Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Você sabe o que é IPTU?

Trilha da Conquista

31/01/17

Vem aprender com a gente o que é IPTU, como é calculado e para que serve.

No começo do ano é comum ouvir o pessoal falando que precisa pagar o IPTU. Mas você sabe o que é? Continue lendo, a gente te explica.

O IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano e é cobrado de todas as pessoas que possuam uma propriedade imobiliária urbana. Entende-se por propriedade apartamento, casa, sala comercial ou qualquer tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada.

Mas o que é uma região urbana?
É uma localidade que oferece um conjunto de habitações básicas como abastecimento de água, sistema de esgotos sanitários, rede de iluminação pública, escola primária e posto de saúde a uma distância máxima de 3 km e um calçamento com canalização de águas pluviais.

Como se calcula o IPTU?
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel, ou seja, o preço pelo qual um bem é comercializado com pagamento à vista em condições normais do mercado. Então, multiplica-se o valor venal do imóvel pela respectiva alíquota, já definida pelo município.

O que pode influenciar no valor do imposto?
Alguns fatores: tamanho do terreno e da área construída, localização e acabamento do imóvel são alguns dos fatores que podem determinar o valor do IPTU.

Mas qual o papel do IPTU?

Assim como outros impostos, o IPTU desempenha função social muito importante. Além de obter recursos financeiros para o governo e controlar os preços das propriedades, ele também evita que imóveis sejam mal utilizados/abandonados. Quando isso acontece, o valor do imóvel se eleva como tentativa de estimular que o seu dono o venda.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.