Como usar rede em apartamento pequeno?
Casa e Decoração

13/08/19
Tem coisa mais gostosa do que curtir a preguiça na rede? Ainda bem que esse prazer não se restringe aos destinos de férias. Com alguns cuidados, é possível trazer o acessório para dentro de casa, como parte da decoração. O melhor é que, para usar a peça em apartamento, não é preciso ter varanda, pois ela se adapta muito bem a cômodos internos e com metragens reduzidas. Além disso, serve como cama extra, sendo útil para o pernoite de familiares ou amigos.
Neste artigo, veja algumas maneiras de adaptar uma rede em apartamento pequeno, pendurando-a na sala ou no quarto. Siga as dicas e deixe o seu imóvel como se fosse decorado por um profissional, mas gastando pouco!
Como instalar rede em apartamento pequeno?
Em um apartamento pequeno, os móveis precisam ser compactos. O mesmo vale para a rede. Por isso, escolha um modelo com cerca de 3 metros de comprimento. Sua instalação pode ser feita tanto em cômodos sociais (sala) como íntimos (quartos). Veja, a seguir, algumas ideias!
No quarto de casal
A rede é indicada para quartos em que, pelos menos, duas paredes estejam sem guarda-roupa. É bacana posicioná-la paralela à cama (em paredes opostas), bem ao lado da janela.
Caso decida colocá-la em um canto (paredes em L), a instalação dos ganchos pode ser um pouco mais alta, de modo que a distância entre as pontas fique reduzida. Isso ajuda a economizar espaço.

A rede no quarto de casal proporciona mais aconchego no ambiente.
Mas atenção: descontração não é sinônimo de bagunça. Para preservar a ordem no dormitório, ao se levantar não arrume apenas a cama, mas também a rede. Tire roupas e outros objetos que, porventura, possam estar em cima dela e recolha-a em uma das paredes. Manter a arrumação é ideal para o bem-estar da família.
No quarto das crianças
Em relação à disposição da peça, valem as mesmas dicas dadas para o quarto de casal. Além do modelo tradicional (com dois suportes), é possível instalar uma rede tipo balanço (fixa em um único ponto, no teto).

A rede no quarto das crianças é mais uma opção de descanso e diversão para os pequenos.
Esse modelo fica como uma cadeira pendente. Assim, permite que a criança fique sentada, sendo ideal para quem gosta de jogar videogame, assistir séries etc.
Na sala
Na sala, graças à ausência de armários embutidos, é mais fácil colocar a rede. Ela costuma ficar em paredes opostas, reta ou ligeiramente na diagonal.
O ponto mais bacana é próximo à janela. Tome cuidado, apenas, para que ela não cubra a entrada de luz. A rede deve emoldurar a guarnição.
Para aumentar o aconchego, experimente posicionar um tapete peludo na área da rede. Confortável, ele serve para acomodar pessoas sentadas no chão. Crianças, particularmente, adoram!

Ter uma rede na sala de estar proporciona mais conforto ao espaço.
Outra possibilidade é combiná-la com um sofá de palete, bem baixo. Assim, quem estiver na rede consegue conversar com o olhar na mesma altura de quem estiver no sofá.
Também é possível instalar a rede no meio da sala. Nesse caso, quando aberta, a peça serve para “delimitar” os espaços de estar e jantar.
Como combinar a rede com o restante da decoração?
A rede não fica bem apenas em decorações praianas. Ela pode ser usada, sem receio, em apartamentos modernos, clean, entre outros estilos. O importante é integrá-la com harmonia ao cômodo.
Se a peça ficar no quarto, seu tecido deve “conversar” com o da roupa de cama. Opte por tons complementares, preferencialmente pertencentes à mesma paleta.
Caso você não abra mão de estampas, use em uma única peça: na rede, no cobre-leito ou nos travesseiros. Isso porque, ainda que o mix de padrões seja muito bacana, em quartos pequenos existe o risco de deixá-los, visualmente, menores.
Se a rede ficar na sala, observe a tonalidade do móvel de maior porte (geralmente, o sofá) e escolha um tom próximo para ela. Em ambientes pequenos, os pontos de cor devem se limitar a objetos menores, como almofadas, porta-retratos, vasos etc.
Uma vez resolvida a questão das cores, deixe a decoração ainda mais interessante. Já que as redes remetem à vida no litoral ou no interior, disponha um ou mais vasos com plantas ao seu redor ou pelo cômodo no qual está inserida.
Espalhe a natureza e sinta a diferença na qualidade de vida da família! Lembre-se, apenas, de escolher espécies que se adaptem bem a ambientes internos.
Como acertar no posicionamento dos ganchos?
Para não incomodar os vizinhos com o ranger dos ganchos e ficar com fama de barulhento, evite colocá-los em paredes compartilhadas. A altura da instalação varia: em média, eles ficam entre 1,70 m e 1,90 m.
O importante é que a rede fique curvada, não esticada. Considere também o porte físico dos moradores — quanto mais pesados, mais altos os ganchos devem ficar.
Para acertar no posicionamento da rede, verifique se ela não vai atrapalhar a passagem das pessoas. Além disso, repare se não vai ficar na frente da TV.
Como aproveitar o acessório no dia a dia?
Ter uma rede em casa proporciona inúmeras vantagens. A facilidade para pendurar e tirar é uma delas. E, quando sujar, basta lavar.
Além disso, a peça é usada por toda a família, tanto por adultos quanto por crianças. Ela ajuda, inclusive, no convívio, pois enquanto os pais estão na cama ou no sofá, o filho pode ficar se balançando na rede.

Aproveite a rede em seu apartamento para relaxar e ler um bom livro.
A rede também serve de “cama” extra, ideal para acomodar um amigo ou familiar. Quem nunca esqueceu da hora e perdeu o último ônibus? Ou acabou bebendo no jantar e não pôde dirigir? O segredo, para não acordar com dor nas costas, é dormir com o corpo em diagonal.
Confira algumas ideias para aproveitar o acessório no dia a dia:
- simplesmente relaxar depois do trabalho;
- ler um livro, revista ou gibi;
- ficar jogando no celular;
- assistir TV;
- meditar.
Por fim, as dicas citadas neste artigo são bem simples, mas fazem toda a diferença para que o acessório seja, realmente, integrado ao décor, fazendo parte do dia a dia dos moradores. Ter uma rede em apartamento pequeno é a prova de que, com alguns cuidados em relação à decoração, é possível aproveitar esse objeto — tão funcional —, sem atrapalhar as passagens nem comprometer a estética.
Para conferir outras dicas, especialmente pensadas para apartamentos pequenos, curta a nossa página no Facebook!