esportivos, novos materiais e texturas. Além disso, observam os novos estilos de vida, as condições socioeconômicas, as novas tecnologias e o meio digital, como as mídias sociais.

Inegavelmente, a cor do ano influencia diversos setores como moda, beleza, decoração, todas as áreas de design, o desenvolvimento de produtos e embalagens. Em resumo, é como se a cor do ano expressasse os sentimentos, as mudanças e as necessidades do mundo.

Pantone 2021

Em 2021, a Pantone elegeu duas cores do ano, o Ultimate Gray e o Illuminating. Essa união de cores simboliza força e esperança, pois demonstra que elementos diferentes podem se juntar para se apoiar. Após todos os acontecimentos do último ano, o mundo precisava de cores que representassem confiança e felicidade.

PANTONE 13-0647 Illuminating

Amarelo brilhante, caloroso e alegre, que expressa vivacidade e energia solar.

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray

Cinza que demonstra solidez, confiança, estabilidade e resistência.

Uma curiosidade é que a Pantone, criada em 1963, lançou a sua primeira cor do ano em 2000. E ao longo desses mais de 20 anos, essa é apenas a segunda vez que duas cores são eleitas juntas.

Veja como usar as cores Pantone 2021 na decoração

Tanto a cor Illuminating, quanto o Ultimate Gray, são compatíveis com qualquer cômodo da casa. Juntas ou separadas, essas tonalidades podem estar presentes em elementos de destaque, como paredes e móveis. Bem como em objetos decorativos, como almofadas, vasos, tapetes e outros adornos.

Antes de mais nada, analise se as cores combinam com o estilo e a personalidade da sua casa. Se o objetivo é uma decoração mais neutra, clássica, clean e minimalista, prevaleça o uso do cinza, principalmente nos móveis, paredes, cortinas e tapetes. Por outro lado, para uma decoração vibrante e com um toque retrô, valorize o amarelo.

Para te inspirar, separamos algumas fotos que utilizam as cores do ano na decoração.

Sala

Com toda a certeza, a sala é o cartão de visitas da casa. Esse cômodo pode evidenciar as cores do ano ou exibir em pequenos detalhes.

Foto de uma sala pequena cinza e amarelo | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

Com um toque moderno, essa sala traz a neutralidade do cinza no sofá e nas cortinas. Já as almofadas e a manta do sofá adicionaram um ponto de cor sem perder o estilo clean do ambiente.

Foto de uma sala pequena com sofá amarelo | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

Ponto de destaque desta sala, o sofá amarelo transmite harmonia junto com os elementos decorativos em cores neutras, como a luminária, os quadros e as almofadas.

Foto de uma sala com parede amarela e sofá cinza | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

Com um estilo descontraído e convidativo, esta sala traz o amarelo na parede. Apesar de ser uma cor vibrante, o ambiente expressa equilíbrio no visual, devido aos quadros em preto e branco, e os demais elementos.

Quarto

O cômodo mais aconchegante da casa pode trazer as cores do ano nas paredes, na cabeceira da cama, cortinas, almofadas, colchas, lençóis, mantas e em objetos decorativos.

Foto de uma cama com almofadas cinza e amarelo | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

O cinza é uma excelente alternativa para quem busca um quarto neutro, moderno e clean. Essa tonalidade permite inserir pontos de luz de diferentes cores, como o amarelo.

Foto de um quarto com cabeceira cinza e amarelo | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

A cabeceira com formas geométricas, mescla o cinza, amarelo e preto de maneira harmônica. Além disso, as cores do ano ainda aparecem em detalhes como a almofada, a manta e a cadeira.

Foto de um quarto de bebê cinza e amarelo | Pantone 2021 | Decoração | Blog da Tenda

O amarelo e o cinza também podem ser usados no quarto infantil. Este exemplo usa o cinza nas paredes e nos móveis como o berço e a poltrona. Já o amarelo está em detalhes como os objetos decorativos, a manta e a almofada.

Por fim, se você curtiu as nossas dicas e inspirações, e pretende usar as cores Pantone 2021 na sua casa, compartilha uma foto com a gente. Marque o nosso perfil do Instagram ou Facebook. Nós vamos adorar ver a decoração do seu cantinho.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.