Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

SAIBA QUAL É A IDADE MÁXIMA PARA FINANCIAR UM IMÓVEL

Trilha da Conquista

21/11/19

Você pode não saber, mas quem deseja comprar um apartamento precisa levar em conta a idade máxima para financiar um imóvel. Afinal, em certos casos, ela pode prejudicar ou, até mesmo, inviabilizar a aprovação do financiamento.

Está sem tempo para ler agora? Então, ouça este conteúdo que está dividido em 3 partes para você! Aproveite a primeira aqui e, depois, confira as próximas no decorrer do artigo! Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Entre os mais velhos, muitos têm suas próprias fontes de renda e fazem questão de preservar sua independência, o que aumenta o interesse na compra da casa própria. 

Justamente por isso, vamos mostrar neste post como é calculado o limite de idade para financiar um imóvel e quais são as principais regras para os idosos conseguirem contratar um financiamento imobiliário. Ficou interessado? Então vamos em frente!

Como funciona o financiamento imobiliário?

idade máxima para financiar um imóvel

O primeiro passo é entender o que é o financiamento imobiliário e como funciona. Em resumo, o financiamento é um empréstimo que as pessoas fazem para pagar a longo prazo as parcelas de uma casa ou apartamento. Após a aprovação do financiamento, o banco (ou a instituição de crédito escolhida) realiza o pagamento do valor integral do imóvel. E o cliente vai devolvendo com juros a quantia que pegou com o banco.

Com o financiamento imobiliário, é possível conquistar a casa própria com mais facilidade e também planejar como você pode controlar seu dinheiro para cobrir o valor das parcelas e dos demais gastos da sua vida pessoal. 

Sem dúvida nenhuma, o financiamento é uma alternativa muito buscada por brasileiros que querem sair do aluguel. Se você faz parte dessa lista, conheça a seguir alguns dos principais financiamentos imobiliários disponíveis no Brasil.

Programa Minha Casa, Minha Vida

Uma das modalidades de financiamento mais populares, o Minha Casa, Minha Vida, que substituiu o Casa Verde e Amarela, é um programa habitacional destinado a ajudar famílias de baixa renda a conquistar a casa própria. Para contar com seus benefícios, como subsídio, composição de renda, uso do FGTS no pagamento da entrada e/ou das parcelas, é preciso se encaixar em uma das suas faixas de renda.

Sistema Financeiro de Habitação

O SFH é o mais comum entre os tipos de financiamento imobiliário. Os rec1ursos dessa linha de crédito habitacional vêm da poupança e também do FGTS, e suas taxas de juros para a compra ou a construção de um empreendimento são mais baixas, como no programa Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, diferentemente do programa do governo federal, o prazo máximo de financiamento do Sistema Financeiro de Habitação é de 35 anos.

Sistema de Financiamento Imobiliário

O SFI é um sistema mais simples que os anteriores. Por quê? Você pode adquirir mais de um imóvel por esse sistema, o que não é permitido no SFH. Além disso, o imóvel pode ser usado tanto para fins residenciais quanto comerciais. Também não há a limite para os valores financiados e o preço do imóvel. Por outro lado, o SFI não aceita, por exemplo, que o FGTS do comprador seja usado para dar entrada no financiamento ou quitar suas parcelas.

Financiamento feito diretamente com a construtora

Se você não atende aos requisitos dos financiamentos apresentados até agora, não desanime! Que tal tentar um financiamento direto com a construtora do seu interesse e verificar quais são as regras para participar de um programa exclusivo? As condições da construtora podem estar relacionadas a documentação, formas de pagamento, prazos e muito mais, então sempre se lembre de analisar a proposta com cuidado.

Vantagens do financiamento de imóveis

Vantagens do financiamento

O principal benefício do financiamento imobiliário é permitir que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de conquistar a casa própria, já que o prazo de pagamento das parcelas é maior e o valor, menor. E ainda existem outras vantagens que você pode aproveitar se fizer um financiamento imobiliário. Confira!

