VISTORIA DO IMÓVEL: SAIBA TUDO SOBRE ESSA IMPORTANTE ETAPA

31 de março de 2021

Guia da Tenda

A casa própria ainda é sonho para a maioria dos brasileiros e a compra de imóveis na planta é uma das alternativas. Porém, antes da aguardada entrega das chaves, é preciso dedicar atenção à etapa da vistoria. Por isso, preparamos este post explicando melhor o que é a vistoria de imóvel e o que você deve avaliar. Confira!

Loja Virtual Tenda | Blog da Tenda
Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda
Eu Indico a Tenda | Programa de Indicação | Blog da Tenda
Simulador de Financiamento | Simulador Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda

O que é a vistoria de imóvel e porque ela é tão importante?

Foto de uma mulher com uma lista e caneta | Saiba tudo sobre vistoria | Guia da Tenda | Blog da Tenda

A vistoria é o momento em que o comprador verifica pela primeira vez o aparamento pronto. Ele deve analisar detalhes estruturais e de acabamentos, visando comprovar se ele está em condições de uso.

Portanto, essa é uma etapa essencial para evitar surpresas desagradáveis e garantir que tudo está de acordo com o acertado em contrato. Para ter uma ideia melhor sobre o que avaliar e o que fazer nesse dia, veja nossas dicas a seguir.

O que é preciso fazer no dia da vistoria?

Uma vistoria realmente bem-feita requer tempo e bastante atenção. Por isso, a primeira dica é escolher um dia tranquilo para se dedicar à essa tarefa. Quando o momento chegar, tente deixar a ansiedade um pouco de lado e faça uma vistoria rigorosa, sem deixar nenhum detalhe de fora.

Além disso, procure ser pontual. Essa etapa costuma ter um horário limite para cada morador. Então, qualquer atraso pode prejudicar tanto a sua vistoria quanto a dos seus futuros vizinhos.

Não é preciso muito preparo para realizar uma vistoria completa. Na verdade, a principal orientação é criar uma lista de tudo o que está especificado no memorial descritivo para, em seguida, fazer a checagem, item a item, com bastante atenção. O memorial descritivo é um documento obrigatório para todas as obras, que deve conter todas as informações sobre uma construção e disponibilizado para os compradores, até mesmo de maneira digital.

Logo, é essencial incluir na sua lista todos os pontos citados no memorial e manter o documento com você, para que fique fácil tirar qualquer dúvida que possa surgir. Vale lembrar que um representante da empresa responsável pela obra ou corretor estará presente no dia, para conduzir o processo e responder qualquer questionamento.

Agora que você já sabe como se preparar, confira abaixo o que é preciso verificar no seu novo lar!

Quais itens do imóvel devem ser conferidos?

A vistoria é feita cômodo por cômodo, enquanto o representante explica os detalhes técnicos. Os principais itens aos quais você deve se atentar são:

Pintura e textura

Esses são elementos básicos que devem ser analisados. Olhe com atenção todas as paredes e os tetos, a fim de detectar defeitos no reboco, na pintura ou em qualquer outro tipo de acabamento indicado no memorial. Aqui, vale lembrar que o morador poderá pintar e mudar o imóvel após a mudança, então prepare a criatividade!

Tomadas e interruptores

É importante conferir se os objetos estão em bom estado. Veja também se todas as tomadas estão identificadas com sua voltagem e se elas, assim como os interruptores e pontos de luz, estão localizados corretamente.

Janelas

Abra todas as janelas e teste os fechos. Preste atenção ao máximo de detalhes possíveis e verifique também as entradas de luz e circulação de ar.

Portas e batentes

Abra e feche todas as portas e procure observar também o acabamento. Lembre-se de verificar as fechaduras, afinal, a segurança é parte importante da decisão de encontrar um novo lar.

Pisos, azulejos e rejuntes

Verifique o piso e observe se existem azulejos quebrados, arranhões, manchas, falhas ou outros defeitos, pois eles devem constar na vistoria. Confira ainda o nível da massa corrida, o estado dos rejuntes e o nivelamento das soleiras e dos acabamentos entre um piso e outro.

Pias e torneiras

É muito importante checar o funcionamento de torneiras e descargas, atentando-se para a ocorrência de vazamentos. Por isso, deixe a água correr por um tempo e preste atenção em como ela flui pelo encanamento.

Para finalizar, lembre de registrar toda a vistoria. Tire fotos, leve um caderninho e coloque aquilo que não está bom. Não tenha medo de ser exigente, afinal é a sua futura casa e ela deve estar em perfeitas condições para receber você e sua família.

Quais são os próximos passos?

Após o processo, caso o morador encontre algum problema, é preciso avisar o representante. Dependendo do item, o obstáculo pode ser resolvido na hora ou então em um prazo de 30 dias, seguido de uma nova vistoria. Se tudo estiver correto, o morador assina o Termo de Vistoria e o apartamento é lacrado. Aí então é só aguardar o dia da entrega do empreendimento e o recebimento das chaves!

Para saber mais sobre a vistoria dos empreendimentos Tenda, é só assistir os vídeos que preparamos sobre o tema. Aproveite pra se inscrever no nosso canal do YouTube e não perder nossos conteúdos!

Agora, se você já está pensando em como montar seu novo lar, que tal acompanhar as ideias e dicas de decoração que divulgamos nas nossas redes sociais? Você pode conferir a página da Construtora Tenda no Facebook e também no Instagram! Te esperamos por lá!

Loja Virtual Tenda | Blog da Tenda
Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda
Eu Indico a Tenda | Programa de Indicação | Blog da Tenda
Simulador de Financiamento | Simulador Minha Casa Minha Vida | Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.