Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMPRAR IMÓVEL NOVO OU USADO: QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Trilha da Conquista

24/10/19

Se você quer conquistar a casa própria, mas está em dúvida entre comprar um imóvel novo ou usado, nós separamos algumas informações que podem te ajudar.

Até a assinatura do contrato de compra, você precisa decidir uma série de fatores como, a forma de pagamento, se irá usar o seu FGTS, quanto consegue dar de entrada, se irá compor renda com outras pessoas, qual cidade e bairro quer morar, se será uma casa ou um apartamento e também se pretende comprar um imóvel novo ou usado. Este último pode parecer um detalhe, mas dependendo da sua escolha pode influenciar em todo o processo de compra.

Com o intuito de te ajudar a tomar essa decisão, separamos as vantagens e desvantagens de cada um, para você analisar qual é a melhor opção.

Comprar imóvel novo ou usado faz diferença?

Com toda a certeza existem diferenças entre comprar um imóvel novo ou usado. Essa escolha impacta diretamente na negociação, nas condições do financiamento e na obtenção da documentação. Sem dúvidas, é uma decisão que pode trazer vantagens e desvantagens à médio e longo prazo.

Por exemplo, dependendo do estado de conservação, os imóveis usados precisam de reformas e reparos. Já os imóveis novos raramente irão dar algum problema. Outro exemplo é a valorização, os imóveis novos adquiridos na planta, geralmente valorizam após serem entregues. Já alguns imóveis usados podem desvalorizar por conta da localização, da estrutura, entre outros motivos.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel?

Tanto os imóveis novos quanto os usados têm prós e contras, e conhecer todos esses detalhes é fundamental para fazer uma compra consciente e satisfatória. Para te ajudar, levantamos as informações mais importantes. Confira.

Vantagens de comprar um imóvel novo

Apartamento Tenda | Planta Baixa | Blog da Tenda

Os imóveis novos oferecem condições de financiamento facilitadas, principalmente quando adquiridos na planta. Além disso, algumas construtoras, como a Tenda, possuem parceira com o programa Minha Casa Minha Vida, deixando o financiamento mais acessível.

Em relação a estrutura, os empreendimentos novos tendem a ser mais modernos, com um melhor aproveitamento da planta. As janelas ficam em locais que valorizam a iluminação e a ventilação natural, melhorando o conforto térmico do ambiente.

Outra vantagens está nos canos e nas instalações elétricas novas e atualizadas. Isso significa que o risco de vazamento e de sobrecargas de energia é menor.

Também é preciso destacar a facilidade para decorar e personalizar todos os cômodos com o seu estilo, do jeito que sempre sonhou. Como a maioria dos empreendimentos é entregue com pisos e azulejos apenas nas áreas molhadas (banheiro, cozinha e lavanderia), você não precisa quebrar o apartamento todo para mudar os revestimentos e outros materiais de acabamento.

Em média, somente após três anos de uso é feita a primeira manutenção — geralmente, a pintura das paredes e tetos. Ou seja, imóveis novos dão menos dor de cabeça e gastos com reparos.

Por fim, condomínios novos têm uma infraestrutura mais completa do que antigos. Diferenciais como garagem, portaria, salão de festa, churrasqueira, playground, academia, entre outros itens de lazer, podem proporcionar mais segurança, conforto e comodidade para você e sua família.

Desvantagens de comprar um imóvel novo

A principal desvantagem de comprar um imóvel novo é aguardar a entrega da obra, principalmente no caso de imóveis adquiridos na planta ou em fase de construção. Mas quem tem pressa para se mudar pode procurar por uma unidade já finalizada.

Ainda assim, se você for personalizar a decoração como gesso, pintura e revestimentos, será preciso esperar terminar esses serviços para se mudar.

Vantagens de comprar um imóvel usado

Foto de um casal fazendo mudança | Comprar imóvel novo ou usado | Blog da Tenda

Uma das grandes vantagens de adquirir um imóvel usado é a possibilidade de poder se mudar imediatamente. No entanto, é comum ter que fazer alguns ajustes ou reformas.

Outro ponto positivo é que os proprietários estão mais abertos à negociação do valor. Principalmente se estiverem precisando do dinheiro com urgência ou se o imóvel estiver à venda há muito tempo. Isso explica os preços mais atraentes.

Desvantagens de comprar um imóvel usado

Imóveis usados podem apresentar problemas com a documentação, o que implica em atrasos com a burocracia e gastos extras para legalizá-la. Há casos em que, mesmo com o interesse de ambas as partes, a venda esbarra em algum entrave jurídico e a compra não pode ser concluída.

Outro problema é o fato de imóveis mais antigos não estarem preparados para receber as tecnologias atuais. A falta de tomadas e de pontos de luz faz com que os moradores espalhem adaptadores pelos ambientes — o que pode sobrecarregar a fiação e levar a curtos-circuitos.

Além disso, o estado de conservação de um imóvel antigo deve ser analisado com atenção. Junto com a parte elétrica, verifique o estado do encanamento, pisos, azulejos, móveis embutidos, vasos sanitários e pias, o fechamento de portas e janelas e os metais hidráulicos. Afinal, tudo que não estiver em condições de uso, você vai precisar trocar.

Qual é o tipo de imóvel é mais indicado?

Se você busca praticidade durante a reforma e não tem pressa para se mudar, comprar um imóvel novo ou planta pode ser a melhor opção. Os empreendimentos novos também oferecem mais facilidades no financiamento, principalmente se for por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Por outro lado, se surgiu a oportunidade de adquirir um imóvel usado na localização dos seus sonhos e você tem uma reserva para fazer uma boa reforma, não perca essa chance. Essa opção é muito indicada para quem possui um valor que pode ser usado na negociação.

Os imóveis novos possuem mais chance de valorizar a longo prazo, mas tudo depende da localização e de como você irá conservar a moradia ao longo dos anos.

Por fim, analise a situação da sua família, os valores, quanto tempo podem esperar para se mudar e onde querem morar. Se quiser conhecer os empreendimentos da Tenda e descobrir qual apartamento cabe no seu bolso, fale com a gente.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.