Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como você mesmo pode restaurar moveis antigos

Casa e Decoração

20/07/18

Restaurar móveis antigos pode ser uma forma de ter uma decoração bonita e, ao mesmo tempo, barata. Neste texto, ensinamos algumas técnicas incríveis, confira!

Restaurar móveis antigos é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos: afinal, basta um pouco de habilidades manuais, o emprego de técnicas simples e o uso de algumas ferramentas para que as peças se valorizem e voltem a ter utilidade. Com o passar do tempo, é normal que o verniz perca seu brilho, que os estofados se rompam, que os pés fiquem frouxos e os puxadores, simplesmente, desapareçam. A boa notícia é que a maioria das peças pode ser recuperada e, melhor ainda, que não é preciso ser um artesão para dar conta do serviço!
Neste post, aprenda como restaurar móveis antigos de maneira simples e renove a decoração da sua casa sem gastar quase nada!

Em quais casos restaurar móveis antigos vale mesmo a pena?

Financeiramente, restaurar móveis antigos compensa quando eles ainda apresentam uma boa funcionalidade, mas o visual já está marcado pelo tempo.
Ou, em outro caso, quando não combinam com o restante da marcenaria — o que é muito comum quando as pessoas se casam e juntam seus pertences ao se mudarem.
Além disso, ainda do ponto de vista da economia, investir na restauração é muito mais barato do que adquirir peças novas — cuja qualidade, muitas vezes, deixa a desejar, principalmente se comparada à resistência dos objetos fabricados antigamente.
Por outro lado, afetivamente a restauração sempre compensa, pois além de se tratar de uma atividade prazerosa, há peças que trazem recordações especiais para as famílias.

Como conferir seu estilo e manter a harmonia nos ambientes?

Primeiramente, respeite as características do imóvel. Em apartamentos pequenos, móveis grande sempre devem ter tons claros e neutros, para colaborar com a claridade e dar impressão de haver mais espaço nos ambientes.

Já peças menores, assim como almofadas, quadros e outros acessórios, podem ter mais destaque. Com um mix de cores modernas, por exemplo, até mesmo relíquias herdadas de família perdem o estilo retrô e ganham um visual atual!

Quais são as principais técnicas para renovar o mobiliário?

Para fazer uma boa restauração, o essencial é trabalhar em locais arejados, bem iluminados e em dias quentes e de tempo firme, pois o frio e a umidade atrasam a secagem e, com isso, aumentam as chances de sujeiras grudarem nas superfícies.

Confira cinco técnicas para repaginar diferentes tipos de móveis e renovar a decoração do lar:

Antes de começar, prepare as peças

Retire os acessórios e reserve-os ou troque por novos — puxadores, por exemplo, são baratos e fazem toda diferença no visual do móvel.

Lixe até remover as camadas de vernizes, resíduos de tintas, restos de ceras ou vestígios de produtos de limpeza.

Se necessário, faça a imunização contra cupins (no mercado, há produtos específicos, facilmente aplicados com seringas), aproveitando que a madeira está desprotegida.

Repare as partes danificadas com massa corrida para madeira e lixe novamente. Em seguida, limpe com um pano úmido, deixando secar bem. Por fim, aplique um fundo preparador para madeira, se for pintar com tinta, ou um selador, se for envernizá-la.

Dê uma nova camada de verniz

Quando a madeira é natural, como no caso de muitas mesas de jantar, o ideal é preservá-la. Para isso, basta aplicar algumas camadas de verniz incolor — lixando suavemente e limpando com um pano entre as aplicações.

Dilua e espere os tempos de secagem de acordo com as instruções da embalagem. Ao término, aguarde o período indicado pelo fabricante antes de apoiar objetos, como copos ou recipientes quentes, para não marcar.

Pinte com tinta própria para móveis

O látex PVA é uma das tintas mais utilizadas, graças à praticidade na sua aplicação e limpeza. A pintura pode ser feita com rolos ou pincéis, de acordo com o tamanho do móvel. Para remover respingos, tenha um pano úmido sempre à mão.

O material é ideal para peças pequenas e posicionadas em ambientes secos (protegidas dos raios solares e da umidade), como espelhos decorando o hall de entrada ou a parede da sala de jantar, prateleiras no corredor ou criados-mudos no quarto.

Faça o envelopamento com adesivo

A aplicação da película autoadesiva de PVC é bastante simples, assim como sua manutenção, feita somente com um pano úmido. E não precisa ter receio de errar: se o material ficar mal colocado, é possível descolar e reposicioná-lo.

O envelopamento é indicado tanto para o embelezamento quanto para a proteção do móvel, por isso é uma ótima solução para racks que comportam diversos eletrodomésticos, além de copos com refrescos, recipientes com petiscos etc.

O mesmo vale para os móveis dos quartos das crianças, nos quais os adesivos podem trazer motivos infantis ou cores bem alegres.

Aposte na boa e velha pátina

Para destacar o estilo vintage de cômodas, por exemplo, a pátina é ideal. Antes de começar, aplique um fundo nivelador. Espere secar e pinte com camadas em tons distintos, como branco com bege, branco com marrom ou bege com azul-marinho.

Use uma trincha para passar a tinta (três demãos são suficientes) e prefira esmaltes base água acetinados, que proporcionam um ótimo acabamento.

Em seguida, lixe para dar o efeito desgastado. Por último, aplique uma cera (incolor ou escura, como preferir) e retire o excesso com um pano limpo e seco.

Como decorar a casa sem comprometer o orçamento doméstico?

Antes de gastar em lojas de móveis e decoração, avalie se não vale mais a pena investir na restauração. Além de as atividades manuais serem uma verdadeira terapia, seu bolso também agradece!

E tem mais: quem sabe você não descobre uma nova vocação e passa a complementar a renda restaurando objetos para vizinhos, colegas de trabalho e companhia?

Agora que você já conhece as principais técnicas para restaurar móveis antigos, prepare-se para colocar as mãos na massa. Reúna os materiais de que necessita e encare aquela peça que está implorando por uma repaginada! Não tenha pressa e curta cada etapa do seu trabalho: o resultado, certamente, será recompensador.

Por fim, se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.