Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

SHARK TENDA 2022: SAIBA MAIS SOBRE O NOSSO PROGRAMA DE INOVAÇÃO

#JeitoTendaDeSer

24/08/22

Criado em 2021 para despertar ideias e incentivar o lado empreendedor dos nossos colaboradores e colaboradoras, o Shark Tenda é o programa de inovação corporativa da Construtora Tenda.

Neste ano, o Shark Tenda contou com algumas novidades: todas as áreas puderam participar e inscrever suas ideias, contamos com uma grande parceria com a Amazon AWS e os 15 melhores projetos participaram de dois dias de Design Sprint para lapidar suas ideias e entregar a melhor versão para ser testada.

Antes de mais nada, você quer conhecer mais sobre o nosso programa de inovação e tudo o que rolou nas primeiras semanas de Shark Tenda? Então, confira o conteúdo completo que preparamos para você!

Conheça o Shark Tenda

O que é o Shark Tenda | Shark Tenda | #JeitoTendaDeSer | Blog da Tenda

O Shark Tenda é um programa interno que valoriza a inovação, o empreendedorismo e acima de tudo, a capacidade e o talento de quem faz o dia a dia da companhia: nossos colaboradores e colaboradoras.

Criado a partir de uma ideia do nosso gerente do ciclo financeiro Enéias Santos, o Shark Tenda é um projeto inspirado no reality show Shark Tank, um famoso programa de televisão americano onde pessoas empreendedoras apresentam produtos ou serviços inovadores para possíveis investidores e investidoras, também conhecidos como sharks (tubarões).

Assim como no programa de TV, no Shark Tenda nossos colaboradores e colaboradoras poderão apresentar um projeto para uma banca de jurados e juradas, em um cenário colaborativo, convidativo e amigável.

Para isso, a ideia do projeto é que os nossos tendástics formem grupos ou trabalhem solo, apresentem uma ideia para os nossos jurados, e as 15 ideias mais promissoras poderão ser testadas.

No ano passado, os vencedores ganharam um curso focado em desenvolver seu lado empreendedor na CESAR School, uma das escolas de inovação mais reconhecidas do Brasil. Neste ano, o Shark Tenda traz ainda mais novidades. Vamos conhecer todas elas?

Shark Tenda 2022

Depois de uma edição-piloto de muito sucesso, o Shark Tenda voltou, e dessa vez testando um novo formato para o programa, considerando a nossa meta de alcançar um maior número de colaboradores, que puderam ter um primeiro contato com ferramentas e metodologias de inovação.

Para isso, o primeiro passo foi entender a dinâmica da edição passada visando encontrar pontos de melhoria. Nesse sentido, para a segunda rodada do Shark Tenda, toda a empresa pôde participar!

Nesse sentido, como todos os colaboradores puderam participar, o desafio foi ainda mais amplo e diretamente conectado com os objetivos estratégicos da empresa em 2022: como gerar receita ou economia para a Tenda.

Os gestores implementaram uma nova metodologia para analisar as ideias de todos os grupos participantes e combinar uma série de treinamentos e mentorias em parceria com a Amazon AWS, um dos grandes nomes mundiais quando o assunto é inovação, agilidade e decisões inteligentes, incluindo todos os colaboradores da empresa e não somente quem se inscrevesse no programa.

Ao todo, foram mais de 750 participantes únicos nos treinamentos da Amazon AWS.

A seguir, você vai entender mais sobre o Shark Tenda e tudo o que aconteceu na primeira semana do programa. Continue acompanhando!

Shark Tenda 2022: veja como foi a segunda edição

O Shark Tenda começou oficialmente no dia 08 de agosto, quando os grupos de colaboradores e colaboradoras foram liberados para inscrever suas ideias. Ao todo, foram 182 inscritos em 85 grupos. Só para ilustrar, no ano passado foram 48 grupos inscritos.

Enquanto as inscrições estavam sendo feitas, tivemos três workshops preparados pela equipe da Amazon AWS: Cultura de Inovação Amazon, Working Backwards e Intraempreendedorismo na Tenda.

A inscrição podia ser feita em grupos de até 3 pessoas ou solo. Ainda mais, cada grupo podia inscrever apenas uma ideia e os participantes só podiam colaborar em uma equipe.

Dos 15 projetos escolhidos, 56% estavam relacionados à geração de economia para Tenda, 15% com receita e 28% para ambas as metas.

