DIA DAS BRUXAS: COMO FAZER UMA FESTA À FANTASIA NO SEU CONDOMÍNIO OU APARTAMENTO

Para Você

O Dia das Bruxas, conhecido como Halloween, é um feriado celebrado em 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos. Todavia, a cada ano que passa, a data comemorativa, tem se tornado popular aqui no Brasil e em outros lugares do mundo.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Entretanto, a origem da festa popular não tem muito a ver com o que se é comemora atualmente. Neste artigo, você vai descobrir como surgiu o Halloween e dicas de como fazer uma festa de Dia das Bruxas na sua casa, no seu apartamento ou no condomínio onde mora.

Origem do Halloween

A princípio, o Halloween não teve sua origem nos Estados Unidos, mas sim no Reino Unido. Contudo, o nome da festa deriva da expressão “All Hallow’s Eve”, que quer dizer “Véspera de Todos os Santos”.

A festa celta Samhain deu origem ao Halloween | Blog da Tenda

Porém, de acordo com alguns historiadores do século XVIII, a origem do Halloween se deu num festival celta chamado Samhain, que celebrava o “fim do verão”. Segundo os especialistas, o Samhain também era uma homenagem ao “Rei dos mortos” e durava três dias, começando em 31 de outubro. Além disso, uma das maiores marcas dessa festa pagã eram as fogueiras, que celebravam a abundância da colheita.

Todavia, na tentativa de “cristianizar” o Samhain, por volta do século VIII, os papas Gregório III e Gregório IV mudaram a data do Dia de Todos os Santos, que era 13 de maio (data do festival romano dos mortos), para 1º de novembro. Independentemente como se deram os fatos, essa foi a forma que as tradições pagã se misturaram às celebrações cristãs.

Halloween no Brasil

O Halloween no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas, e a festa foi incorporada no calendário de datas comemorativas em meados do século XX. Além disso, a comemoração popularizou-se nas últimas décadas devido a internet.

O Halloween no Brasil se tornou muito popular | Blog da Tenda

Todavia, aqui no Brasil, o dia das Bruxas é celebrado no mesmo dia do Saci. Entretanto, a iniciativa foi realizada por um projeto de lei que defende o resgate das figuras do folclore brasileiro. Além disso, o Dia das Bruxas brasileiro é marcado pelas festas à fantasia, decorações nos estabelecimentos comerciais, empresas, escolas e festas em casa.

Símbolos do Halloween

Acima de tudo, os símbolos do Halloween são icônicos e já estão na memória das milhares de pessoas. Do mesmo modo, muitos desses elementos existem desde o início da tradição e outros foram agregados com o tempo. Então, confira os símbolos do Dia das Bruxas e o significado de cada um.

As cores laranja e preto: o festival do Samhain era comemorado no início do outono, quando as folhas secas das árvores ficavam laranjas e os dias mais escuros. E é por isso que as cores laranja e preto são muito utilizadas na festa.

Lanterna de abóbora: a tradição das abóboras no Halloween é baseada no conto celta Jack o’lantern, a história de um rapaz que foi proibido de entrar no céu e no inferno, mas, vaga eternamente com sua lanterna em busca de descanso. Em particular, os celtas entalhavam nabos e colocavam velas dentro do vegetal para afastar os espíritos. Porém, o costume de entalhar as abóboras nasceu nos Estados Unidos.

Fantasias e máscaras: de acordo com a tradição celta, no dia do Samhaim, as máscaras e fantasias ajudavam a enganar e afastar os espíritos. Assim, eles não reconheceriam os humanos e continuavam vagando pelo mundo sem incomodar ninguém.

Máscaras e fantasias para Halloween com temas mais sombrios | Blog da Tenda

Desse modo, foi assim que nasceu a forte tradição do uso das fantasias, que normalmente conta com uma temática mais sombria como bruxas, fantasmas, etc. Porém, no Brasil e em países que não seguem a tradição do Halloween à risca, as festas costumam ter todo tipo de fantasia.

Esqueletos e fantasmas: na tradição celta, os mortos assumiam outras formas com a de esqueletos e fantasmas.

Morcegos: por conta das fogueiras que eram feitas nos festivais de Samhaim, o fogo sempre acabava atraindo alguns morcegos.

