Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

OS ESQUADRÕES DA TENDA: A HISTÓRIA POR TRÁS DOS NOSSOS SQUADS

#JeitoTendaDeSer

07/10/21

ão é só nos filmes e nos games que vivem os squads. No mundo do trabalho, também existem esquadrões com pessoas de diversas áreas focadas em um mesmo objetivo. E, na Tenda, isso não é diferente. Há alguns anos, contamos com alguns squads incríveis encarando vários desafios por aqui.

Porém, como todos os esquadrões, os nossos também tiveram que começar de algum lugar. E, desde o começo, tem uma pessoa muito especial da nossa equipe acompanhando o processo: Rodrigo Barbosa, nosso gerente de TI para transformação Ágil. Ninguém melhor que ele para compartilhar como foi essa jornada, né?

Por isso, chamamos ele para nos contar essa história junto do Reginaldo Figueredo, nosso coordenador de projetos de TI. Mas antes disso tudo, vamos conferir o que é um squad?

O que é squad?

Squad é o nome dado para um modelo organizacional baseado em separar os funcionários em pequenos grupos multidisciplinares. Por exemplo, grupos com profissionais de marketing atuando lado a lado com pessoas desenvolvedoras. Ou, ainda, profissionais de vendas ao lado dos responsáveis pelas finanças da empresa. O que importa é que todo mundo está unido por um mesmo propósito, como um projeto ou produto.

A vantagem das squads é que, ao formar equipes com integrantes de várias áreas, organizadas e focadas na solução de uma só questão, os resultados ocorrem com mais rapidez e inovação. É como se cada squad fosse uma mini empresa, com seus objetivos, autonomia e capacidade multidisciplinar.

E, para garantir a organização de tudo, cada grupo possui um Product Owner (PO), que seria uma “gestão de squad”. Essa pessoa é quem define as prioridades a respeito do projeto que está sendo desenvolvido.

Como surgiu a nossa primeira squad?

“Em 2018, nossa diretoria foi para a NRF, uma feira de varejo que acontece em Nova York. Foi lá que eles tiveram contato com transformação digital”, contou Barbosa. “Eles voltaram com a convicção de que precisávamos fazer isso na Tenda”, e realmente precisávamos, já que o digital não era parte da nossa cultura ainda.

Pensando em transformar esse cenário foi que surgiu o nosso primeiro squad de muitos, o de inserção digital. “Eu já trabalhei com o modelo Ágil em outras empresas”, disse Barbosa, “apenas precisávamos aprender como aplicaríamos ele por aqui”.

Foi então que o projeto de ter uma squad focada em promover a cultura digital aqui dentro foi saindo do papel. Barbosa nos contou que o primeiro projeto foi criar um aplicativo de vendas e, apesar de ter sido algo completamente novo e diferente de tudo que tínhamos feito, as pessoas que estavam envolvidas tiraram de letra. Uma delas era o Reginaldo, “um talento da sustentação que veio para ser o PO da squad”, contou.

“Lançamos um aplicativo de vendas e fizemos a propaganda no Google Ads. Não sabíamos nada, ‘metemos a cara’ e fomos aprendendo. No começo, fizemos um aplicativo bem simples e objetivo. Então, descobrimos que precisávamos de UX para deixá-lo ainda melhor.” E ficar de olho nos pontos de aprimoramento é muito importante em qualquer projeto.

A boa notícia é que o próprio formato da metodologia Ágil adotada pelos squads incentiva esse olhar. “No Ágil, olhamos um dia de cada vez e entendemos que a mudança é a regra. Isso não significa que o plano não seja bom, mas não devemos ter problemas em mexer com o roadmap se isso for trazer resultados ainda melhores”, nos contou ele.

Esse primeiro squad também abriu novas possibilidades, viu? Em 2020, quando não pudemos seguir trabalhando presencialmente, esse aplicativo permitiu que continuássemos realizando sonhos, mesmo a distância.

Como o Reginaldo mesmo comentou, “até 2018 a gente ainda não tinha feito uma venda no meio digital. Então, em 2019, fizemos a nossa primeira e quando chegou a pandemia batemos recordes de venda por conta dessa inovação”.

E isso foi só o começo

Com essa nossa primeira experiência, “a Tenda validou esse modelo de squad e montaram outros squads. Atualmente, temos 18 squads oficiais divididos em três tribos”. Olha que transformação enorme fizemos acontecer em apenas três anos!

Squad de desburocratização, de planejamento financeiro, de gente e gestão… a lista cresce cada vez mais, com esquadrões de pessoas incríveis unidas para fazer a diferença por aqui e, claro, fazer a diferença na vida de quem sonha com a casa própria.

Você sabia que você também pode fazer parte da história que estamos construindo através dos squads? Pois é! Dá uma olhada nas nossas oportunidades aqui na nossa página de carreiras. #VemPraTenda

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.