ESTILO DE DECORAÇÃO: ESCANDINAVO

Decoração

Para ter um ambiente minimalista que proporciona confortoelegância, além de transformar o lar em um verdadeiro ninho, a escolha certa para a decoração é o estilo escandinavo.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

A princípio, a Escandinávia é uma região ao norte da Europa, local onde ficam os países nórdicos como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia. Contudo, o clima frio colaborou para uma cultura típica regional, onde os moradores da região transformaram suas casas em ninhos de muito aconchego para morar e receber os amigos.

Ambiente com estilo de decoração escandinavo | Blog da Tenda

Sobretudo, neste artigo você vai conhecer mais sobre o estilo de decoração escandinavo, dicas para se inspirar e como aplicá-lo em sua casa ou apartamento.

O que é uma decoração escandinava?

Especialmente, o estilo de decoração escandinava é ideal para quem procura requinte e simplicidade. Todavia, é uma decoração que cria um ambiente confortável, bonito e aconchegante. É um estilo muito atrativo devido ao minimalismo aliado à funcionalidade.

Contudo, no norte da Europa, onde o inverno é muito rigoroso e a luz do sol não costuma aparecer mais do que sete horas, a população da Escandinávia passa mais tempo dentro de casa, investindo na decoração e no bem-estar da família. Assim, os moradores dessa região prezam por levar uma vida descomplicada, adotaram ao máximo a simplicidade e conforto acima de tudo.

Como resultado, a essência da simplicidade arraigada nas pessoas, transformou ao longo dos anos, o estilo escandinavo em uma referência mundial de decoração e estilo de vida. Por causa disso, nasceram diversas lojas especializadas de decoração escandinava espalhadas pelo mundo.

Além disso, surgiram muitos especialistas do estilo, e também blogs de referência como o My Scandinavian Home, da britânica Niki Brantmark, apaixonada pelo estilo. No entanto, Niki compartilha em seu blog a décor escandinava por um outro ângulo, o do dia a dia, do cotidiano, da realidade.

Niki Brantmark criadora do blog My Scandinavian Home | Blog da Tenda

Em resumo, as principais características do estilo escandinavo são:

  • Poucos móveis e muito conforto;
  • Móveis com linhas retas e visual envolvente;
  • Cores neutras, especialmente a cor branca;
  • Conceito minimalista;
  • Utilização de luz natural;
  • Uso de elementos naturais como madeira clara, couro, metal, cerâmica, linho, algodão, etc.

Enfim, o estilo escandinavo “tem uma tradição de se esforçar para garantir que todos tenham acesso a um bom design, não apenas a elite”, como disse Niki Brantmark.

Como surgiu o estilo escandinavo?

Antes de mais nada, a decoração escandinava, conta com elementos da decoração contemporânea e rústica ao mesmo tempo. Além disso, visa proporcionar conforto, simplicidade, elegância e funcionalidade. No entanto, a origem do estilo de decoração surgiu há muito tempo com o artista Carl Larsson, nascido em Estocolmo em 1853.

Obra do artista Carl Larsson que inspirou o estilo escandinavo | Blog da Tenda

Obra do artista Carl Larsson que inspirou o estilo escandinavo.

Na época, Carl transformou sua casa em um espaço criativo, retratando o cotidiano de sua família através das suas pinturas. Enquanto sua esposa, a artista Karin Bergoo, desenvolvia trabalhos com design de interiores, ele criava suas telas. Todavia, apesar da origem da décor escandinava ser mais antiga, o estilo só ganhou notoriedade a partir do século XX, após a década de 1950.

Resumidamente, o estilo escandinavo tem como objetivo criar uma atmosfera calorosa e envolvente, carregando o seu minimalismo aliado à funcionalidade.

Móveis com estilo escandinavo

Nesse sentido, em que o minimalismo e a funcionalidade se encontram, os móveis com estilo escandinavo contam com estrutura simples, linhas retas e muita utilização de elementos naturais como madeira e metais.