Possibilidade de economizar no dia a dia

Nos financiamentos, o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda bruta mensal. Essa regra existe para que você não se comprometa com um valor mais alto do que pode pagar por mês. E claro que, ao assumir um financiamento, você certamente ficará empenhado em economizar tudo que puder para que suas contas fechem sempre no azul.

Uma dica para economizar ainda mais é colocar na ponta do lápis todos os seus gastos mensais, como contas de água, luz, telefone, fatura do cartão, despesas com farmácia e supermercado, e por aí vai. Dessa forma, você poderá controlar bem de perto o dinheiro que entra e o que sai.

Sair do aluguel imediatamente

Como a principal característica do financiamento é poder se mudar para a nova casa sem precisar terminar de pagá-la, sair do aluguel é uma das vantagens irresistíveis de financiar um imóvel. E tem mais: em muitos casos, o valor das parcelas do financiamento é mais baixo do que o do aluguel. Quer dizer, você ainda sai ganhando para morar no que é seu. Perfeito, né?

Investir no seu patrimônio pessoal

Além de ter um imóvel pra chamar de seu, sempre existe a possibilidade de aparecer uma renda a mais que lhe permita quitar todo o valor do empréstimo de uma vez. Já pensou?! Mas mesmo que isso não aconteça, você estará de posse de um patrimônio que, se for preciso, pode ser vendido. Bem diferente do aluguel, não é mesmo? Esse, você paga, paga, paga e nem por isso a casa se torna sua.

Para concluir, o financiamento é uma opção segura, visto que quem empresta o dinheiro para o pagamento do imóvel, como bancos e outras empresas, disponibiliza diversos seguros e garantias para que você pague com tranquilidade seu financiamento.

Quais são os requisitos para solicitar um financiamento imobiliário?

Para ter direito aos benefícios do financiamento, é necessário que você se encaixe em algumas regras:

  • Ter mais de 18 anos de idade;
  • Não ter restrições de crédito (nome sujo) em órgãos como o Serasa e o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito);
  • Apresentar documentos que comprovem sua renda. Para pessoas que trabalham com carteira assinada, normalmente pedem holerite dos três últimos meses de trabalho, declaração do Imposto de Renda e carteira de trabalho. Já os autônomos devem apresentar extratos bancários, declaração do IR e o pró-labore.

Confira agora o segundo áudio do conteúdo! Assim, ao terminar de ouvir, aproveite o último trecho mais abaixo desta página!

Em até quantos anos posso financiar um apartamento?

Um dos principais benefícios do financiamento, se não o melhor, é poder pagar as parcelas em um prazo estendido. Mas você já se perguntou qual é o limite desse prazo? Para resumir, a resposta depende de alguns fatores, como o tipo de financiamento escolhido, o banco que vai financiar e, em alguns casos, o próprio tempo de duração.

Pelas leis vigentes, um financiamento não pode ultrapassar 420 meses, isto é, 35 anos. Mas o banco que for fazer o empréstimo pode propor uma duração menor. Essa escolha também vai depender do quanto você pode pagar por mês. 

Por que existe idade máxima para financiar um imóvel?

Por que existe idade máxima

O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo para a compra de um imóvel. Porém, as regras do crédito imobiliário variam de acordo com o perfil do solicitante.

Não basta a pessoa comprovar renda, apresentar toda a documentação e estar em dia com os sistemas jurídico e fiscal para poder contratar um financiamento. É preciso, ainda, que a sua idade somada ao tempo para quitar o saldo devedor não ultrapasse 80 anos e 6 meses.

A razão dessa limitação é porque, com o avanço de idade, as chances de acontecerem um sinistro aumentam. No caso de um financiamento, sinistro é a ocorrência de todo evento que tem cobertura do seguro contratado. Quer dizer, se algo ocorrer que impeça o pagamento do financiamento até o final, o seguro será responsável por essa dívida. Como essa não é uma situação desejável, as empresas estabeleceram o limite de idade máxima para financiar um imóvel.

