Composição de renda para financiar no Minha Casa Minha Vida

Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida é uma excelente opção para financiar imóveis, mas é preciso ter atenção às regras, especialmente sobre a composição da renda. Quer saber mais? Acompanhe!

O que é?

A composição de renda do MCMV é a possibilidade de somar os rendimentos de duas ou mais pessoas — sejam familiares, amigos, companheiros etc. — de modo que a renda total contabilize um valor maior e, assim, viabilizar o financiamento de um imóvel mais caro.

Exigências

Cada instituição financeira define suas próprias regras e restrições. A principal exigência diz respeito à restrição cadastral: nenhuma das pessoas que compôs a renda pode ter cadastro negativado.

Relação entre as pessoas

As regras para compor renda variam com a instituição financeira. A Caixa, por exemplo, permite que qualquer pessoa, até um namorado, possa compor renda. Já outros bancos exigem algum grau de parentesco ou limitam o número de pessoas.

Vantagens

  • Facilidade na aprovação: com uma renda maior é mais fácil conseguir a aprovação do financiamento.
  • Uso do FGTS: todas as pessoas que compõem a renda podem usar seus FGTS. Isso aumenta a entrada e diminui o valor e o tempo do financiamento.

Cuidados

  • Idade: como soma-se a renda de mais pessoas, a idade da pessoa mais velha é adotada, o que interfere no valor e prazo do financiamento.
  • Propriedade do imóvel: o bem ficará no nome de mais de uma pessoa, já que mais de uma renda foi utilizada.

E aí, pronto para financiar seu imóvel? Aproveite e curta nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros conteúdos e novidades!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.