Gostosuras e travessuras: nos anos 50, a tradição do “trick or treat” (gostosuras ou travessuras) teve origem na Grã-Bretanha, porém muito popularizada nos Estados Unidos. Sobretudo, o costume é quando as crianças fantasiadas batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras”? Depois disso, a pessoa pode dar doces ou dinheiro, ou as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

Como fazer uma festa de Dia das Bruxas?

O Halloween tem se tornado popular a cada ano que passa e a celebração pode ser muito divertida. Então, para quem curte ter os amigos em casa e quer entrar no clima de gostosuras ou travessuras, separamos algumas dicas de como fazer a festa do Dia das Bruxas sem gastar muito.

Faça uma festa de Halloween em casa | Blog da Tenda

Festa de Dia das Bruxas no condomínio

Antes de mais nada, se você mora em apartamento e deseja organizar uma festa de Dia das Bruxas no condomínio, é preciso organização e planejar tudo com antecedência. Nesse sentido,  confira o passo a passo para fazer uma celebração de Halloween incrível no seu prédio.

Reserve o salão de festas e convide os moradores

Geralmente, na maioria dos condomínios é preciso fazer a reserva do salão de festas com antecedência. Sobretudo, uma dica legal para convidar os moradores é utilizar Google Formulários. Assim, você terá uma ideia de quantos convidados virão para festa.

Além disso, você também pode sugerir no formulário o que cada morador pode trazer de comida e bebida, ou uma contribuição para a decoração da festa.

Da mesma forma, para criar um ambiente divertido no seu condomínio, convide os moradores a preparar os docinhos para as crianças do condomínio passarem de porta em porta pedindo doces ou travessuras.

Por fim, faça uma recepção no salão de festa para confraternização dos vizinhos do condomínio se divertirem. Lembrando que, é importante que toda a organização do evento seja alinhada com o síndico e conselho do seu condomínio.

Defina o cardápio

Para uma festa de Dia das Bruxas, o cardápio pode ser simples, porém muito criativo. Todavia, lembre-se que não pode faltar docinhos para a criançada e adultos irem beliscando durante a festa. Seja como for, confira abaixo algumas sugestões de cardápio criativo para o Halloween.

Lanches e pratos salgados

  • Torta de abóbora;
  • Hot-dog sangrento com ketchup;
  • Múmias de salsicha (o famoso enroladinho de salsicha);
  • Minipizza de múmia com queijo muçarela ralado;
  • Homus de beterraba e monstrinhos de pimentão.
  • Miniabóbora recheada.
  • Pipocas assustadoras em saquinhos com carinhas de fantasma;
  • Bolo de festa temático.

Pratos criativos para festa de Dia das Bruxas | Blog da Tenda

Doces e bebidas

  • Espetinhos de docinhos e marshmallows estranhos;
  • Suco de morango com decoração de sangue;
  • Shot de bebidas em seringas descartáveis;
  • Brigadeiros de aranhas;
  • Maçã fantasmas coberta de chocolate branco;
  • Brigadeiro de leite Ninho com carinha de fantasma.
  • Frutas decoradas com tema do Halloween;
  • Bloody Mary;
  • Sangria.

Docinhos de festa com temática de Halloween | Blog da Tenda

Entretanto, caso você queira ter uma ideia da média de consumo por convidado, segue o consumo de alguns itens comuns de comes e bebes de uma festa:

  • Bolo: 100 g (1 fatia) por pessoa (seja criança e/ou adulto);
  • Docinhos de festa: 3 unidades por adulto e 2 unidades por criança;
  • Salgadinhos: 6 unidades por adulto e 5 unidades por criança;
  • Refrigerante: 200 ml por criança e 600 ml por adulto;
  • Suco: 400 ml por pessoa;
  • Cerveja: 600 ml por pessoa (adulto);
  • Vinho ou espumante: uma garrafa para três adultos;
  • Água: 200 ml por pessoa.

Drinks para o Halloween | Blog da Tenda

Para concluir, agora é só mandar o convite para os moradores e aproveitar a festa de arrepiar de Dia das Bruxas do seu condomínio.

Festa de Halloween em casa

Acima de tudo, se você quer fazer uma festa do Dia das Bruxas mais intimista e com seus convidados, a festa em casa é mais prática e pode ser muito divertida.  Do mesmo modo, o primeiro passo é definir quantos convidados virão para sua festa.