Vale ressaltar ainda que, seja qual for o tipo de financiamento imobiliário escolhido, é obrigatório contratar um seguro por Morte e Invalidez Permanente, mais conhecido como MIP. Esse seguro garante, a quem fez o empréstimo, o recebimento integral do valor que faltava para o financiamento ser quitado, caso o contratante venha a passar por qualquer ocorrência relacionada à cobertura do seguro. 

Dessa forma, para obter um financiamento de 35 anos, o limite de idade é 45 anos. Se um solicitante até essa faixa etária conseguir comprovar que o valor das parcelas não compromete mais do que 30% da sua renda familiar, o financiamento em 420 parcelas é aprovado.

Qual é a idade máxima para financiar um imóvel?

Para facilitar o entendimento, é melhor falar em período do que em idade. Na prática, a idade máxima para financiar um imóvel é 80 anos e 6 meses. Ou seja, a última parcela do financiamento — a que quita o imóvel — nunca pode passar desse período

Falar em período faz mais sentido porque a condição do financiamento é calculada somando-se a idade do comprador com o prazo do empréstimo. E é esse resultado que, logicamente, não pode ultrapassar 80 anos e 6 meses.

Assim, quem deseja adquirir um imóvel usando o prazo máximo de financiamento oferecido pelo programa Minha Casa, Minha Vida, antigo Casa Verde e Amarela (420 parcelas ao longo de 35 anos), tem que fazer o contrato com a Caixa Econômica Federal até os 45 anos e seis meses de idade. A partir de então, o prazo começa a cair e o valor das prestações, em contrapartida, a aumentar.

Por exemplo: uma pessoa com 60 anos de idade consegue financiar um imóvel por, no máximo, 20 anos e 6 meses (ou seja, em 240 vezes). Já quem tem 70 anos de idade, tem um prazo de somente 10 anos e 6 meses para quitar o financiamento (totalizando 120 prestações).

Para resumir, o que as instituições envolvidas buscam é uma garantia de que o acordo vai ser cumprido, mesmo em caso de situações adversas. Por isso, pessoas mais velhas precisam apresentar comprovações sobre sua capacidade de pagamento com o passar do tempo, além de comprovarem que podem pagar o valor combinado pelo tempo que o financiamento durar, seja 35 anos ou menos.

Qual a idade mínima para o financiamento de imóveis?

Idade mínima

Assim como existe uma idade máxima para financiar um imóvel, também é importante destacar que a idade mínima do interessado deve ser de, pelo menos, 18 anos. Afinal, com a maioridade, as pessoas já podem ter um emprego, o que lhes dá mais chances de serem aprovadas, comprovando que são capazes de pagar as parcelas do crédito imobiliário.

Também é indispensável que o cliente não tenha problemas com órgãos de proteção ao crédito. Caso contrário, a construtora ou o banco podem indeferir o parcelamento.

É importante observar que, no caso de pessoas mais novas, mesmo que a renda mensal bruta seja menor do que a de um idoso, não existem tantas restrições de idade. Já no caso dos mais velhos, é necessário confirmar a renda equivalente ao total do financiamento, inclusive no caso de pessoas que estejam perto de completar 80 anos.

Quais são as regras do parcelamento para os mais velhos?

Quem faz um financiamento imobiliário, independentemente da idade, precisa contratar um seguro habitacional. Essa apólice serve para quitar a dívida do segurado na ocorrência de um sinistro.

E como o cálculo das taxas do seguro segue uma lógica implacável, quanto mais idoso for o comprador de um imóvel, maior será o valor das taxas e, consequentemente, mais alto será o valor das parcelas.

As instituições financeiras entendem que, quanto mais avançada a idade de quem vai financiar, maiores os riscos de morte, invalidez permanente ou até maior comprometimento das fontes de renda, geralmente por conta dos gastos com saúde. Por isso, o seguro imobiliário fica mais caro à medida que a pessoa vai ficando mais velha.

