Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

9 DICAS DE COMO DIVIDIR AMBIENTES DE FORMA BARATA E SIMPLES

Casa e Decoração

03/01/24

Em ambientes cada vez mais integrados, existem aquelas pessoas que ainda gostam de ter cada área muito bem delimitada e dividida, especialmente quando o assunto é organização. E se você é parte desse público e quer saber como dividir ambientes de forma barata, mas também não deseja realizar uma obra pesada, está no lugar certo. Já podemos inclusive te fazer uma revelação: o segredo pode estar na escolha de boas divisórias.

Pinturas, móveis, tapetes, tudo pode se tornar um belo delimitador, adicionando ainda mais charme, encanto e muita personalidade ao seu lar. Assim, com as dicas certas e um pouco de criatividade, você vai arrasar nessa divisão.

Ah, e não se preocupe, pois há várias maneiras de separar ambientes sem gastar muito, e há escolhas baratas que você consegue encontrar até mesmo no mercado. Então, reunimos ideias especiais nesse sentido para você.

Como dividir ambientes gastando pouco?

Como dividir ambientes gastando pouco? | Foto de um casal feliz sentados na sala enquanto usam o notebook | Casa e Decoração | Blog da Tenda

A arquitetura moderna abraçou definitivamente o conceito de espaço aberto. Isso significa que os ambientes de casas e apartamentos estão cada vez mais integrados entre si, especialmente a sala e a cozinha. Muitas vezes, estamos diante de situações em que precisamos dividir ambientes em nosso lar ou escritório, mas não necessariamente temos um orçamento específico para uma grande reforma.

Essa necessidade em dividir ambientes vai além da estética: trata-se de otimizar o espaço disponível, criando áreas funcionais e versáteis, como também muitas vezes mais agradáveis. Ao dividir, por exemplo, a sala de estar do espaço de trabalho ou a cozinha da sala de jantar, você não apenas organiza melhor o ambiente, mas também proporciona uma sensação de amplitude.

Essa divisão pode, sim, ser alcançada com um orçamento baixo, utilizando alternativas inteligentes e econômicas, que vão desde móveis versáteis até elementos decorativos estrategicamente posicionados. Essas soluções não só se mostram acessíveis financeiramente, mas também são práticas, podendo ser adaptadas e modificadas conforme o necessário.

Agora é a hora de explorar detalhadamente todas as opções e alternativas disponíveis para conseguir fazer a escolha certa. Então, embarque com a gente nessa leitura, aqui você vai encontrar a opção perfeita e que supra a sua necessidade.

Quais são as vantagens de dividir ambientes?

Quais são as vantagens? | Foto de uma sala de jantar em tons neutros | Casa e Decoração | Blog da Tenda

A decisão de dividir ambientes em uma casa ou apartamento traz uma série de benefícios tanto para o espaço quanto para a convivência. Primeiramente, permite uma melhor organização, possibilitando a criação de áreas específicas e delimitadas para diferentes atividades, como estudo, trabalho, descanso e lazer. Isso não só melhora a funcionalidade do espaço, mas também contribui para uma sensação de ordem, conforto e amplitude do lugar.

Além disso, essa divisão pode influenciar também na percepção do recinto, tornando-o visualmente maior e mais arejado. Ainda mais, a delimitação clara entre áreas distintas evita a sensação de confinamento e promove uma atmosfera mais acolhedora e agradável. Outra vantagem é a flexibilidade oferecida pela divisão temporária, permitindo ajustes conforme as necessidades e mudanças na dinâmica do ambiente.

Cada pessoa gosta de deixar o seu cantinho do seu jeito e, pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar cada estilo. Dos móveis às pinturas, tudo pode ser feito quando o assunto é deixar o lar a nossa cara.

Antes de tudo: conheça alguns tipos de divisória

Antes de tudo: conheça alguns tipos de divisória | Foto de uma mulher sentada no sofá com um cachorro, enquanto usa o celular | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Divisória de madeira

As divisórias de madeira são uma opção popular para separar ambientes de forma prática, e ainda proporcionando uma estética agradável.