Móveis com estilo escandinavo | Blog da Tenda

Da mesma forma, a composição dos ambientes é feita com sofás com linhas retas. Aliás, a aposta na decoração também é com o uso de elementos clássicos como uso colchas, mantas, almofadas e tapetes com tecidos naturais e volumosos. Além disso, nos demais cômodos estão presentes camas, poltronas, armários versáteis e atemporais, que proporcionam muita amplitude e um ambiente aconchegante.

Paleta de cores para o Estilo Escandinavo

Geralmente, devido ao inverno rigoroso e à pouca incidência de luz solar da região da Escandinávia, o estilo escandinavo possui uma paleta de cores neutras, sobretudo a cor branca. Seja como for, a utilização das cores mais claras e clássicas ajudam a iluminar os ambientes, além de proporcionar a leveza e o aconchego.

O estilo escandinavo conta com uma paleta de cores neutras e claras | Blog da Tenda

Entretanto, para gerar um contraste na predominância da cor branca nas paredes e móveis, os elementos decorativos ganham cores, mas sempre as neutras e clássicas, como o cinza e o nude, e até as candy colors.

Papel de parede Estilo Escandinavo

Do mesmo modo que na paleta de cores, as estampas mais utilizadas de papel de parede para este tipo de decoração são figuras geométricas, listradas, círculos e traços. Ou seja, utilizar o papel de parede é um excelente recurso para criar um contraste entre a predominância do branco nos ambientes, que expressam bem o estilo escandinavo.

Papel de parede com estilo escandinavo é um recurso decorativo que dá mais cor ao ambiente | Blog da Tenda

Elementos decorativos com estilo escandinavo

A decoração escandinava é baseada na simplicidade, no conceito minimalista do menos é mais. Por isso, é muito comum nos ambientes com este estilo contarem com pouco objetos e mais espaço.

Elementos decorativos do estilo escandinavo | Blog da Tenda

Por outro lado, para compor um espaço inspirador escandinavo, utilize quadros com molduras de tons contrastante, plantas penduradas, luminárias modernas de metal, livros, entre outros elementos que unem elementos clássicos e tradicionais às peças modernas.

Decoração escandinava por ambiente

Para começo de conversa, para adotar um estilo escandinavo é preciso ter em mente um estilo de vida mais simples, minimalista, funcional. Em outras palavras, o mais é menos, somente móveis essenciais e funcionais, uma composição decorativa que proporciona muita comodidade, além de ser calorosa e convidativa.

Nesse sentido, separamos algumas dicas de decoração escandinava para cada cômodo. Assim, você poderá se inspirar e aplicar na sua casa ou apartamento.

Sala de estar escandinava

Antes de tudo, se você quer ter uma sala de estar escandinava é preciso pensar que o ambiente tem que ser funcional e os elementos decorativos proporcionam mais aconchego e amplitude ao ambiente.

Bem como o uso de sofás confortáveis com linhas retas, utilização de mantas e colchas em tecidos naturais como algodão e linho, almofadas e tapetes que completam o ambiente com conforto e estilo.

Sala de estar com estilo escandinavo | Blog da Tenda

Além disso, para dar mais cor e um toque de personalidade ao espaço, a dica é dedicar um espaço para quadros e plantas que dão o toque de charme escandinavo ao ambiente. Em outras palavras, use e abuse do conceito minimalista de ter somente o essencial e uma decoração mais clean, além do conceito da beleza no imperfeito.

Sala de jantar escandinava

À primeira vista, uma sala de jantar com estilo escandinavo predomina o uso de móveis claros com elementos naturais como madeira e metais.

Sala de jantar escandinava | Blog da Tenda

Além disso, conta com o uso dos móveis essenciais para compor o ambiente, como a mesa de jantar, as cadeiras que podem ter estilos diferentes. Além do mais, um investimento especial em luminárias metálicas vão valorizar a iluminação durante o jantar da família.

