Por que morar com parentes pode ser uma experiência difícil?

Para Você

É inevitável que exista algum impacto no relacionamento quando se mora sob o mesmo teto com outros familiares. Esse é o seu caso? Fique por dentro dos principais benefícios de adquirir e se mudar para o seu próprio imóvel.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Muitas pessoas não têm meios suficientes para se sustentar por conta própria. Para diminuir gastos e evitar despesas, a opção, muitas vezes, é morar com parentes. Outro fator que leva a essa escolha é a imaturidade e a insegurança de ter que levar a vida sozinho. Mas dividir a moradia nem sempre é a melhor alternativa, pois ela gera uma série de consequências que precisam ser consideradas.

Além disso, conquistar o imóvel próprio é uma grande realização pessoal. Até quando vale a pena adiá-la, se existem alguns caminhos que podem facilitar sua efetivação? Em alguns casos, o que falta é um leve empurrão para não ficar mais acomodado, criar coragem para mudar totalmente de vida e deixar todos os incômodos que uma convivência muito intensa pode causar.

Se você não sabe por onde começar essa transformação ou não consegue ver vantagens em deixar de viver com os seus familiares, é hora de ler este artigo. Com certeza, a sua visão mudará e novos planos começarão a ser escritos para que você tenha uma rotina ainda melhor!

Por que não morar com parentes?

Estar rodeado por familiares e parentes dos quais gostamos é sempre muito bom. Na maioria das vezes, esse encontro resulta em diversão, boas conversas e momentos agradáveis. Mas morar com eles pode gerar resultados não muito positivos.

Veja, a seguir, alguns motivos para considerar ter seu próprio espaço.

Desgaste do relacionamento

Irmãs cozinhando juntas | Morar com parentes | Para Você | Blog da Tenda

Morar com parentes significa ter que vê-los e conversar com eles todos os dias. Inclusive naqueles mais difíceis, em que um dos lados quer apenas sentar, descansar e curtir o sofá e a televisão, sem troca de ideias. A outra parte, diante disso, talvez fique ofendida e chateada.

Nesse contexto sem entendimento mútuo, inicia-se um cenário de desgaste, mau humor e preguiça. O próximo estágio é o da discussão. Para evitar tudo isso, a melhor alternativa é mesmo investir em um imóvel próprio.

Falta de privacidade

Sem dúvidas, esse é um dos maiores motivos para decidir não morar com parentes. Casais e até mesmo pessoas solteiras precisam lidar com a falta de privacidade comum a essa situação.

Ainda que haja muito respeito e uma boa convivência, é natural que certos hábitos e comportamentos sejam omitidos para evitar discussões e questionamentos. Simples conversas são evitadas e os momentos a sós diminuem.

Brigas por motivos bobos

Por vezes, questões bobas viram grandes desentendimentos. Seja por um objeto que ficou fora do lugar ou por uma atitude inesperada, o clima pode ficar pesado e se tornar um enorme incômodo por muito tempo.

A partir disso, o espaço se abre para implicâncias, e uma tentativa de resolução saudável pode se transformar em briga. Já pensou ter que deixar de falar com pessoas da sua família a troco de nada? Não vale mesmo a pena passar por algo assim.

Quais são os principais benefícios de adquirir o próprio imóvel?

A solução para esses tipos de conflitos é a aquisição do próprio imóvel. Ter seu lugar do seu jeito, para fazer o que quiser, deve ser prioridade entre adultos — vale para solteiros e casais. Os benefícios, além de serem muitos, afetam todos os envolvidos.

Melhora o relacionamento

Morar com parentes pode ser uma medida paliativa, mas não há dúvidas de que o relacionamento fica ruim. Estar em casas separadas permite que esse quesito melhore consideravelmente.

Ligar, fazer uma visita e passar um dia juntos serão programas muito mais leves e repletos de novidades para contar. Cada um estará levando a rotina de seu jeito, sem impasses que geram atritos na convivência.

Favorece a construção da família

Adultos que têm seu próprio lar se sentem muito mais à vontade para iniciar a construção da família. Sem palpites indesejados, fica mais fácil planejar o casamento, a chegada de um bebê, a reforma de um cômodo ou a adoção de um animal de estimação.

Da mesma forma, os pais terão mais autonomia na criação dos filhos. Sem contar que os dias nas casas dos avós ou tios serão sempre motivo de alegria e fonte de boas lembranças.

Torna mais simples e fácil receber os amigos

Por vezes, morar com parentes restringe muitas coisas que uma pessoa gosta de fazer. Uma delas é receber amigos para um jantar ou festa. A percepção de que aquele espaço não é só seu intimida a organização de eventos como esse, ainda que haja permissão para que eles sejam realizados.

Em seu imóvel próprio, bastará definir uma data e a reunião acontecerá com total tranquilidade. Para completar, você pode dedicar uma área da casa exclusivamente para essas ocasiões. Assim, haverá um espaço mais confortável e bem equipado para passar um fim de semana com os amigos.

Garante liberdade para tomar as próprias decisões

Querendo ou não, morar com parentes significa compartilhar decisões, mesmo as mais particulares. Algumas delas podem estar relacionadas ao seu estilo de vida. É preciso, então, ter cuidado nas escolhas e até abrir mão de algumas delas.

Em um imóvel próprio, principalmente se morar sozinho, você terá liberdade para decidir o que é melhor para você, já que será o único prejudicado ou beneficiado pela decisão.

Como ter seu próprio imóvel?

Avó, mãe e filha dividem espaço na cozinha | Morar com parentes | Para Você | Blog da Tenda

Ter um imóvel próprio pode parecer difícil a princípio. Porém, poder contar com uma construtora confiável e repleta de facilidades ajuda a transformar esse sonho em realidade.

Referência no mercado imobiliário, a Construtora Tenda oferece opções que cabem no seu bolso e permitem que você execute outros planos ao mesmo tempo em que adquire um imóvel.

A equipe de vendas é altamente qualificada, para que você receba todo suporte desde o processo de construção até a entrega do imóvel. E tudo isso em tempo recorde! A credibilidade é garantida e você consegue negociar cada etapa de acordo com as suas necessidades.

Viu só? Não precisa mais pensar em morar com parentes. Você merece seu espaço e a Tenda está aqui para ajudar. Ficou interessado? Então, entre em contato agora mesmo para conhecer nossos empreendimentos e encontrar aquele que poderá se transformar no seu lar!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.