Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

JÁ OUVIU FALAR SOBRE A METODOLOGIA BIM? VEM VER COMO USAMOS ELA NA TENDA!

#JeitoTendaDeSer

22/11/21

A metodologia BIM (Building Information Modeling) que pode ser traduzida para Modelagem da Informação da Construção ou, ainda, Modelo da Informação da Construção. Apesar de ser um método existente há bastante tempo, mesmo quem trabalha com construção civil ainda pode ter muitas dúvidas. Isso porque o BIM ainda não tem todo seu potencial explorado aqui no Brasil, sabia?

Aqui na Tenda com o apoio do nosso super squad LabBIM, entregamos ainda mais valor para quem sonha com a casa própria.

Quer saber como? Raphael Alho, Aline Pisciotti, Michelle Pacheco, Rodrigo Caldeira e Fabio Faustino são os integrantes do LabBIM e nos contam como funciona essa metodologia na prática. Além disso, eles também explicam como a BIM chegou por aqui e como esse conhecimento é passado internamente.  

Squad de BIM da Tenda | Blog da Tenda

Afinal, o que é a metodologia BIM?

Antes de entendermos mais sobre o funcionamento da BIM, vamos dar uma olhada como o Raphael define essa metodologia? “O BIM é uma metodologia com políticas e processos que permitem a integração e compartilhamento de informações de um projeto.” Ele ainda explica que à primeira vista é um modelo 3D da obra, mas não para por aí, viu?

Através dela é possível ver cada elemento de um modelo 3D de maneira detalhada, ajudando no tempo da execução do projeto e na produtividade em campo. Segundo Raphael, tudo isso colabora para a redução de custos da obra. 

Reunião do time de BIM na Tenda | Blog da Tenda

“Muitas pessoas se equivocam achando que é um software. Porém, é uma nova metodologia para projetar. E não só projetar, mas planejar, orçar, acompanhar a obra… Enfim, é um jeito de avaliar o ciclo de vida do projeto — desde a compra do terreno à manutenção”, complementa Rodrigo.

Vale lembrar que, apesar de ser uma novidade para o campo da construção civil, os protótipos digitais já são protagonistas há muito tempo em outras indústrias como aeronáutica ou mecânica. Rodrigo ainda explica que a metodologia BIM nos oferece o acesso a informações como tempo de vida de cada material e código de compra, tudo isso com muita praticidade e intuitividade. Bacana, né?

Por que a LabBIM trouxe esse conhecimento para casa?

Segundo Rodrigo, o time já tinha uma noção das vantagens que ela trazia. Inclusive, existe até uma tendência no mercado de usar a metodologia BIM, por ela ser obrigatória em alguns tipos de obra. Porém, não foi só por isso que implementamos seu uso por aqui, viu? 

“A BIM ajuda a melhorar a qualidade da entrega e produtividade de todas as pessoas envolvidas”, explica. O Raphael ainda faz uma comparação envolvendo essa inovação: “é como se estivéssemos construindo o empreendimento digitalmente ”. 

Durante nosso papo, Aline também explicou que essa implementação realmente levou nossos projetos para o próximo nível. Afinal, quando comparamos essa metodologia com a que usávamos anteriormente, nós contávamos um método bem menos produtivo. 

Já com a BIM, trouxemos assertividade e ajuda em todas as etapas da construção do projeto. Muito melhor, não é? 

O jeito Tenda de inovar

Antes da metodologia BIM, nossos projetos eram feitos em 2D. Ou seja, janelas, paredes e portas eram resumidas a linhas bem simples e de difícil visualização. Além disso, não apresenta nenhuma informação sobre os materiais ou código de compra. Rodrigo conta que agora, com a BIM, é possível clicar nos elementos e saber dimensão, material, durabilidade, nome do fornecedor, código para compra e outros dados valiosos para o projeto. 

“Quem tem mais dados sai na frente. Então, a metodologia BIM tem um impacto que vai muito além de ser um mero 3D”, ele acrescenta. E essa inovação é de grande escala: a Michelle nos lembra que aqui na Tenda cerca de 600 pessoas são beneficiadas pelo BIM, seja no momento de analisar ou desenhar o projeto.

“São centenas de funcionários envolvidos na aplicação da tecnologia”, ela elucida. E para ajudar todo mundo aqui da Tenda a conhecer e entender melhor o BIM, nossa squad produziu um vídeo fantástico, com atuação digna de Hollywood, viu? Confira:

Já pensou em ser uma dessas 600 pessoas que transformam o mercado da construção civil? Se a sua resposta foi sim, aqui pode ser o lugar certo para você. Inscreva-se na nossa página de carreiras para construir um  futuro recheado de inovação com a gente!

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.