Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

5 DICAS DE LINKEDIN PARA VOCÊ QUE ESTÁ COMEÇANDO A CARREIRA

#JeitoTendaDeSer

30/08/21

Você sabia que o LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo? Pois é, em 2017 a marca anunciou ter 500 milhões de usuários conectados em mais de 200 países. Já em 2021, eles alcançaram 55 milhões de empresas cadastradas e mais de 14 milhões de vagas. São muitas oportunidades, né? E para te ajudar a aproveitá-las ao máximo, separamos dicas de LinkedIn especialmente para você que está começando.

Confira 5 dicas que irão te ajudar a deixar o seu perfil pronto para os recrutadores e recrutadoras que irão visitá-lo:

1.Tenha um perfil campeão

Logo quando você cria uma conta no LinkedIn, a própria rede social te incentiva a ter um perfil campeão. Ou seja, um perfil que tem todos os detalhes necessários para que qualquer pessoa que o visite entenda qual é o momento atual da sua carreira. Além disso, perfis campeões costumam aparecer primeiro quando recrutadores e recrutadoras pesquisam sobre uma determinada área ou cargo. Vale a pena, né?

E o melhor é que para conseguir esse selo você só precisa preencher os seguintes detalhes:

  • foto de perfil;
  • o título, que fica logo abaixo do nome;
  • cidade, estado e país de residência;
  • a sessão “sobre”, que fica abaixo da foto;
  • as experiências profissionais;
  • a formação acadêmica;
  • as licenças e/ou certificados.

2. Capriche no seu título e descrição

O seu título e sua descrição — sessão também conhecida como “sobre” — merecem uma atenção especial. Esses campos apresentam sua trajetória profissional até aqui e dão uma ideia sobre quem é você, do que você gosta e quais os seus objetivos para o futuro. Não precisa escrever nada muito longo, ok? Foque nos detalhes que realmente importam.

No título é interessante destacar sua função (caso já trabalhe), formação e alguns dos principais temas que você já domina. Lembre-se que logo depois do seu nome é essa informação que as pessoas vão ver no seu perfil, então vale preencher com carinho e tentar não passar de uma linha.

Já na descrição você tem um pouco mais de espaço para contar sobre a sua carreira, apresentar as suas conquistas, falar um pouco sobre as suas habilidades e o que você mais gosta ou gostaria de fazer no ambiente profissional.

Sabemos que no começo da carreira pode parecer que não tem muita coisa para contar, mas saiba que adicionar essas informações mais básicas já fará toda a diferença para o recrutador ou recrutadora que olhar o seu perfil.

Com esses campos bem preenchidos, o seu perfil vai ser encontrado com mais facilidade por pessoas recrutadoras. Tudo o que mais queremos quando estamos começando a nossa jornada profissional, né?

3. Invista na foto de perfil

Para começar, a sua foto precisa ser atual, mostrar bem o seu rosto e estar em boa qualidade. Na hora de tirar a foto, é importante ter cuidado com o que vai aparecer no fundo, vestir uma roupa confortável e não fazer poses ou expressões forçadas. Acredite, esses detalhes fazem toda a diferença.

Inclusive, temos uma dica para te ajudar nessa missão: existe um site chamado Snapper que usa inteligência artificial para classificar diferentes aspectos da sua foto. Ele faz uma análise da sua imagem e dá sugestões do que pode melhorar no sorriso ou na iluminação, por exemplo. Por conta disso, usá-lo pode te dar uma boa noção da impressão que a sua foto vai passar na rede.

4. Conte a sua história

Esse é o momento de mostrar por onde você passou, o que você aprendeu e fez em cada um desses lugares. Nos campos de experiência profissional, estudos, projetos pessoais e experiências voluntárias, você vai construir uma linha do tempo da sua bagagem prática e teórica.

Tire um tempinho para pensar nas experiências que mais fazem sentido para os seus objetivos de carreira e aproveite o espaço para escrever um pequeno texto que mostre como você colaborou em cada lugar que passou. Caso não tenha experiências profissionais ainda, não se preocupe! Vale aproveitar os outros campos para mostrar um pouco da carreira que você está começando a construir.

Dentre as dicas de LinkedIn que trouxemos aqui, essa pode ser a mais desafiadora, porém vale a pena, ok? Então não deixe o desafio de falar sobre si mesmo(a) te travar.

5. Trabalhe sua rede de contatos

Nossa última dica de LinkedIn é indispensável, afinal, o networking é um dos pontos mais fortes dessa rede social. Sendo assim, vale super a pena aproveitar esse espaço virtual para adicionar profissionais que você admira e seguir empresas que te inspiram.

Você pode usar grupos e até mesmo postagens para se aproximar de pessoas e nutrir contatos. Aqui também é interessante pensar nos seus planos para o futuro, enquanto profissional, para adicionar pessoas que realmente façam sentido e que publiquem conteúdos que te inspirem a se desenvolver cada vez mais.

Curtiu as nossas dicas de LinkedIn? Esperamos que cada uma delas te ajude a dar os primeiros passos nessa fase super importante da sua vida! E se você estiver em busca da primeira oportunidade da sua carreira, aproveite para nos seguir no LinkedIn e cadastrar o seu currículo em nosso banco de talentos.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.