FESTA DE CASAMENTO OU APARTAMENTO: O QUE PRIORIZAR?

Guia da Tenda

Antes de mais nada, é preciso saber quanto você está disposto a pagar. É necessário considerar também qual é o tipo e o tamanho de festa de casamento que tem em mente, já que quanto maior o evento, mais alto será o gasto. O mesmo pensamento vale para o tipo de apartamento que você planeja comprar.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Se a sua situação financeira não permite excessos, pode ser melhor priorizar apenas uma opção. Mas isso não quer dizer que você precisa abandonar seus sonhos! Com planejamento, moderação e muito foco é possível atingir os dois objetivos ao mesmo tempo. Não sabe como? Continue lendo e confira as nossas dicas!

A prioridade é a festa de casamento

Decoração de mesa de convidados | Festa de casamento | Blog da Tenda

Em primeiro lugar, não existe escolha certa ou errada e sim aquela que vai te deixar mais feliz. Se você priorizar a festa de casamento, é importante pesquisar o custo de todos os detalhes para organizar o seu orçamento. E ter em mente que pode ser preciso adiar por um tempo a conquista da casa própria.

O planejamento de uma festa de casamento requer um bom tempo de preparação, às vezes até mais de um ano. O primeiro passo é definir a data e, então, verificar a disponibilidade do local e dos fornecedores. Como esse é um setor bastante concorrido, tudo precisa ser reservado com uma boa antecedência. Já nessa arrancada inicial, uma boa quantia deverá ser desembolsada, como forma de entrada para a reserva dos serviços.

Definida a data e o local, é preciso pensar nos demais detalhes da festa, como comidas, bebidas, decoração, convites, vestido da noiva, look do noivo, buquê, bolo e uma infinidade de outros itens. Em resumo, organizar um casamento para que tudo transcorra da melhor forma possível exige mais que dinheiro. É necessário dedicação e planejamento.

O que fazer após a festa de casamento?

Depois de realizar o sonho de fazer uma festa de casamento, é o momento de começar a planejar a conquista da casa própria. É muito importante que os dois estejam focados no mesmo objetivo.

Sem dúvidas, vocês devem começar fazendo um planejamento financeiro, colocando no papel todas as despesas fixas como aluguel, condomínio, água, energia, gás, alimentação etc. Além disso, incluir os gastos com cartão de crédito e contas superficiais. Essa etapa é importante para analisar o que pode ser economizado ou cortado, visando conseguir guardar o máximo de dinheiro. Acredite, com planejamento e alguns cortes no orçamento é possível comprar um apartamento.

Uma dica é buscar financiamentos que facilitam essa conquista, como o programa Minha Casa Minha Vida. Esse projeto possui as taxas de juros mais baixas do mercado, permite compor renda com outras pessoas, usar o FGTS e ainda tem o benefício do subsídio.

Por fim, nesse período pós-casamento vocês devem focar na organização financeira, economizar e juntar um dinheiro.

A prioridade é a compra do apartamento

Foto de um casal segurando as chaves da casa própria | Festa de casamento ou comprar apartamento | Blog da Tenda

Se a prioridade do casal é ter uma casa própria e a festa de casamento pode acontecer em um outro momento, saiba que você pode estar seguindo um caminho mais fácil e seguro. E como já dissemos, priorizar uma coisa não significa abrir mão de outra.

Uma alternativa é usar parte da reserva financeira do casal para dar entrada no apartamento e usar o restante para fazer uma festa de casamento mais enxuta. Uma comemoração menor, os custos tendem a ser mais baixos e, consequentemente, impactam menos no orçamento do casal. Com isso, é possível financiar um apartamento e começar a vida a dois com uma grande e segura conquista.

Por ser um compromisso financeiro de longo prazo, assim como na organização da festa, é indispensável fazer um planejamento. Analisem quanto vocês podem pagar de entrada e nas prestações. E pesquisem os diferentes tipos de financiamento para descobrir o que melhor encaixa no orçamento.

Afinal, como fazer a escolha mais acertada?

Como visto, só o casal pode dizer qual é a opção mais certa, já que inúmeros fatores precisam ser levados em conta, principalmente em relação a realização dos sonhos. Mas, o que fica claro é que com planejamento e muito foco, é possível comprar um apartamento e realizar uma festa de casamento ao mesmo tempo, desde que ambos sejam compatíveis com a sua realidade financeira.

Por isso, é necessário sempre avaliar cada decisão criteriosamente, ver os cenários, os custos e fazer um bom planejamento. Sabendo o tipo de celebração que você quer e qual valor está disposto a investir, fica mais fácil organizar suas prioridades, seja ela a festa de casamento ou apartamento.

E se a ideia de comprar o apartamento parece boa para você, fale com a gente. Estamos prontos para te ajudar nesse momento tão importante e especial da sua vida! Felicidades!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.