Mande os convites aos seus convidados e já deixe claro que se não estiver fantasiado, vai ter que pagar uma travessura. Depois, defina um orçamento de quanto você pode gastar com o evento.

Decoração para festa de Dia das Bruxas em casa | Blog da Tenda

A seguir, escolha o cardápio, que pode ser variado com salgados, lanches, mini hambúrgueres. Sobretudo, não esqueça dos doces, que pode ser desde bolos, cupcakes, docinhos em geral. Semelhantemente, as bebidas como sucos de morango, groselhas podem parecer taças de sangue para deixar a sua mesa de comes e bebes assustadora. O mais importante é usar a criatividade para decorar os pratos de maneira divertida com o tema do Dia das Bruxas.

Decore sua casa para o Dia das Bruxas

De antemão, um ponto marcante para qualquer festa é a decoração e no Dia das Bruxas não seria diferente. Para decorar sua casa com o tema de Dia das Bruxas, seguem algumas dicas para criar uma decoração criativa para o Halloween:

  • Porta com morcegos – Use cartolina preta e recorte os moldes de morcegos. Depois, cole cada morceguinho na sua porta ou paredes da casa com fita dupla face ou fita adesiva e crie um ambiente assustador.
  • Chapéu de bruxa pendurados – Corte moldes de chapéu de bruxa com o papel cartolina. Monte vários chapéus de bruxa e pendure com fio de nylon e fita adesiva, vai ficar incrível.
  • Bexigas com estampas de Halloween – As bexigas são itens essenciais para decorar qualquer tipo de festa. Nesta época, muitas lojas de artigos de festas já possuem bexigas com estampa de dia das bruxas. Caso não encontre, a alternativa é comprar bexigas pretas e laranjas que vão criar o clima de Halloween na sua festa.

Seja como for, esteja pronto e fantasiado para receber seu convidados e se divertir neste Halloween. Enfim, por falar em fantasia, a seguir, confira as dicas de como criar algumas fantasias para o Dia das Bruxas.

Ideias de fantasias para o Dia das Bruxas

Antes de mais nada, não tem como pensar em Halloween sem lembrar das fantasias. Nesse sentido, confira como você pode criar fantasias para o Dia das Bruxas de forma criativa e sem gastar muito.

Fantasias para crianças

Para começo de conversa, se tem um público que gosta de uma festa à fantasia são as crianças. Em outras palavras, os pequenos adoram se fantasiar.

Crianças fantasiadas para o Halloween | Blog da Tenda

Entretanto, se você não quer gastar muito com a fantasia para crianças, a dica é aproveitar as roupas da criançada como camisetas e blusas estampadas com os personagens favoritos dos pequenos. Depois, complete a fantasia com adereços como: tiaras de orelhinhas, máscaras, dentaduras, chapéus, etc. Em seguida, confira algumas fantasias infantis mais comuns para o Halloween.

Fantasia para meninas

A princípio, fantasia para meninas são simples de fazer devido aos mais diversos personagens e acessórios para compor o look. Abaixo, confira as fantasias mais clássicas para meninas se divertirem no Dia das Bruxas:

  • Fantasia de bruxinha – Uma saia preta ou saia de tule, um chapéu de bruxa (que pode ser feito com cartolina preta), meias e sapatos pretos, e uma vassourinha vai completar a fantasia da sua pequena bruxinha.

Meninas fantasiadas de bruxinhas | Blog da Tenda

  • Fantasia de gatinha – Coloque uma blusinha bem colorida, uma saia ou calça, faça um rabinho com cartolina ou feltro, coloque uma tiara de orelhinhas de gatinha. Por fim, complemente com uma maquiagem bem bonita e sua gatinha está pronta para pegar os docinhos.
  • Chapeuzinho vermelho – Coloque uma camiseta branca, uma saia de tule vermelha e uma capa vermelha, e a sua Chapeuzinho estará pronta para enganar o lobo mau.

Fantasia para meninos

Normalmente, criar uma fantasia para meninos é mais prático e rápido. A seguir, separamos as fantasia de meninos mais comuns no Halloween para os pequenos se divertirem:

  • Palhacinho – Basta um nariz vermelho e uma maquiagem que os palhacinhos estarão prontos para levar muita alegria no Dia das Bruxas.
  • Fantasminha – A fantasia mais clássica de todo Halloween. É só colocar um pano TNT branco com os olhinhos furados e o fantasminha estará pronto para assustar.

