Saiba como
sair do
aluguel.

Download grátis



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Saber mais sobre o mercado imobiliário nunca é demais. E ainda pode te ajuda na hora de tomar certas decisões. Por isso, hoje trazemos um glossário com os termos mais utilizados pelos corretores.

Saber mais sobre o mercado imobiliário nunca é demais. E ainda pode te ajuda na hora de tomar certas decisões. Por isso, hoje trazemos um glossário com os termos mais utilizados pelos corretores e que com certeza vai facilitar a sua vida:

Alienação fiduciária: transferência do devedor para o credor de um bem móvel ou imóvel em garantia do pagamento da dívida. O devedor fica com a posse direta do bem para seu uso e o credor detém a posse indireta do mesmo. Depois de quitar o empréstimo, o comprador adquire a propriedade definitiva do bem.

Alvará: Documento emitido pelo orgão público competente, que autoriza a construção ou incorporação de um projeto.

Benfeitoria: Obras ou serviços realizados no imóvel que visam sua conservação ou melhoria.

Crédito Imobiliário: especializado ao financiamento habitacional. Existem dois tipos de crédito imobiliário:

- SFH: Sistema Financeiro da Habitação, que é voltado para habitações de cunho social e atende principalmente as classes mais baixas

- SFI: Sistema de Financiamento Imobiliário, que é para operações de cunho comercial e está subordinado às taxas do mercado. Suas garantias podem vir sob forma de hipoteca ou alienação fiduciária.

Escritura: ato jurídico lavrado em cartório em que o vendedor transfere ao comprador a posse do imóvel, quando este está quitado integralmente.

Hipoteca: quando um bem (móvel ou imóvel) é utilizado como garantia de pagamento de uma dívida. O devedor detém a propriedade e a posse do imóvel, que poderá ser tomado pelo credor por meio de execução judicial.

TBI - Imposto de Transmissão de Bens Imóveis: taxa gerada pela transação mobiliária e cobrada pela prefeitura sempre quando houver transmissão de propriedade de bens imóveis.

Tabela Price: tabela para cálculo de prestações de um financiamento. Cada prestação resulta de duas partes: uma do desconto da dívida principal e a outra parte, de juros. O método de cálculo consiste em manter as prestações constantes; ao longo do financiamento a parte do desconto aumenta enquanto a de juros diminui.

Fique de olho nas nossas próximas dicas e até lá.

Conheça os principais benefícios da vida em apartamento. Você vai se surpreender!

Conheça os principais benefícios da vida em apartamento. Você vai se surpreender!

Minha Casa Minha Vida

Muitas pessoas pensam que é muito complicado viver em um apartamento. de fato, o espaço é menor, mas são muitos os benefícios desse tipo de imóvel! duvida? então, é hora de dar uma chance para a leitura deste artigo!

Composição de renda: como utilizar para o financiamento imobiliário?

Composição de renda: como utilizar para o financiamento imobiliário?

Minha Casa Minha Vida

A composição de renda pode ser a solução para quem deseja financiar um imóvel! Veja como usá-la no financiamento imobiliário e entenda como ela funciona. Na hora de financiar um imóvel é preciso demonstrar a capacidade de pagamento das prestações. No entanto, dependendo dos ganhos, é difícil ter a aprovação com apenas um salário. Por isso, é comum que membros da família adotem a composição de renda.

6 passos para conquistar a casa própria antes de se aposentar

6 passos para conquistar a casa própria antes de se aposentar

Minha Casa Minha Vida

Comprar um imóvel e não depender mais de aluguel é a grande meta na vida de muitos brasileiros. Conquistar a casa própria não representa apenas a realização de um sonho, mas é, também, sinônimo de mais estabilidade financeira e segurança. Mesmo estando nos planos de muita gente, conquistar a casa própria antes de se aposentar nem sempre é fácil. Realizar esse objetivo exige disciplina, controle dos gastos, uma poupança de emergência e um planejamento financeiro em longo prazo. Além disso, é necessário que o objetivo seja adequado à sua realidade e coerente com seu salário.

Estabilidade financeira: o guia completo para conquistar

Estabilidade financeira: o guia completo para conquistar

Minha Casa Minha Vida

Quer saber como se organizar e manter seu orçamento saudável? Preparamos um guia completo, cheio de dicas para você alcançar sua estabilidade financeira. Confira!

Conheça as condições TENDA para dar entrada em um apartamento

Conheça as condições TENDA para dar entrada em um apartamento

Minha Casa Minha Vida

Uma das maiores construtoras do País, a Tenda oferece ajuda de profissionais especializados para você conseguir ter seu financiamento imobiliário aprovado pelos bancos. Saiba neste texto como driblar a burocracia!

Acabamento da obra: o que é responsabilidade do novo proprietário?

Acabamento da obra: o que é responsabilidade do novo proprietário?

Minha Casa Minha Vida

A entrega das chaves é a hora mais aguardada pelos compradores assim que fazem a aquisição do apartamento dos sonhos. Contudo, o imóvel novo não é entregue totalmente pronto para morar, por isso, uma parte do acabamento da obra se torna necessária à funcionalidade da residência.
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58