Saiba qual é a idade máxima para financiar um imóvel

21 de novembro de 2019

Guia da Tenda

Quem deseja comprar um apartamento precisa levar em conta a idade máxima para financiar um imóvel — em certos casos, ela pode prejudicar ou, até mesmo, inviabilizar a aprovação do financiamento.

Loja Virtual Tenda

O levantamento mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve a tendência de crescimento da expectativa de vida dos brasileiros. A atual média de idade no país é de 76 anos. Entre os mais velhos, muitos têm as suas próprias fontes de renda e fazem questão de preservar a sua independência, o que aumenta o interesse na compra da casa própria. O problema é que alguns desconhecem qual a idade máxima para financiar um imóvel. E, por conta disso, podem ter o crédito imobiliário negado, sendo obrigados a abrir mão do seu maior sonho.

A boa notícia é que não precisa ser assim. Neste post, vamos mostrar como é calculado o limite de idade e quais são as principais regras para os idosos conseguirem contratar um financiamento imobiliário. Para saber mais, continue a leitura!

Por que existe limite de idade para fazer um financiamento?

O financiamento imobiliário nada mais é do que um empréstimo para a compra de um imóvel. Porém, as regras do crédito imobiliário variam de acordo com o perfil do solicitante.

Não basta a pessoa comprovar renda, apresentar toda a documentação e estar em dia com os sistemas jurídico e fiscal para ser, automaticamente, habilitada a contratar um financiamento. É preciso, ainda, que a sua idade, somada ao tempo para quitar o saldo devedor, não ultrapasse 80 anos e 6 meses.

Dessa forma, para obter um financiamento de 35 anos, o limite de idade é aos 45 anos. Se um solicitante até essa faixa etária conseguir comprovar para a instituição credora que o valor das parcelas não compromete mais do que 30% da sua renda familiar, o financiamento em 420 parcelas é aprovado.

Qual é a idade máxima para financiar um imóvel?

Homem fala sobre documentos com mulher idosa | Idade máxima para financiar um imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Para facilitar o entendimento, é melhor falar em período do que em idade. Na prática, o período máximo para financiar um imóvel é 80 anos e 6 meses. Ou seja, a última parcela do financiamento — a qual quita o imóvel — nunca pode passar dessa data.

Falar em período faz mais sentido porque a condição do financiamento é calculada a partir da soma da idade do comprador com o prazo do empréstimo habitacional. É esse resultado que, logicamente, não pode ultrapassar 80 anos e 6 meses.

Assim, quem deseja adquirir um imóvel usando o prazo máximo de financiamento oferecido pelo programa Minha Casa, Minha Vida (420 parcelas ao longo de 35 anos), tem que fazer o contrato com a Caixa Econômica Federal até os 45 anos e seis meses de idade. A partir de então, o prazo começa a cair e o valor das prestações, em contrapartida, a aumentar.

Por exemplo: uma pessoa com 60 anos de idade consegue financiar um imóvel por, no máximo, 20 anos e 6 meses (ou seja, em 240 vezes). Já quem tem 70 anos de idade, tem somente 10 anos e 6 meses (totalizando 120 prestações).

Quais são as regras do parcelamento para os mais velhos?

Quem faz um financiamento imobiliário, independentemente da idade, precisa contratar um seguro habitacional. Essa apólice serve para quitar a dívida do segurado, relativa ao saldo devedor, na ocorrência de um sinistro.

Acontece que o cálculo das taxas do seguro segue uma lógica implacável: quanto mais idoso o comprador de um imóvel, maiores os valores das taxas. Assim, as parcelas pagas pelos mais velhos são, inevitavelmente, mais caras.

As instituições financeiras entendem que, quanto mais avançada a idade, maiores os riscos de morte, de invalidez permanente ou, no mínimo, da diminuição das fontes de renda, geralmente por conta dos gastos com saúde. Por isso, o seguro imobiliário fica mais caro conforme os anos passam.

De acordo com a Resolução CNSP nº 205, da Superintendência de Seguros Privados (Susep), as instituições financeiras têm que aceitar as coberturas de clientes cuja idade somada ao tempo de financiamento resulte em até 80 anos e seis meses. Além disso, o contrato do seguro precisa ter o mesmo prazo de vigência do financiamento.

Por que os mais velhos têm que comprovar uma renda maior?

Como explicado, quanto maior a idade do cliente, maiores as taxas de juros e o valor das parcelas. E o solicitante só consegue ter o financiamento aprovado se provar que tem capacidade para arcar com as prestações determinadas pelo credor.

Portanto, mesmo quando se tratam de imóveis semelhantes, os mais velhos precisam comprovar ter uma renda maior em comparação aos mais jovens, pois têm que mostrar que são capazes de pagar as parcelas mais altas do financiamento. Infelizmente, a idade joga contra o crédito imobiliário. Por isso, quanto antes começar a pagar o seu apartamento, melhores as condições.

Para a maioria dos bancos, essas prestações devem comprometer, no máximo, 25% dos ganhos mensais dos clientes. No caso da Caixa Econômica Federal, como o reajuste das parcelas é feito pelo sistema Sacre, aceita-se o comprometimento de até 30% da renda no início do financiamento.

Como fazer quando as parcelas parecem ser inviáveis?

Casal idoso analisando papeis | Idade máxima para financiar um imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Existem algumas opções. O solicitante pode usar as suas economias, incluindo o dinheiro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), como entrada. Desse modo, consegue abater o valor que precisa ser financiado.

Afinal, a diferença entre a entrada e o preço do imóvel é o valor do financiamento. Para saber quanto você precisa dar de entrada para que tudo caiba no seu bolso, vale a pena fazer uma simulação de financiamento.

Também é possível comprar o imóvel com outra pessoa, para compor a renda. Assim, as chances de o financiamento ser aprovado aumentam. É importante destacar que a idade considerada no cálculo das condições do contrato será sempre a do mais velho.

Assim, é essencial ter cuidado na hora de contratar um empréstimo imobiliário, pois as parcelas precisam se adequar ao orçamento familiar. Como o valor das prestações é previamente definido, avalie-as com atenção, para não ser surpreendido no futuro. Agora que você entendeu qual a idade máxima para financiar um imóvel, não adie a compra do seu apartamento. Quanto antes o contrato for assinado, maior o prazo e menores os juros!

Se você faz parte do grupo dos mais velhos ou conhece quem esteja passando por uma situação como essa, entre em contato conosco. Nossa equipe de atendimento está pronta para tirar as suas dúvidas e ajudar a realizar o seu sonho!

Loja Virtual Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Uma resposta para “Saiba qual é a idade máxima para financiar um imóvel”

  1. Osmar Roque Zerbato disse:

    Tenho 60 anos e 6 meses
    Ganho 2.44o mais aposentado + 1.260 estes com comprovante de renda premenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(1) Comentários
  • Osmar Roque Zerbato

    Tenho 60 anos e 6 meses
    Ganho 2.44o mais aposentado + 1.260 estes com comprovante de renda premenda.

Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.