NEGATIVADO: É POSSÍVEL FINANCIAR UM IMÓVEL COM O NOME SUJO?

14 de junho de 2018

Guia da Tenda

Sem dúvida, o financiamento é uma das formas mais acessíveis para conquistar a casa própria, pois você não precisa juntar o valor total do imóvel para conseguir comprar um. Antes de mais nada, é necessário checar quais são os critérios exigidos pelo banco para a aprovação de crédito. Confira se estar negativado, ou seja, com o nome sujo, impede a compra de uma casa ou apartamento. 

Loja Virtual Tenda

O que significa negativado?

Negativado significa que uma pessoa está com o CPF ou CNPJ registrado em algum órgão nacional de proteção ao crédito por uma dívida que não foi paga. Por exemplo, quem está com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ou Serasa, está com o nome sujo. Bem como com restrição de crédito.

Como saber se meu nome está sujo?

Foto de uma mulher jovem com notebook | Negativado | Blog da Tenda

Para descobrir se você está negativado, é só acessar os sites oficiais dos órgãos nacionais de proteção ao crédito. É importante lembrar que cada órgão possui a sua base de dados. Portanto, a mesma dívida pode não estar cadastrada em todos eles.

SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)

Tanto no site do SPC, quanto no aplicativo, você pode checar gratuitamente a situação do seu CPF. Por uma questão de segurança, é necessário fazer um cadastro antes de conferir a informação. 

SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)

Para checar o seu CPF, acesse o site do SCPC gratuitamente. Faça seu cadastro e consulte as informações quantas vezes quiser.

Serasa

O Serasa permite consultar gratuitamente o CPF direto no site ou pelo aplicativo. Para garantir a segurança do usuário, é preciso fazer um cadastro.

Quais são as restrições de crédito além de estar negativado?

Em resumo, a aprovação do crédito analisa outros tipos de restrições além do nome sujo como: 

  • Emissão de cheques sem fundos

Esse tipo de restrição é feita pelo Banco Central, que recebe dos outros bancos a informação da devolução recorrente de cheques. Quando isso ocorre, o inadimplente é incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), que é visível a qualquer instituição financeira ou banco.

  • Pendências na Receita Federal e no INSS

Isso inclui problemas na entrega da Declaração de Imposto de Renda, o não pagamento de certos impostos, incluindo-o no campo da Dívida Ativa da instituição e, até mesmo, problemas cadastrais no CPF.

  • Inclusão no SPC e Serasa

Ao deixar de pagar algum produto ou serviço, a pessoa é incluída em uma lista de restrição de crédito.

É possível financiar um imóvel com o Minha Casa Minha Vida mesmo negativado?

Foto de um casal recebendo a chave da casa própria | Financiamento para negativado | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Depende. Se você quer comprar um apartamento direto com uma construtora ou com o banco você não irá conseguir a aprovação do crédito. Pois estar com o nome sujo impede a liberação do financiamento.

Entretanto, quem integra a faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida pode conseguir, mas é preciso buscar informações sobre todas as regras e analisar especificamente o seu caso. A faixa 1 é direcionada para famílias que possuem uma renda mensal bruta de até R$ 1.800. Normalmente esse grupo é atendido apenas pelas prefeituras. Construtoras como a Tenda atuam apenas nas faixas 1,5 e 2 do programa. Portanto, para conquistar o seu apartamento com a gente, é necessário limpar o seu nome antes de solicitação uma análise de crédito para o financiamento.

Se o meu marido ou esposa estiver negativado, atrapalha o financiamento?

Comprar um bem como uma casa ou apartamento, é algo que costuma somar a renda do casal. Por isso, ao financiar um imóvel, o seu marido ou esposa, bem como as outras pessoas que irão compor renda com você, não podem estar com o nome sujo, pois pode atrapalhar a aprovação do crédito.

Estou negativado, posso usar o meu FGTS?

Não existem restrições à utilização do FGTS por quem tem o nome sujo. Entretanto, por conta das restrições no CPF, é possível que seu pedido de financiamento junto às instituições financeiras seja negado.

O financiamento com nome restrito pode ser impedido dependendo das condições de compra do imóvel ou pela sua renda. Nesse caso, a dica é tentar negociar as suas dívidas e também das pessoas que irão compor renda com você. Fique atento as campanhas do governo para limpar o seu nome, procure o banco ou a empresa da sua dívida e tente negociar. O quanto antes você tentar resolver, menor serão os juros e multas.

E continue acreditando, conquistar a casa própria é possível. Com foco, determinação e planejamento, você é capaz de realizar esse sonho.

Por fim, se você ainda tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente, ficaremos muito felizes em ajudar!

Loja Virtual Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato.

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.