Pode variar desde painéis fixos até estruturas mais elaboradas, oferecendo uma sensação de privacidade sem comprometer a luminosidade do espaço. A vantagem da madeira está na sua versatilidade: é possível pintá-la ou decorá-la de acordo com o estilo desejado, adicionando um toque personalizado ao ambiente.

Ela pode ser presa ao teto ou chão, como também pode ser móvel, possibilitando ainda mais escolhas para você. Versatilidade é tudo, não é mesmo?

Divisória de vidro

A utilização de divisórias de vidro é uma alternativa moderna e sofisticada para delimitar espaços sem comprometer a luminosidade ou a sensação de amplitude.

O vidro transparente permite a passagem da luz, mantendo os ambientes conectados visualmente, mas, ainda assim, com uma certa divisão. Essa opção é especialmente vantajosa para apartamentos menores, pois cria uma sensação de continuidade entre os espaços, tornando-os mais amplos e iluminados.

O investimento nessa escolha pode ser um pouco maior, mas o resultado surpreende, viu?!

Divisória de drywall

O drywall já é utilizado como divisória em espaços há muito tempo, e se destaca como uma escolha versátil para dividir ambientes sem a necessidade de estruturas robustas.

Ele é uma opção mais econômica em comparação a obras de alvenaria, além de ser mais leve e de fácil instalação. As placas de drywall são facilmente moldadas para se adaptar a diferentes necessidades de design e podem ser revestidas com pintura, papel de parede ou texturas variadas.

Além disso, pode ser retirado facilmente caso você queira fazer uma nova mudança nos ambientes.

Divisória de MDF

O MDF (Medium-Density Fiberboard) traz uma solução mais acessível para a criação de divisórias duráveis e visualmente atraentes. É um material versátil que pode ser cortado e moldado conforme desejado, permitindo a criação de divisórias personalizadas e estilizadas.

Com diversas opções de acabamento, o MDF pode se integrar facilmente à decoração existente, agregando estilo e funcionalidade à separação de ambientes, além de se adequar a diferentes estilos.

9 dicas de como dividir ambientes de forma barata

9 dicas de como dividir ambientes de forma barata | Foto de um casal pintando uma parede de azul | Casa e Decoração | Blog da Tenda

1. Como dividir ambientes de forma barata: utilize móveis multifuncionais para delimitar o espaço

Móveis multifuncionais são aliados incríveis na divisão de ambientes. Sofás-camas, estantes vazadas e mesas são exemplos versáteis que não só cumprem sua função principal, mas também podem atuar como divisórias funcionais, separando visualmente diferentes áreas do apartamento.

Outra boa escolha é usar um aparador ou buffet para criar uma delimitação entre o espaço da sala de estar e da cozinha, além de acrescentar um charme extra aos ambientes.

2. Como dividir ambientes de forma barata: delimite o espaço com painéis

Os painéis também estão em alta na decoração de diferentes lares e estão disponíveis em diferentes materiais, como madeira, tecido ou metal, podendo ser estrategicamente posicionados para criar divisões entre cômodos, acrescentando charme e autenticidade ao ambiente.

Eles podem ser fixados ao teto ou ao chão e oferecem uma separação sutil e elegante, sem comprometer a luminosidade ou a sensação de amplitude.

3. Como dividir ambientes de forma barata: pinturas diferentes

A pintura das paredes é uma maneira econômica e eficaz de dividir ambientes.

Portanto, utilizar cores diferentes para cada área cria uma distinção visual clara, marcando limites entre os espaços. Técnicas como meia parede, listras ou formas geométricas podem ser exploradas para adicionar personalidade à separação.

Além disso, utilizar revestimentos nas paredes também pode ser uma ótima escolha, especialmente nas áreas molhadas, como a cozinha e a lavanderia.

4. Como dividir ambientes de forma barata: use tapetes

Os tapetes são excelentes delimitadores visuais, definindo áreas específicas dentro de um ambiente integrado. Além de adicionar textura e conforto, escolher tapetes de tamanhos diferentes para áreas distintas ajuda a criar uma sensação de divisão.

Vale escolher um tapete redondo para a sala, por exemplo, e um retangular para a sala de jantar, para delimitar os espaços e garantir ainda mais aconchego em cada cantinho do seu lar.

