FINANCIAMENTO PARA APOSENTADO

3 de fevereiro de 2021

Guia da Tenda

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, outras prioridades como a educação dos filhos e gastos com saúde, acabam adiando a realização dessa conquista. E infelizmente, muitas pessoas desistem por concluir que não tem renda suficiente, pela idade ou por ser aposentado.

Loja Virtual Tenda

Antes de mais nada, não desista do sonho de ter um imóvel próprio. Busque conhecer todas as suas possibilidades. Em primeiro lugar, confira as vantagens e os benefícios dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida. Em segundo lugar, faça uma simulação de financiamento para descobrir se você tem direito ao subsídio ou se cadastre na Loja Virtual Tenda para encontrar o apartamento que cabe no seu orçamento.

Se você é aposentado, quer conquistar o seu cantinho, mas tem dúvidas sobre financiamento imobiliário, o conteúdo abaixo pode te ajudar.

O aposentado pode financiar um imóvel?

Foto de um casal de idosos usando um notebook | Financiamento para aposentados | Blog da Tenda

Sim, todo aposentado pode financiar um imóvel, desde que tenha a renda familiar necessária. Por exemplo, para financiar uma casa ou um apartamento pelo Minha Casa Minha Vida, é preciso se encaixar em uma das quatro faixas de renda do programa.

Como funciona o financiamento para aposentados?

O financiamento imobiliário não possui um processo diferente para os aposentados. Todo aposentado precisa comprovar renda e ter o crédito analisado pelo banco. Porém, alguns pontos precisam ser analisados com atenção, para garantir um bom planejamento e evitar imprevistos.

Prazo de pagamento

Normalmente, um financiamento imobiliário pode ser quitado em até 420 vezes, 35 anos. Mas, o número de parcelas é diferente para quem possui mais de 60 anos. Para essa idade, o prazo máximo de pagamento é de 20 anos, que somam 240 prestações. Já para pessoas com mais de 70 anos, o financiamento é feito em até 120 parcelas, 10 anos.

Em resumo, quanto maior a idade, menor será o prazo de pagamento. E com um prazo mais curto, as parcelas do financiamento se tornam mais caras. Só para ilustrar, esses prazos de pagamento foram definidos com base na expectativa de vida dos brasileiros, que é em média 76 anos.

Taxas de juros

As taxas de juros podem ter grandes variações de um banco ou instituição financeira para outro. Além disso, também podem se diferenciar entre construtoras. Por isso, analise todas as suas possibilidades até encontrar a que melhor se encaixa no seu orçamento.

Seguro

Entre as taxas de juros do financiamento imobiliário está o Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP). Este seguro é obrigatório, pois atua como uma garantia para os bancos e instituições financeiras. O valor muda de acordo com a idade, logo, quanto maior for a idade, maior será o valor.

Tipos de financiamento

Existem diferentes tipos de financiamento disponíveis no mercado. Por exemplo, os programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida e os financiamentos feitos direto com os bancos e construtoras. Durante a sua pesquisa, compare todas as taxas de juros, os benefícios e as facilidades que cada instituição oferece.

Quanto um aposentado pode financiar?

Foto de um casal de idosos analisando uma planta baixa de apartamento | Financiamento para aposentado | Blog da Tenda

O valor que um aposentado pode financiar depende da sua renda familiar. Além disso, existem outros fatores que podem influenciar, como o valor de entrada, se você irá financiar o imóvel sozinho ou irá compor renda com outra pessoa, se você possui saldo do FGTS, entre outros.

De forma geral, os bancos financiam até 80% do valor do imóvel. E as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda.

Por fim, se você é aposentado e quer conquistar a sua casa própria, fale com a gente. Nós iremos analisar o seu caso e buscar um apartamento Tenda que encaixa no seu bolso. Ao longo dos nossos mais de 50 anos de história, já entregamos cerca de 120 mil apartamentos. Acredite, o próximo pode ser o seu!

 

Loja Virtual Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.