Guia completo
para conquistar
seu ape.

Baixe grátis



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Há algumas semanas, comentamos rapidamente aqui sobre a Lei do Inquilinato. Hoje, vamos falar mais detalhadamente sobre o que é e o que ela diz.


Hoje, a Lei do Inquilinato é que regula o mercado de aluguel, tanto residencial quanto comercial. O texto em vigor, Lei nº 8245/91, foi alterado mais tarde, em 2010.
Em linhas gerais, a lei define que o contrato de aluguel pode ser por tempo determinado ou indeterminado. Também diz que o término do contrato pode acontecer devido à falta de pagamento por parte do inquilino e define três tipos de garantia que o locatário deve fornecer ao proprietário do imóvel: fiança, seguro fiança e depósito caução.

Em 2010, com as alterações, a Lei alterou o prazo em que o inquilino deve desocupar o imóvel. Se antes ele podia ser protelado por até três anos, hoje foi reduzido para no máximo
45 dias.
Quando o contrato é feito sem nenhuma das garantias acima citadas, quem estiver inadimplente tem 15 dias para deixar a propriedade.

Abaixo, alguns direitos e deveres que estão explícitos na lei:
- É DEVER do inquilino devolver o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu.
- É DEVER do inquilino toda e qualquer manutenção na propriedade, inclusive pintura.
- É DEVER do proprietário arcar com defeitos antigos como rachaduras, infiltrações, problemas de fiação, entre outros.
- É DIREITO do inquilino ter acesso a toda a documentação do imóvel. O proprietário tem o DEVER de disponibilizá-lo sempre que este for solicitado.

Outro ponto importante que merece ser mencionado é que o inquilino pode fazer alterações estruturais no imóvel desde que sejam todas aprovadas previamente pelo locador.

Apesar da Lei, a melhor opção é sempre ter sua casa ou apê próprios. Para isso, conte com a Tenda e dê adeus ao aluguel.

Até a próxima.

A importância da assembléia de instalação de condomínio

A importância da assembléia de instalação de condomínio

Minha Casa Minha Vida

Você sabia que não basta a construtora entregar as chaves do seu apartamento novo para que possa ir morar nele? Antes, é necessário que seja realizada a assembleia de instalação de condomínio, um processo legal que ditará as regras, os direitos e os deveres de cada morador, além de escolher os representantes legais do novo prédio.

Crianças em condomínio: como saber se o condomínio é seguro para crianças

Crianças em condomínio: como saber se o condomínio é seguro para crianças

Minha Casa Minha Vida

Quer saber se o seu condomínio é seguro para os seus filhos e ficar mais tranquilo enquanto eles brincam? Confira este post e veja as nossas dicas!

Vantagens da tenda: saiba quais são nossos diferenciais

Vantagens da tenda: saiba quais são nossos diferenciais

Minha Casa Minha Vida

Para a maioria dos brasileiros, a compra do primeiro imóvel representa a realização de um grande sonho, não é mesmo? Atuando no mercado de construção há quase 50 anos, a Tenda entende perfeitamente esse sentimento.

Encontre aqui todas as informações sobre o feirão da Caixa

Encontre aqui todas as informações sobre o feirão da Caixa

Minha Casa Minha Vida

Sonho de praticamente todo brasileiro, a casa própria é ainda vista como um objetivo difícil de conquistar. Porém, com o programa Minha Casa, Minha Vida essa distância entre sonho e realidade foi encurtado, já que condições especiais passaram a ser oferecidas pelo programa habitacional. Umas das formas de conhecer e comprar mais facilmente seu imóvel é no Feirão da Caixa.

É possível comprar imóvel sem entrada?

É possível comprar imóvel sem entrada?

Minha Casa Minha Vida

Conquistar a casa própria é um sonho que tem se tornado realidade para muitas famílias brasileiras. Por isso, saber como funciona o financiamento da casa própria e entender se é possível comprar um imóvel sem entrada pode ser o que faltava para que você consiga alcançar esse sonho! Quer ver só?

7 dicas para comprar apartamento com o noivo

7 dicas para comprar apartamento com o noivo

Minha Casa Minha Vida

Conquistar a casa própria costuma ser um dos primeiros objetivos de qualquer recém-casado, não é mesmo? Pois para facilitar ainda mais a realização desse sonho, nada melhor que começar um financiamento conjunto para comprar apartamento com o noivo!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58