5. Como dividir ambientes de forma barata: utilize estantes e prateleiras abertas

As estantes e prateleiras vêm conquistando lugar nos lares brasileiros, pois oferecem recursos práticos para dividir ambientes. Elas podem servir como uma parede vazada, permitindo a passagem de luz e mantendo a sensação de amplitude, ao mesmo tempo em que oferecem espaço de armazenamento e decoração.

Hoje, no mercado, existem diversas opções prontas para a sua escolha, como estantes com nicho, vazadas ou inteiriças. Além disso, também há a possibilidade de fazer um móvel sob medida, feito especialmente para as particularidades do seu espaço.

6. Como dividir ambientes de forma barata: faça uso de biombos

O biombo não apenas atua como uma prática divisória de ambientes, mas também pode se tornar um elemento decorativo excepcional. Há uma variedade de opções disponíveis, incluindo aquelas com desenhos intrincados, estampas vibrantes e até mesmo biombos confeccionados com materiais como vidro ou metal.

Após a escolha do biombo ideal, a disposição dele é crucial. Isso varia com base no espaço disponível e no efeito desejado. Assim, se a intenção for criar uma área mais acolhedora para leitura ou descanso, posicionar o biombo em um canto pode ser uma escolha acertada.

Por outro lado, se a finalidade for dividir um quarto em duas seções distintas, colocar o biombo no centro do ambiente pode ser mais apropriado.

7. Como dividir ambientes de forma barata: use o sofá para delimitar a sala

Posicionar o sofá estrategicamente pode ser uma forma eficaz de dividir a sala de estar de outras áreas. Colocá-lo de maneira a separar visualmente a sala de jantar ou o espaço de trabalho pode criar uma divisão natural e funcional, além de adicionar um charme extra aos ambientes.

Não importa o modelo do sofá, ele pode servir como uma excelente separação de espaços e trazer mais conforto.

8. Como dividir ambientes de forma barata: pisos diferentes

A escolha de pisos diferentes para áreas distintas também é uma estratégia eficiente na delimitação de espaços. Tapetes, carpetes ou mesmo mudanças sutis nos tipos de piso podem criar fronteiras visuais entre os cômodos.

Essa escolha pode demandar um pouco de obra, mas com pequenos detalhes você pode fazer toda a diferença.

9. Como dividir ambientes de forma barata: use plantas

Além de proporcionar frescor e vida ao ambiente, as plantas podem ser utilizadas para separar áreas. Grandes vasos ou prateleiras com plantas ajudam na criação de barreiras visuais sutis entre os espaços.

E cá entre nós, ainda trazem um charme a mais a cada um dos cantinhos do nosso lar, não é mesmo?

Por que dividir ambientes?

Por que dividir ambientes? | Foto do planejamento de uma reforma, com amostras de cores e tecidos | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Dividir ambientes em apartamentos pequenos pode ser um desafio estimulante, que faz a nossa criatividade fluir com mais facilidade, e pode, sim, ser uma tarefa acessível. Aqui, apresentamos apenas algumas das mais diversas maneiras inteligentes e econômicas de delimitar espaços sem a necessidade de grandes investimentos ou reformas estruturais. Desde o uso criativo de móveis multifuncionais até a escolha estratégica de elementos decorativos, como plantas e tapetes, existem diversas alternativas viáveis para criar divisões funcionais e estilosas em seu lar.

Ao dividir ambientes, não apenas otimizamos o espaço disponível, mas também promovemos mais organização, conforto e sensação de amplitude. A flexibilidade oferecida por essas soluções permite ajustes conforme as necessidades e mudanças na dinâmica do ambiente, tornando-as opções práticas e versáteis para diferentes estilos de vida.

Lembre-se, a chave para uma divisão eficiente está na criatividade e na adaptabilidade. Mesmo sem grandes recursos, é possível criar espaços inteligentes e funcionais que atendam às suas necessidades e agreguem valor estético ao seu cantinho.

Pronto para colocar a mão na massa e trazer novos ares para o seu lar? Então é hora de escolher a sua dica ideal, colocar em prática e criar novos espaços. Já compartilha essa dica com a família ou amigos, e aproveite para acessar o nosso blog e conferir outros conteúdos que preparamos para você.

Sobre a Tenda

A  Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.