Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

O INVERNO CHEGOU: CONFIRA 6 DICAS PARA ORGANIZAR SEU GUARDA-ROUPA PARA A NOVA ESTAÇÃO

Casa e Decoração

18/06/21

A chegada do inverno e a busca rápida pelas roupas quentes é uma ótima oportunidade para reorganizar o guarda-roupa. Aproveite para conferir nossas dicas de como manter tudo organizado e se prepare para a época mais fria do ano!

Quando começa o inverno?

Quando começa o inverno | Dicas para organizar o guarda-roupa | Decoração | Blog da Tenda

O inverno tem início no dia 21 de junho e termina em 22 de setembro. Essa é a estação das temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.

Além de tentar encontrar maneiras de se aquecer, que tal aproveitar o início do inverno para dar uma atenção maior às suas roupas?

Por que organizar o guarda-roupa?

Por que organizar o guarda-roupa | Decoração | Blog da Tenda

Quem nunca perdeu minutos preciosos procurando alguma peça de roupa, calçado ou acessório? Isso acontece com frequência na rotina de muitas pessoas, mas a boa notícia é que existe solução: aprender a organizar o armário da melhor maneira.

Práticas simples e alguns cuidados na disposição das coisas fazem grande diferença, principalmente quando aplicados em quartos pequenos. O objetivo é fazer com que os pertences permaneçam no devido lugar por mais tempo e possam ser encontrados rapidamente.

Que tal começar essa transformação? Veja como você pode melhorar a organização do seu guarda-roupa!

Desapegue do que não usa

Se você ainda não fez esse exercício, chegou o momento ideal. Itens sem utilidade ou pouco aproveitados podem ocupar muito espaço dentro do armário. Já parou para pensar na quantidade de peças que foram esquecidas lá dentro?

A ocasião é perfeita, inclusive, para dar uma renovada no seu guarda-roupa. Para facilitar a identificação das coisas que não usa mais, esvazie o móvel. Reserve um tempo para higienizar cada cantinho e, depois, reposicionar seus pertences.

Pegue os itens, um a um, e questione se realmente são importantes para você. O restante deve ser destinado à doação ou descarte.

Divida as coisas em categorias

Agrupar tudo em conjuntos que têm alguma relação pode facilitar bastante a sua rotina. Se você ainda está descobrindo como organizar o guarda-roupa, inclua essa tática entre as prioridades.

O tipo de categoria pode variar, de acordo com características consideradas importantes. Por exemplo, dá para dividir as roupas conforme a ocasião em que são usadas ou com base nas suas cores.

Assim, sempre que precisar de uma peça específica, saberá onde procurá-la. As categorias devem estar bem destacadas para que você consiga visualizar cada grupo de peças. Desse modo, você conseguirá selecionar apenas as opções de seu interesse.

Crie novos compartimentos

Nem todo guarda-roupa consegue abrigar muitas peças. Alguns modelos vêm com divisões limitadas e são pouco funcionais. Não é à toa que os móveis planejados ganharam espaço no mercado, pois permitem que a disposição interna seja adaptada às necessidades de cada um.

Dessa forma, se o problema é falta de compartimentos, customize alguns com a ajuda de acessórios. Caixas organizadoras, potes de plástico e divisores de gaveta podem virar espaços para calçados e peças íntimas, por exemplo.

Outra possibilidade é fixar ganchos em alguns pontos do guarda-roupa, do lado interno ou externo. Já existem versões feitas com adesivo, que não danificam o acabamento do móvel. Com eles instalados, você consegue pendurar cintos, bolsas, colares e qualquer outro item que possa ficar suspenso.

Invista em cabides

É difícil encontrar qualquer coisa que esteja “escondida” entre tantas roupas. Você, como muita gente, já deve até ter esquecido alguma peça pelo fato de não vê-la todos os dias. Isso acontece quando o número de suportes é menor que o total de coisas a guardar.

Por isso, uma parte que demanda atenção nessas horas é o cabideiro. Será que a quantidade de cabides é suficiente para todos os seus itens? Faça o teste de conferir quantas unidades cada um deles suporta. O ideal é que cada cabide abrigue uma ou duas peças.

Sem dúvida, essa é uma das melhores dicas de como organizar guarda-roupa. Vale a pena investir em vários cabides individuais para agilizar a identificação das roupas. A prática também ajuda a otimizar espaço, já que muita coisa sairá das gavetas.

Separe por frequência de uso

Toda pessoa tem seu estilo e, portanto, preferência por determinadas combinações de peças. Essa escolha faz com que alguns calçados, roupas e acessórios saiam do armário com mais frequência.

O truque é manter as principais peças em locais de fácil acesso. As partes baixas do móvel, que ficam próximas das mãos, são ideias. Evite colocar coisas importantes em compartimentos altos, pois isso só prejudicará sua rotina.

Nessa etapa, lembre-se de que os itens usados com frequência também devem passar por uma análise de vez em quando. Se perceber que algum exemplar tem passado mais tempo que o normal dentro do móvel, compensa doá-lo ou anunciá-lo em um brechó online para ganhar um dinheiro extra.

Reordene tudo a cada estação

Ninguém quer quebrar a cabeça escolhendo peças para compor um look, certo? Com toda a certeza, a praticidade deve ser buscada em qualquer ocasião, independentemente da estação do ano. Então, considere as mudanças climáticas na hora de arrumar seu guarda-roupa.

Sabemos que muitas regiões do Brasil não apresentam tantas variações de temperatura. Ainda assim, temos o costume de adequar o tipo de roupa e de calçado a cada época do ano. Mesmo que não haja variação no tecido, por exemplo, as pessoas podem adequar as cores e estampas à estação da vez.

Uma boa tática, então, é mudar os arranjos ao menos duas vezes: no início do verão e na chegada do inverno. Quando for mais quente, mantenha peças leves e frescas em áreas de fácil acesso. No momento em que as temperaturas caírem, faça o inverso e coloque os casacos na parte de baixo.

Gostou das sugestões para deixar tudo em ordem e ter um quarto mais funcional? Agora que você sabe como organizar o guarda-roupa, pode repassar as dicas para amigos e familiares. Assim, cada um terá o prazer de ver as coisas sempre arrumadas, no local em que devem estar.

Quer continuar acompanhando as nossas publicações por outros canais? Aproveite e siga os perfis nas redes: Facebook, Instagram e YouTube!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.