Digamos que o seguro obrigatório para uma pessoa com mais de 60 anos possa chegar a até 25% do valor total da prestação. Entretanto, para alguém na faixa dos 30 anos de idade, essa quantia pode representar apenas 5% do valor das parcelas. É por isso que, apesar de muitas vezes os mais velhos terem maior renda do que os compradores mais jovens, o segundo grupo acaba sendo selecionado com mais facilidade para o financiamento, visto que, supõe-se, poderá arcar com as parcelas até o final.

Por outro lado, mesmo que a idade mínima para fazer um financiamento seja 18 anos, muitas pessoas nessa faixa etária não têm condições para dar entrada em uma casa ou em um apartamento. Portanto, é muito importante formar desde cedo uma reserva de emergência e se planejar para essa conquista.

Esta é a última parte deste conteúdo em áudio! Aproveite, e ouça agora mesmo!

Por que os mais velhos têm que comprovar uma renda maior?

Comprovação de renda maior

Como explicado, quanto mais avançada a idade do cliente, maiores as taxas de juros e o valor das parcelas. Assim, ao atingir a idade máxima para financiar um imóvel, o solicitante do empréstimo só consegue ter o financiamento aprovado se provar que tem capacidade para arcar com as prestações determinadas pelo credor.

Portanto, mesmo quando se trata de imóveis semelhantes, os mais velhos precisam comprovar ter uma renda maior em comparação aos mais jovens, pois têm que mostrar que são capazes de pagar as parcelas mais altas do financiamento. Infelizmente, a idade joga contra o crédito imobiliário. Por isso, quanto antes a pessoa começar a pagar o seu apartamento, melhores as condições.

Para a maioria dos bancos, essas prestações devem comprometer, no máximo, 25% dos ganhos mensais do cliente. No caso da Caixa Econômica Federal, aceita-se o comprometimento de até 30% da renda no início do financiamento.

Qual é a melhor idade para fazer um financiamento imobiliário?

Depende do quanto você pode pagar por mês. Em resumo, se quer aproveitar o prazo máximo de financiamento (420 meses), você deve solicitar o financiamento até os 45 anos de idade. Se não for possível dar esse passo até essa idade, você terá que pagar o financiamento até chegar aos seus 80 anos e 6 meses de idade.

Apesar de parecer um pouco complicado, existem alguns benefícios dos programas habitacionais que podem ajudar a realizar essa conquista com mais facilidade. É o caso do programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece subsídio para famílias com renda de até R$ 8 mil, permite o uso do FGTS e também da composição de renda, por exemplo.

Como saber em até quantas vezes posso financiar um apartamento?

Depois de descobrir até que idade é possível fazer o financiamento de um imóvel, chegou a hora de saber em até quantas vezes você pode financiar um apartamento ou uma casa. Em muitos casos, a renda de compradores mais jovens é menor, sendo necessário alcançar alguma estabilidade financeira para conseguir dar entrada em um imóvel. Em primeiro lugar, sempre considere o prazo limite do banco com que você está negociando. Afinal, se você tiver menos de 45 anos, poderá aproveitar a quantidade máxima de parcelas disponíveis.

Mas se você já tiver ultrapassado essa idade para financiar um imóvel e não puder contar com o número máximo de parcelas, o simulador de financiamento pode ajudar você a calcular em até quantas parcelas você pode pagar seu financiamento, o que é muito útil para você se planejar para a compra.

Até que idade um idoso pode assinar documentos?

Além de envolver a questão do limite para financiamento de imóvel, muitas pessoas têm dúvidas em relação à idade máxima que um idoso pode assinar documentos. Como o processo de compra de um apartamento envolve muitas documentações, será necessário que os compradores assinem tudo o que for solicitado. Por outro lado, saiba que não existe uma idade-limite para a assinatura desses papéis. A pessoa precisa apenas comprovar que consegue exercer normalmente atos da vida civil, estar lúcida e orientada.

