Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

O QUE É E PARA QUE SERVE O SIMULADOR HABITACIONAL?

Trilha da Conquista

14/08/19

Comprar uma casa ou apartamento pagando à vista é uma opção distante para a maioria dos brasileiros. Por isso, muitas pessoas utilizam o financiamento imobiliário, que permite pagar o imóvel parcelado. Para descobrir uma estimativa do valor da prestação do seu futuro lar, é só utilizar um simulador habitacional, uma ferramenta muito simples de usar.

Fazer essa simulação antes de decidir comprar um apartamento é de extrema importância. Isso porque ela ajuda na decisão de qual é o melhor financiamento para você, que se encaixa nas suas necessidades e no seu bolso.

O que é o simulador habitacional?

O simulador habitacional é uma ferramenta que permite verificar todas as possibilidades de financiamento antes de fechar negócio. Você pode utilizar quantas vezes quiser e testar diferentes cenários. Além disso, se for um simulador Minha Casa Minha Vida, você ainda descobre se tem direito ao subsídio e qual é o valor.

Para usar o simulador habitacional você precisa colocar algumas informações básicas como a sua idade, renda, se possui FGTS, se deseja compor renda com outras pessoas, entre outros. Com base nesses dados, o software faz os cálculos e mostra o resultado, como o custo total do financiamento e o valor aproximado das parcelas.

Quais são as vantagens de usar o simulador habitacional?

Sentada em uma mesa, mulher segura documento enquanto avalia informações no notebook | Simulador de Imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

A principal vantagem de usar um simulador de financiamento imobiliário é descobrir qual é o valor médio que você precisará pagar mensalmente para conquistar a sua casa própria. Com essa informação fica mais fácil fazer um planejamento e organizar esse novo custo com as contas que você já tem.

Em resumo, você visualiza com mais facilidade como precisa organizar o seu salário. Quais são as despesas que podem ser reduzidas ou cortadas, como você pode fazer uma reserva de emergência e se será necessário conseguir uma renda extra.

No entanto, tenha em mente que, além da mensalidade, podem existir outros custos como o valor de entrada, taxas da construtora ou imobiliária, documentação, gastos com manutenção e decoração. Por isso, utilize o simulador quantas vezes precisar e faça um planejamento detalhado para evitar imprevistos.

Como funciona o financiamento imobiliário?

Sem dúvidas, o financiamento imobiliário é uma das melhores opções para quem não consegue pagar uma casa ou apartamento à vista. Com toda a certeza, esse é o principal motivo que leva muita gente a optar pelo financiamento, a possibilidade de poder pagar em um longo prazo, até 35 anos.

No financiamento, você pegará um valor emprestado com uma instituição financeira e, de acordo com o contrato firmado, terá um prazo para pagar o montante. Hoje em dia, há vários modelos de financiamento imobiliário, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Desenvolvido pelo Governo Federal, ele utiliza recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), com taxa de juros de até 12% ao ano.

Outro programa bastante popular é o Minha Casa Minha Vida. Criado em 2009, ele já ajudou a realizar o sonho da casa própria de mais de 20 milhões de pessoas, principalmente de famílias consideradas de baixa renda. Com o financiamento MCMV, você pode pagar em até 360 vezes, usar o FGTS para a amortizar as parcelas e receber o benefício do subsídio, dependendo da faixa de renda que você se enquadrar.

Quais são os benefícios de financiar um imóvel?

A primeira vantagem — e, talvez, a mais importante — é a possibilidade de sair do aluguel. Ou seja, você deixará de gastar dinheiro com um imóvel que não é seu, para investir na sua casa própria.

Outro benefício do financiamento é poder pagar em muitas prestações. Como a grande maioria das pessoas não tem dinheiro para comprar um imóvel à vista, optando pelo parcelamento tudo fica mais fácil.

Além disso, você pode usar o seu FGTS para pagar as parcelas e amortizar o custo do imóvel. Obedecendo as regras determinadas sobre o uso do Fundo de Garantia, é possível, inclusive, reduzir os valores pagos mensalmente e possibilitar que o acesso à casa própria ocorra de uma forma ainda mais facilitada.

É melhor financiar um imóvel pronto ou na planta?

Sentada no chão da sala ao lado de documentos e com o notebook no colo, jovem mulher faz contas em uma calculadora | Simulador de Imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

O financiamento imobiliário permite que você compre tanto um imóvel novo e pronto, quanto na planta, isto é, que ainda será construído. A vantagem do apartamento pronto, é que você pode se mudar assim que fechar o negócio. Em contrapartida, uma residência nova geralmente tem um custo maior quando comparada a opções na planta.

Já um imóvel na planta é mais indicado para quem não têm urgência em se mudar. Os apartamentos na planta são mais baratos, já que ele passará a se valorizar após concluído. Outro benefício é o pagamento do financiamento, que só começa quando o empreendimento estiver pronto.

Além disso, ao financiar um apartamento na planta, você terá a certeza de que receberá um imóvel novo. Isso também precisa ser considerado, já que ele passará a contar com uma garantia por parte da construtora que realizou a obra.

Ao optar por uma empresa séria, você terá a segurança de que qualquer problema estrutural ou resultante da construção será resolvido, desde que esteja dentro da cobertura da garantia — que, normalmente, é de cinco anos. Isso acaba sendo uma tranquilidade extra e deve ser levada em conta durante a decisão de compra.

Por fim, se você quer sair do aluguel, dê o primeiro passo e faça uma simulação de financiamento. Com o simulador da Construtora Tenda você descobre o valor das parcelas do apartamento e se tem direito ao benefício do subsídio do programa Minha Casa Minha Vida.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.