Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

DECORAÇÃO DE PÁSCOA: IDEIAS PARA ENFEITAR A SUA MESA

Casa e Decoração

17/03/21

A Páscoa é uma data muito celebrada por diversas famílias ao redor do mundo. Apesar de ter um objetivo em comum, cada uma possui suas tradições e sua forma de comemorar. No Brasil, a maioria das famílias reúne os parentes no tradicional almoço de domingo de Páscoa. Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração de Páscoa para você se inspirar e deixar a sua mesa encantadora. Confira!

Que dia é a Páscoa?

Que dia é a Páscoa | Foto de ovos coloridos | Casa e Decoração | Blog da Tenda

A Páscoa é celebrada uma vez por ano, sempre em um domingo. Em 2024, a Páscoa vai ser comemorada no dia 31 de março.

Normalmente, a Páscoa é comemorada em abril, mas no ano de 2024 a mudança de mês tem uma explicação: a data é sempre celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia, que acontece logo depois do equinócio da primavera (para o Hemisfério Norte) e equinócio do outono (para o Hemisfério Sul).

Portanto, como o primeiro equinócio do Hemisfério Norte acontece no dia 20 de março, e a primeira lua cheia após o equinócio da primavera no dia 25, o domingo mais próximo cai bem no dia 31 de março de 2024, marcando a data da Páscoa neste ano.

Qual é a origem da Páscoa?

Foto de uma criança feliz com orelhas de coelho segurando ovos de chocolate | Casa e Decoração | Blog da Tenda

A Páscoa é uma comemoração cristã, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, nos primórdios da antiguidade, historiadores relatam que os povos romanos, egípcios, germânicos e celtas festejavam a chegada da primavera com cerimônias que incluíam a troca de ovos de galinha.

Dependendo do país, as celebrações podem durar até 8 dias. Nessa linha, o coelho, que representava a fertilidade para esses povos, ficou marcado como um dos símbolos da Páscoa.

É claro que não podemos falar de Páscoa sem citar os ovos de chocolate. Mas afinal, como surgiu essa ideia? Na Idade Média, os ovos, junto com a carne e os laticínios eram proibidos durante o período de quaresma, que antecede a Páscoa, voltando à mesa apenas no domingo de celebração da data. Por isso, era comum que muitas famílias comemorassem preparando pratos com ovos e até mesmo decorando esse alimento como uma forma de trocar presentes e festejar.

Foi por volta de 1873 que a ideia de misturar ovos e chocolate surgiu: na época, o chocolate era um alimento caro e requisitado. Muitos aristocratas presenteavam amigos e familiares com o doce, especialmente no período de Páscoa, conhecido justamente pela troca de presentes. Assim, surgiu a ideia da produção de chocolates em formato de ovo, misturando duas tradições da Páscoa.

Como fazer decoração de Páscoa?

Como fazer decoração de Páscoa | Foto de uma mesa com itens de decoração de páscoa | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Uma boa forma de fazer a decoração de Páscoa para reunir amigos e familiares é aproveitar os elementos dessa data para deixar o ambiente bem marcado. Você pode usar a figura dos coelhinhos, ovos e cenoura, até pensar em detalhes mais sofisticados, como arranjos de flores, louças, copos e taças temáticas.

Assim, separamos algumas sugestões para você decorar o seu lar para a Páscoa. Confira!

Coelhinhos

O coelho é uma das principais, se não a mais conhecida, representação de Páscoa. Por ser um animal que simboliza a fertilidade e a fé, ele tem um lugar especial na história da celebração de Páscoa, e merece destaque!

Desde versões de madeira e palha até vidro e porcelana, é possível encontrar diferentes tamanhos e cores, sem falar nos coelhos de chocolate para presentear a família com um docinho, logo após o almoço de Páscoa. Lojas de artigos decorativos são ideais para encontrar opções para decoração.

Ovos

E já que o assunto são os coelhos, outro símbolo relacionado a Páscoa são os ovos. Assim como os povos antigos faziam, você pode apostar em uma decoração mais caseira e pintar ovos com as crianças, estimulando também o lado artístico de cada um. Mas, é muito importante lembrar de cozinhar os ovos antes, para evitar sujeira no seu almoço de Páscoa.