Como fazer quando as parcelas parecem ser inviáveis?

Parcelas inviáveis

Existem algumas opções que podem ajudar caso você ache que não é possível bancar o financiamento por conta da idade máxima para financiar um imóvel. Em primeiro lugar, tenha em mente que o financiamento é um gasto a longo prazo, portanto, é preciso considerar que esse valor mensal estará comprometido durante todo o prazo que você escolher para pagar.

Se você acha que não consegue lidar com o pagamento das parcelas, fique tranquilo. Afinal, o solicitante pode usar suas economias, incluindo aí o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como entrada. Desse modo, o valor do financiamento será menor. Também é possível comprar o imóvel em conjunto com outra(s) pessoa(s), para compor a renda. Veja a seguir outras formas de conseguir pagar as parcelas do financiamento.

FGTS

Com o valor do FGTS, você consegue reduzir o valor do financiamento. Com isso, o valor das parcelas também diminui. Essa é uma ótima saída para pessoas com mais de 45 anos, já que o prazo do financiamento é mais curto. Entretanto, é necessário fazer a análise para saber quanto você poderá dar de entrada.

Para usar o FGTS na entrada do financiamento imobiliário, você deve ter, no mínimo, 3 anos de recolhimento, na mesma empresa ou não, e em períodos consecutivos ou não. Também é necessário que o imóvel que você deseja financiar esteja localizado na mesma cidade onde você mora ou trabalha.

Por fim, a diferença entre a entrada e o preço do imóvel é o valor que você irá financiar. Para saber quanto você precisa dar de entrada para que tudo caiba no seu bolso, vale a pena fazer uma simulação de financiamento.

Composição de renda

Também é possível comprar o imóvel com mais de uma pessoa, para compor a renda. Assim, as chances de ter o financiamento aprovado aumentam, já que você estará somando sua renda com outra(s) renda(s). Aqui, é importante destacar que a idade considerada no cálculo das condições do contrato será sempre a da pessoa com mais idade.

Assim, é essencial ter cuidado na hora de contratar um empréstimo imobiliário, pois as parcelas precisam se adequar ao orçamento familiar. Lembre-se de avaliar com atenção o valor das prestações para não ter que lidar com surpresas no futuro.

Planejamento financeiro

Ao planejar seu orçamento, fazendo as contas de quanto você recebe por mês e quanto gasta, é possível calcular quanto você consegue dar de entrada e o valor da parcela que pode pagar. Existem diversas opções que podem ajudar você a reduzir despesas, basta entender como. Uma dica é pesquisar sobre o assunto e ter metas para alcançar o seu objetivo!

Você também deve se atentar para despesas extraordinárias que podem surgir enquanto você paga seu financiamento. Sabemos que muitos fatores inesperados podem acontecer, incluindo alta da inflação e até mesmo a perda da sua renda mensal bruta. Daí a importância de se planejar financeiramente, mantendo mensalmente uma reserva de emergência para casos como esses.

Agora que você já sabe a idade máxima para financiar um imóvel, não adie a compra do seu apartamento. Quanto antes você assinar o contrato, maior o prazo e menores os juros, já que o prazo e os juros estão diretamente ligados à idade de quem vai financiar!

Se você quer comprar um imóvel e faz parte do grupo dos mais velhos, ou conhece alguém nessa situação, entre em contato com a gente. Nossa equipe de atendimento está pronta para tirar dúvidas e ajudar a realizar esse sonho!

Sobre a Tenda

A  Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Uma resposta para “SAIBA QUAL É A IDADE MÁXIMA PARA FINANCIAR UM IMÓVEL”

  1. Osmar Roque Zerbato disse:

    Tenho 60 anos e 6 meses
    Ganho 2.44o mais aposentado + 1.260 estes com comprovante de renda premenda.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(1) Comentários
  • Osmar Roque Zerbato

    Tenho 60 anos e 6 meses
    Ganho 2.44o mais aposentado + 1.260 estes com comprovante de renda premenda.