Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

11 SOLUÇÕES DE ESPAÇO E DECORAÇÃO DE COZINHA COM LAVANDERIA

Casa e Decoração

29/11/19

Ambientes compartilhados, como a cozinha com lavanderia, estão em alta, pois quanto menos paredes, maior a funcionalidade e, consequentemente, a sensação de espaço.

Nos projetos atuais de apartamentos, o principal desafio é a montagem da cozinha com lavanderia. Afinal, essa área precisa ser funcional e, ao mesmo tempo, organizada e bonita, principalmente por ser integrada à sala.

Porém, não se preocupe. Com as nossas dicas, decorar a sua cozinha com lavanderia será mais fácil do que você imagina. Confira!

Cozinha com lavanderia: vantagens e desvantagens dessa união

Cozinha pequena | Cozinha com lavanderia | Decoração | Blog da Tenda

A principal vantagem da cozinha com lavanderia é a otimização do espaço e a facilidade na execução das tarefas do dia a dia. Cá entre nós, lavar e passar as roupas enquanto adianta o preparo das refeições é facilita e muito as coisas!

Por outro lado, a maior desvantagem é o cheiro de comida que pode impregnar nas roupas limpas, principalmente se você fizer muitas frituras. Mas para isso também há solução! Por exemplo, um bom exaustor é suficiente para acabar com o inconveniente.

Dicas para otimizar espaços com cozinha e lavanderia

Cozinha com lavanderia | Decoração | Blog da Tenda

Antes de tudo, saiba que falta de espaço, ausência de paredes, entre outros dilemas não são problemas. Veja 11 dicas para otimizar a área da cozinha com lavanderia!

Delimite os ambientes

No dia a dia, a cozinha e a lavanderia funcionam bem juntas. Porém, há momentos em que os bastidores domésticos precisam sair de cena. Ninguém gosta, por exemplo, de receber amigos para um jantar com vista para o varal.

Nessas horas, uma porta de correr, com duas ou três folhas, é suficiente para separar a cozinha da lavanderia. Se quiser uma solução mais econômica, instale uma cortina de rolo no vão entre os ambientes, abaixando-a somente quando necessário.

Aumente o espaço

Ao mesmo tempo, um truque muito usado por decoradores para aumentar a sensação de espaço na cozinha conjugada com a lavanderia é colocar os mesmos revestimentos. Ainda mais, se eles forem lisos e claros, o resultado é melhor.

Aproveite os cantos

Para não desperdiçar espaço, aproveite os cantos de ambos os ambientes. Essa, aliás, é uma das principais dicas de decoração para cozinha pequena.

Mas atenção para não entulhar os objetos sem critério! Para evitar bagunça, uma boa ideia é usar organizadores do mesmo estilo. Por exemplo, penduradores e prateleiras.

Verticalize

Otimize o uso das paredes e ganhe bastante espaço para guardar mantimentos e utensílios, bem como produtos de limpeza e demais objetos. Para isso, nada melhor do que fazer móveis planejados — pelo menos, na área da cozinha.

Na lavanderia, uma alternativa mais em conta é instalar prateleiras sobre a máquina de lavar. Quem gosta de plantas, aliás, pode colocá-las bem aí. Elas vão amar a ventilação e a luz natural vindas da janela.

Padronize

Os eletrodomésticos da cozinha e da lavanderia devem seguir a mesma linguagem. Assim, se o fogão, a geladeira e o micro-ondas forem brancos, a máquina de lavar também deve ser. Se tiverem acabamento em inox, a lavadora também deve ter.

O mesmo vale para o material (granito, por exemplo) usado na bancada da pia e do tanque. E, logicamente, para a marcenaria (armários e prateleiras) dos dois ambientes.

Deixe tudo embutido

Eletrodomésticos embutidos ficam mais bonitos e bem conservados. Além do fogão, da geladeira e do micro-ondas, também vale a pena embutir a máquina de lavar.

Crie uma bancada

Na maioria dos projetos de apartamentos pequenos, há uma parede que divide a sala da lavanderia. Partindo dela, é possível construir uma bancada e deixar a cozinha no formato de corredor. Com duas ou três banquetas, ela se torna um ótimo local para refeições rápidas.

Invista no mesmo tipo de iluminação

O tipo de luminária usado na cozinha deve ter o mesmo estilo, cor e material que o da lavanderia. Além disso, lembre-se de que lâmpadas frias (brancas) causam a impressão de que os espaços são maiores. Por isso, esqueça as amareladas — no máximo, reserve-as para os abajures, nos quartos.

Use a pintura a seu favor

A parede da lavanderia deve ser da mesma cor do teto para aumentar a amplitude. Em imóveis pequenos, o branco é a melhor opção, pois aparenta um pé direito mais elevado. Por isso, reserve as cores para as paredes dos outros cômodos.

Capriche no varal

Esse elemento tão essencial não precisa ser feio. Modelos de embutir na parede, que podem ser recolhidos quando não estiverem em uso, por exemplo, são bem mais elegantes. O importante é que o material e a cor do varal sigam o mesmo estilo do ambiente.

Inspire-se no decorado

Por fim, veja como os arquitetos da construtora ambientaram as unidades decoradas. Sua inspiração pode estar aí!

Contratar especialistas ou colocar as mãos na massa?

Cozinha e lavanderia | Decoração | Blog da Tenda

Antes de tudo, a contratação de mão de obra especializada é importante para a instalação dos revestimentos, das bancadas de pedra e da marcenaria. Mas alguns reparos simples, como pintura e instalação de prateleiras, podem ser feitos pelos próprios moradores.

Porém, não se esqueça de respeitar a lei do silêncio do condomínio, escolhendo o melhor dia e horário para executar as tarefas.

Por fim, planeje-se. Veja o que precisa ser feito e quais serão os gastos envolvidos. Afinal, você não precisa terminar todo o projeto de uma vez. Vá aos poucos e curta cada etapa como uma conquista pessoal! Seguindo as orientações, montar uma cozinha com lavanderia se torna um desafio empolgante. Capriche em cada detalhe e desfrute de bons momentos na área considerada o coração do lar!

Gostou das dicas? Para ver muito mais, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.