Porém, se você preferir mais facilidade na sua decoração, também é possível encontrar diferentes modelos de ovos de cerâmica, porcelana e muito mais em lojas de decoração, trazendo um toque lindo e marcante.

Cenouras

As cenouras também são figuras que aparecem todos os anos durante a Páscoa, já que são os alimentos preferidos dos coelhinhos. Ou seja, a mesa do seu almoço de Páscoa vai ficar incrível com uma decoração repleta de cenourinhas, sejam elas de chocolate ou até mesmo de mentira, combinando com os coelhos e os ovos.

Chocolates

Se você prefere uma decoração mais simples, mas sem deixar o brilho da Páscoa de lado, os chocolates são uma excelente pedida!

Já que a Páscoa é a época oficial do chocolate durante o ano, aproveite para brincar com diferentes formatos, com pirulitos, cestas de bombons, colombas pascais, biscoitos, bolos e várias outras ideias, além, é claro, dos tradicionais ovos de Páscoa.

Flores

Agora, se o assunto for elegância e delicadeza, você não pode deixar os arranjos de flores de fora da sua mesa de Páscoa. No entanto, para combinar bem, é preciso estar atento ao tema da decoração de Páscoa que você vai escolher.

Por exemplo, se você prefere uma decoração mais rústica, com elementos de palha e madeira, as flores coloridas (como as flores do campo) formam uma ótima combinação. Mas se você prefere algo mais sofisticado, aposte em orquídeas brancas ou rosas.

Decoração de Páscoa para mesa

Decoração de Páscoa | Como decorar a mesa para a Páscoa | Blog da Tenda

Sem dúvida, existem infinitas maneiras de decorar uma mesa para o almoço de Páscoa. Mas, antes de pensar em todos os enfeites, analise o espaço da sua sala de jantar, pois a mesa além de bonita, precisa proporcionar conforto e segurança na hora da refeição.

Em primeiro lugar, separe os utensílios como os pratos, talheres, copos e taças. Utilize peças iguais ou misture modelos e cores diferentes. Como esses são os principais itens da mesa, eles ajudam a definir o estilo da decoração. Para completar os elementos de destaque, é preciso decidir se você quer usar toalha de mesa, jogo americano ou sousplat.

Agora, é só escolher os detalhes da decoração da sua mesa de Páscoa. Você pode focar em uma cor, uma estampa ou um estilo. Por exemplo, se você quer encantar as crianças, aposte nas cores e nos enfeites de coelhos. Já para um visual mais clean, com poucas peças, aposte no minimalismo.

Quais são as cores mais usadas na Páscoa?

O laranja, marrom e branco são cores que costumam marcar a decoração de Páscoa, justamente por estarem relacionadas ao coelhinho e aos chocolates. Porém, a decoração não precisa ficar apenas nesses tons.

Os tons pastéis são indicados para trazer delicadeza e uma sensação de tranquilidade e paz. Portanto, a sua mesa pode contar com tons de rosa, amarelo e azul claro, por exemplo.

Por fim, também é possível transitar entre cores neutras e tons terrosos, caso a sua decoração siga uma pegada mais rústica.

Ideias para a decoração da mesa de Páscoa

Para te inspirar, selecionamos algumas fotos de mesas decoradas para o almoço de Páscoa.

Decoração de Páscoa colorida

Decoração colorida | Foto de uma mesa decorada | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Se você gosta de cores ou tem crianças em casa, uma dica é montar uma mesa de Páscoa colorida. Alegre e convidativo, esse estilo de decoração pode exibir cores nos pratos, na toalha de mesa, nos guardanapos e nos copos.

Decoração de Páscoa | Mesa decorada para o almoço de Páscoa | Blog da Tenda

Para completar, use objetos decorativos como coelhinhos de brinquedo, ovos pintados, fitas e flores. Uma sugestão é aproveitar suportes de bolo de diferentes cores, modelos e tamanhos para colocar os enfeites.