Fantasia de fantasminha é clássica no Dia das Bruxas | Blog da Tenda

  • Fantasia de herói – De feltro ou de papel, pesquise na internet modelos de máscaras, recorte e coloque uma camiseta do herói preferido do seu pequeno para que ele possa salvar o mundo no Halloween.
  • Jedi do Star Wars – Utilize um quimono ou camisa branca, coloque um cinto preto e uma calça clara, e o seu pequeno padawan estará pronto.
  • Leãozinho – Faça uma juba com lãs ou de papel, faça uma maquiagem de leãozinho e ele estará pronto para rugir na festa.

Fantasias de Halloween para adultos

Semelhantemente como as fantasias infantis, as fantasias para adultos podem ser simples e criativas. Sobretudo, muito pode se fazer com uma maquiagem temática.

Especialmente, a dica é pensar em personagens que possuam maquiagens icônicas e que sejam fáceis de reproduzir em sua fantasia. A seguir, confira alguns personagens icônicos com maquiagens fáceis de fazer para você fazer sucesso no Halloween.

Maquiagem de Halloween para mulheres

Para começo de conversa, as mulheres possuem uma certa vantagem no que se diz a respeito de maquiagem temática de Halloween. Na sequência, descubra as makes mais utilizadas pelas mulheres no Dia das Bruxas:

  • Vampira: a maquiagem mais clássica de todo Halloween, não tem nada mais dramático e prático do que fazer uma make bem intensa, com um batom vermelho escorrendo pela lateral da boca.

Maquiagem feminina de Vampira | Blog da Tenda

  • Arlequina ou Harley Quinn: a personagem dos quadrinhos da DC Comics, Arlequina é uma anti-heroína, namorada do Coringa e que fez sucesso devido ao filme Esquadrão Suicida (2016). A maquiagem da Arlequina é marcada por uma pele branca, sombra azul em um olho e sombra vermelha no outro olho. Além disso, complemente com um batom vermelho e desenho um coração na maça do rosto.
  • Mortícia Adams: para o pessoal da década de 90, muitos lembraram dos filmes da Família Adams. Mortícia era uma personagem do filme com sua maquiagem marcante com pele branca, batom vermelho e seu olhar sinistro que marcou toda uma geração.

  • Frida Kahlo – uma das mais importantes pintoras mexicanas da história, Frida Kahlo tinha um estilo icônico e reconhecido durante gerações com seu arco com arranjo de flores e sua sobrancelha marcante.

Maquiagem de Halloween para homens

Diferentemente das mulheres, os homens contam com opções ousadas para maquiagem masculina para o dia das Bruxas. A seguir, confira as opções:

  • David Bowie: cantor e compositor britânico, David Bowie foi um ícone da década de 70. A maquiagem com o raio no olho direito era sua marca registrada.

Maquiagem masculina de David Bowie | Blog da Tenda

  • Pennywise, o palhaço do filme It: a maquiagem do personagem principal do livro de Steven King “It, a coisa”, o palhaço Pennywise tem uma marca icônica no terror atual. Na maquiagem, um pó branco e um batom vermelho. Na fantasia, escolha uma roupa branca e costure três pompons vermelhos no centro.
  • Harry Potter: personagem principal da série de livro da escritora J. K. Rowling, Harry Potter era um pequeno bruxo que tem como marca registrada um óculos redondinho, a marca de raio na testa e seu cachecol inconfundível.
  • Joker – personagem do último filme do Coringa, Joker tem uma maquiagem icônica. Pele banca, olhos com triângulos azuis e batom vermelho completando a boca de palhaço.

Maquiagem de Joker, o Coringa | Blog da Tenda

  • Caveira – a maquiagem mais clássica do Halloween, a caveira sempre faz sucesso no Dia das Bruxas. Basicamente, é um pó branco (pancake) e sombra preta em pasta para fazer os olhos e as marcações dos dentes.

Sendo assim, se você quer fazer uma festa de Dia das Bruxas na sua casa ou no seu condomínio, é só seguir as dicas e aproveitar a noite de Halloween para muitas gostosuras e travessuras!

Por fim, se você quer ter um cantinho para chamar de seu, faça uma simulação no Simulador de Financiamento e confira na Loja Virtual da Tenda os apartamentos que cabem no seu orçamento!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.