Cozinha escandinava

Antes de mais nada, a cozinha escandinava é a opção certeira para quem procura ter uma decoração mais moderna e clean. Além disso, é a alternativa ideal para ampliar o espaço da cozinha, sem perder o conforto e aconchego característico do ambiente.

Cozinha escandinava | Blog da Tenda

Contudo, você pode criar uma cozinha minimalista, trazendo novamente o encontro entre os elementos modernos e tradicionais. Sobretudo, para deixar sua cozinha escandinava acolhedora, utilize detalhes e elementos de madeira que deixarão o ambiente mais caloroso.

Entretanto, é importante frisar que os detalhes que fazem toda diferença na decoração escandinava em qualquer ambiente. Então, para cozinhas os pendentes metálicos, banquetas e objetos decorativos em metal e madeira vão dar o toque especial que sua cozinha merece.

Quarto estilo escandinavo

Certamente, o quarto é o cômodo que sugere descanso, conforto e relaxamento. Então, o estilo escandinavo é perfeito para pessoas que queiram criar do seu quarto um espaço acolhedor, iluminado com luz natural e com uma sensação de amplitude.

Quarto de casal escandinavo | Blog da Tenda

De igual modo, para os elementos decorativos, as peças com um toque mais afetivo e personalizado são perfeitos para decorar um quarto com estilo escandinavo. Contudo, para os móveis, o ideal são aquele que possuem linhas retas e estilo atemporal.

A seguir, utilize madeira pelos pontos focais do ambiente, paleta de tons pastéis. Além disso, para dar o toque natural use elementos decorativos como almofadas de linho ou algodão, tapete com padronagem geométrica, plantas, quadros, e peças de artesanato (feitos à mão), que compõem seu quarto escandinavo com muita personalidade.

Quarto infantil escandinavo

Em particular, o quarto infantil influencia diretamente no desenvolvimento das crianças. Porém, criar um ambiente funcional e divertido aos pequenos nem sempre é uma tarefa fácil. Todavia, o estilo escandinavo é ideal para criar um espaço aconchegante, para que a criançada se sinta segura, feliz e confortável.

Quarto infantil estilo escandinavo | Blog da Tenda

No entanto, para criar um quarto infantil escandinavo a aposta é na cor branca para predominar no ambiente. Já as cores neutras complementam as demais peças decorativas. Aliás, os elementos decorativos é ideal utilizar peças artesanais, feitas à mão, além de quadros, prateleiras de apoio, adesivos, luminárias, bichinhos de pelúcias, etc.

Contudo, os móveis ideais para o quarto infantil são os versáteis e que podem ser facilmente movidos. Geralmente é uma mobília adaptável, ideal para trocar de posição ou ambiente de acordo com as necessidades. Lembrando que, no estilo escandinavo o mais é menos, e o objetivo é criar um ambiente funcional para os pequenos se desenvolverem e se divertirem com o essencial.

Banheiro estilo escandinavo

Normalmente, os banheiros com estilo escandinavo contam com quase todos os itens na cor branca. Desde as peças de louças, como o vaso sanitário e pia, até os azulejos, pisos, chuveiro e etc.

Banheiro escandinavo | Blog da Tenda

Além disso, a décor escandinava para banheiros também contam com elementos decorativos essenciais como:

  • Espelhos pequenos, como o espelho Adnet;
  • Revestimento subway tile, aqueles azulejos retangulares que aparecem, normalmente, nos revestimentos das paredes dos metrôs de Nova Iorque;
  • Itens de decoração com cores mais intensas, para contrastar com a predominância do branco no espaço.

Em resumo, o estilo escandinavo tem o toque de elegância em meio a simplicidade. Assim, com essas dicas, você pode se inspirar em cada cômodo para criar um apartamento ou casa com estilo de decoração escandinava e dar o seu toque de personalidade.

Por fim, se você tem o desejo de ter seu imóvel próprio e não sabe como, confira na Loja Virtual da Tenda as condições especiais para você conquistar seu apartamento. Faça uma simulação no Simulador de Financiamento e descubra todas as suas possibilidade de ter seu imóvel.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.