Depois de passar pela análise dos jurados, foram selecionados os 15 projetos com maior potencial, que foram selecionados para participar de dois dias de Design Sprint, onde foi possível lapidar as ideias e estruturar como seria o cenário de teste.

Em conclusão, os grupos selecionados apresentaram os trabalhos para os sharks no famoso “Dia T”, que aconteceu no dia 23 de agosto.

Além de terem o seu trabalho em destaque junto à diretoria, os responsáveis dos grupos com os projetos mais promissores vão participar de um café da manhã com Rodrigo Osmo, CEO da Tenda, ganhando também créditos na plataforma Aprenda + para complementarem o conhecimento adquirido.

Shark Tenda e Amazon AWS: entenda como funcionou a parceria

Neste ano, o Shark Tenda contou com uma série de treinamentos para nossos colaboradores e colaboradoras. Mesmo quem não inscreveu suas ideias pôde assistir as mentorias e absorver todo o aprendizado na primeira semana do programa.

Workshop de Cultura e Inovação

O primeiro workshop foi o de Cultura e Inovação, apresentado por Ricardo Alem, head de inovação digital da AWS Brasil, que compartilhou os aprendizados que a Amazon AWS teve ao longo dos anos, no dia 08 de agosto de 2022.

Ao total, foram 574 tendásticos que participaram do workshop. Para resumir, os principais conceitos abordados foram:

  • Como a cultura de inovação da Amazon AWS coloca o cliente no centro das decisões;
  • Pensar na configuração mínima para que os clientes amem seus produtos;
  • Two pizza team – começar rápido e com pouco, com um time de até 10 pessoas, que podem ser alimentados por duas pizzas;
  • Porta de mão dupla – processo mental que ajuda as pessoas a tomar decisões, entendendo o nível de risco envolvido e quais esforços são necessários;
  • A importância dos rituais para manter a cultura permeada entre todos os colaboradores;
  • Os 16 princípios de liderança Amazon AWS.

Workshop de Working Backwards

Já o segundo workshop, que aconteceu no dia 12 de agosto, teve a temática de Working Backwards, que é o principal mecanismo da Amazon AWS para desenvolver soluções centradas no cliente. Essa mentoria reuniu 485 colaboradores e colaboradoras.

Confira os principais temas abordados:

  • Processo cíclico: escutar – definir – inventar – refinar – testar e iterar – escutar (a partir daqui, o ciclo é reiniciado);
  • Conhecer o cliente, os insights que temos sobre ele, ser específico e detalhar o seu comportamento, entender o problema e oportunidade predominante e qual é a solução e o benefício mais importante para ele;
  • Crazy 8 – oito ideias que podem direcionar o problema;
  • Como descrever a solução e a experiência para os clientes;
  • Como testar a solução e medir o sucesso dela.

Intraempreendedorismo da Tenda

Por fim, o último workshop teve como tema o Intraempreendedorismo na Tenda, que foi realizado no dia 15 de agosto. Para esclarecer, intraempreendedorismo é o ato de empreender dentro de uma organização, o que está relacionado com a ideia do Shark Tenda.

Tivemos 331 colaboradores e colaboradores presentes no total, que puderam aprender algumas técnicas de intraempreendedorismo e como colocar esse conceito em prática.

Próximos passos

Diferente da edição anterior, que durou cerca de 1 ano, essa edição foi mais concisa, concentrando todas as suas atividades em torno de 2 semanas. Agora, vamos entender tudo o que aconteceu no “Dia T” e acompanhar os resultados obtidos do Shark Tenda.

Gostou de saber tudo sobre o Shark Tenda 2022? Então, continue de olho no Blog da Tenda para continuar acompanhando os próximos passos do nosso projeto de inovação corporativa!

Não trabalha aqui na Tenda, mas gostaria de ter a oportunidade de participar dessa jornada? Aqui pode ser o seu lugar! Cadastre seu currículo em nosso banco de talentos e fique de olho no nosso LinkedIn para saber quando tivermos novas oportunidades.

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece ser algo impossível para muitos brasileiros. Por isso, a nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas a grande parceria que temos com o programa  Casa Verde e Amarela, o substituto do Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 120 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, apartamentos à venda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de diversas lojas físicas nos nove estados em que atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você também encontra ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos que te ajudam no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar as suas dúvidas e te acompanhar durante todo o processo.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.