Decoração de Páscoa com chocolates e doces

Ovos e coelho de chocolate em uma mesa | Blog da Tenda

Uma forma criativa e muito gostosa de decorar uma mesa de Páscoa é usando chocolate. Ao invés de investir em enfeites de coelhos, use os de chocolate. Você pode combinar coelhos de tamanhos e poses diferentes. Além disso, é possível mesclar cores usando o chocolate ao leite e o chocolate branco. Inclua também ovos de chocolate, confetes, balas e outras guloseimas para adicionar cor.

 Foto de um cupcake de coelho | Blog da Tenda

Outra alternativa são os doces personalizados com o tema de Páscoa. Brigadeiros ou cupcakes com orelhinhas de coelho, docinhos e biscoitos com formato de cenoura, entre outros.

Decoração de Páscoa | Foto de um bolo decorado com coelho | Blog da Tenda

Sobremesas compartilhadas como os bolos e as tortas doces, também podem ser finalizadas com uma decoração de Páscoa. O desafio será não comer antes do prato principal.

Decoração de Páscoa minimalista

O minimalismo é um estilo clean e muito elegante, que utiliza poucos elementos e cores mais neutras. Por exemplo, branco, cinza, preto, bege, marrom e tons mais sóbrios de azul e verde.

Como decorar a mesa | Blog da Tenda

Ao contrário de outros tipos de decoração, a mesa minimalista não precisa de muitos enfeites. Neste caso, use ramos de alecrim ou eucalipto, flores brancas e velas.

Uma dica charmosa é dobrar o guardanapo de pano imitando orelhas de coelho.

Há ainda a opção de utilizar anéis de guardanapo temáticos, com formato de orelhas, cenouras ou ovinhos.

Decoração de Páscoa para a casa

Com o intuito de deixar a casa toda no clima de Páscoa para receber a família, personalize a sua decoração. Ao contrário do que se imagina, não é preciso gastar muito, principalmente se você gosta e tem talento para trabalhos manuais.

No banheiro você pode exibir um sabonete em formato de coelho ou bordar uma toalha de rosto com o tema. Já na sala, coloque capas de almofadas com estampas que remetem a Páscoa. E na estante, coloque um arranjo com flores e coelhinhos.

Como fazer decoração de Páscoa simples e barata

Você quer decorar a sua mesa para a Páscoa, mas sem gastar muito? Então, a principal dica é utilizar itens decorativos que você já possui em casa. Por exemplo, é possível aproveitar aquele jogo de louças bonito que está guardado, combinando com os sousplats e jogo americano. Além disso, copos, taças e talheres que você já tem podem te ajudar a economizar.

Uma outra alternativa é misturar utensílios de casa com artigos decorativos temáticos de Páscoa. Em outras palavras, você pode comprar apenas alguns itens de decoração, que já irão trazer um visual diferente para o seu almoço, combinando pratos, copos, taças e talheres com guardanapos e sousplats temáticos, por exemplo.

Ainda mais, os armarinhos e lojas de utilidades são ótimas opções para encontrar preços menores. Normalmente, essas lojas costumam trazer diversos itens decorativos nas mais diversas épocas do ano, desde o Carnaval, até o Natal. E é claro que com a Páscoa não seria diferente.

E você ainda pode tentar montar a sua própria decoração por conta própria! Seguindo o método DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), é possível confeccionar artigos decorativos utilizando tecidos ou placas de madeira.

O que não pode faltar na mesa de Páscoa?

Muito além dos chocolates, existem comidas que não podem ficar de fora do tradicional almoço de Páscoa. A seguir, montamos uma lista com os principais:

  • Chocolates em geral;
  • Bacalhau;
  • Peixes;
  • Vinho;
  • Colomba pascal/rosca;
  • Churrasco.

Assim, se você vai comemorar esse feriado junto com a família, se arrisque e decore a sua mesa. Com toda a certeza, o almoço será ainda mais especial.

Caso as nossas ideias de decoração para Páscoa te ajudem, mande uma foto da sua mesa pra gente ou marque o nosso perfil do Instagram ou Facebook. Nós vamos adorar!

Feliz Páscoa para você e toda a sua família!

 

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.