Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

EXISTE IDADE IDEAL PARA COMPRAR UM IMÓVEL?

Trilha da Conquista

12/04/21

Qual a idade ideal para comprar um imóvel? Essa é uma pergunta que muita gente deve se fazer. Mas será que existe um número que indique que é o momento certo de investir em uma casa ou um apartamento próprio? Certamente, não.

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Se você encontrar um imóvel que agrade e caiba na sua renda, é hora de tomar uma decisão. Você deve levar diversos fatores em consideração, mas não a idade por si só. Lembre-se: não existe cedo ou tarde demais.

Por esse motivo, vamos explicar aqui no nosso post como você pode avaliar a sua disponibilidade financeira e suas demandas atuais para encontrar o momento ideal para essa compra. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Existe idade mínima para comprar um imóvel?

Jovem casal segurando chaves | Idade para comprar imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Sim, existe! O imóvel é um negócio sujeito às exigências da lei, como qualquer outro. Assim, de forma geral, é preciso ter mais de 18 anos para assinar os contratos de compra e venda e de financiamento.

É possível fazer isso antes? Tecnicamente, os jovens que forem emancipados dos pais podem assinar seus atos por conta própria.

No entanto, como geralmente a compra dos imóveis é feita por financiamento, alguns bancos estabelecem outras condições para reduzir o risco de inadimplência. Além disso, algumas exigências, como falta de renda estável, podem limitar o acesso ao financiamento.

Porém, com prazos de financiamento de imóveis cada vez maiores e prestações cada vez menores, o risco é menor. Por isso, muitos jovens já conseguem conquistar um imóvel próprio. Mas quando saber se é a hora certa?

O desejo de independência costuma ser o principal norte dos jovens que resolvem comprar seu próprio imóvel. Afinal, em determinado momento da nossa vida, há fatores que nos mostram que é preciso sair da casa dos pais para dar passos maiores, como:

  • já ter uma renda estável mensalmente e perceber que o investimento em um bem é uma forma de garantir um espaço para expressar toda sua individualidade, em que é possível colocar as próprias regras e tomar as próprias decisões;
  • estar em um relacionamento estável e entender que a relação somente pode crescer com uma maior independência.

Com um imóvel próprio, avanços relevantes, como o casamento, ficam muito mais seguros. Quer saber quais aspectos você deve considerar na hora da compra do imóvel? Então confira!

Disponibilidade financeira

Os financiamentos imobiliários comprometem parte da sua renda por algum tempo. Então, você precisa ter a segurança de que será capaz de arcar com o pagamento de todas as prestações. Caso contrário, o banco pode tomar o imóvel como uma forma de pagamento das suas dívidas.

Além disso, tenha em mente que não são apenas os custos relativos à compra do imóvel que virão todos os meses. Há também contas que são fixas, como:

  • IPTU;
  • água;
  • luz;
  • taxa de condomínio.

Para ajudá-lo a tomar uma decisão, há uma regra muito famosa entre os educadores financeiros, o método 20-30-50:

  • no máximo, 50% da sua renda deve ser dedicada a custos com moradia, como as despesas com financiamento e as contas;
  • os gastos variáveis, como prestações de móveis, viagens e alimentação fora de casa, devem ser inferiores a 30%;
  • os outros 20% devem ser utilizados como uma reserva financeira ou para ajudá-lo a conquistar objetivos de longo prazo.

Independência

Comprar um imóvel próprio demanda uma independência financeira dos pais e dos familiares. Eles podem até ajudá-lo a conquistar o sonho, contribuindo com uma parcela da entrada ou ajudando a mobiliar. No entanto, é preciso ter certeza de que a sua renda é capaz de manter todas as prestações do financiamento.

Planejamento

Antes de mais nada, é preciso lembrar que as melhores decisões são tomadas após bastante planejamento. Escolhas impulsivas frequentemente resultam em dor de cabeça.

Em relação a um imóvel isso é essencial, pois ele só será realmente seu após o pagamento da última prestação. Sem se planejar adequadamente, você pode se ver sem condições de arcar com o financiamento e acumular muitas dívidas.

Estabilidade no mercado de trabalho

Por fim, avalie o momento do mercado de trabalho. O financiamento é um compromisso fixo por alguns anos. Você deve se certificar se sua profissão ou se seu emprego atual permanecerão estáveis em cenários de curto e longo prazos.

Não é incomum que as pessoas tomem a decisão de financiar, mas se surpreendam com a perda da renda pouco tempo depois. Uma forma de evitar esse problema é fazer um investimento constante na própria carreira para ser sempre um profissional cobiçado no mercado.

Existe uma idade máxima para comprar imóveis?

Casal de idosos segurando chaves | idade para comprar imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Outro ponto que muita gente se questiona é se vale a pena comprar um imóvel depois de certa idade. Claro que sim! Um apartamento dos sonhos, por exemplo, pode fazer com que uma pessoa se sinta muito mais feliz durante a meia e a terceira idade.

Porém, alguns bancos podem estabelecer idades máximas para determinados prazos de financiamento. Há imóveis que são financiados em 30 a 40 anos. Por isso, vale a pena pesquisar e se informar!

Quais as formas de comprar um imóvel?

Há várias formas de adquirir um imóvel. No entanto, é preciso avaliar quais delas cabem no seu perfil. Confira:

Financiamento

É o parcelamento do valor do imóvel em prestações. Usualmente, os imóveis são parcelados em prazos superiores a dez anos. Em contrapartida, o cliente pode ter de pagar juros e taxas ao banco que liberou o crédito.

Consórcio

Aqui, o imóvel também é pago em prestações. No entanto, você não adquire o bem em si, como no financiamento. Você entra em um grupo que contribui com valores mensais como uma espécie de poupança. A cada período, alguns membros são sorteados e ganham uma carta de crédito. Com ela, você pode adquirir um imóvel.

À vista

Essa opção é bem rara entre os jovens. Afinal, exige que você tenha milhares de reais de reserva. Esses valores exigem uma economia por vários e vários anos.

Compre seu primeiro imóvel com a Tenda

Foto de uma mulher segurando as chaves da casa própria | Idade ideal para comprar um imóvel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Como você pôde ver, não existe essa história de “idade ideal para comprar um imóvel”. Quando a pessoa, em qualquer época da sua vida, percebe que tem disponibilidade financeira e estabilidade para adquirir o apartamento ou a casa própria, essa será a idade certa.

Quer saber como a Construtora Tenda pode ajudá-lo a conquistar o seu sonho de ter um imóvel? Acesse nossa Loja Virtual ou confira nosso Simulador de Financiamento. Você vai poder encontrar a opção que melhor se encaixa no seu orçamento!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.