8 DICAS PARA COMPRAR APARTAMENTO COM O PARCEIRO

Guia da Tenda

Se você tem o sonho de comprar um apartamento junto com o seu parceiro, confira algumas dicas que vão te ajudar no planejamento para a realização dessa grande conquista. 

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Qual é a diferença entre comprar apartamento com o parceiro antes e depois de casar?

Se o casal não tiver oficializado o relacionamento antes da compra do apartamento, é importante especificar no contrato quem é o dono do imóvel e também sua respectiva porcentagem. Por exemplo, os dois serão proprietários e cada um tem direito a 50%.

Por outro lado, o casal que tem a união oficializada em cartório, deve se atentar ao tipo do regime de bens que optaram. Se vocês escolheram a opção de divisão total de bens, o proprietário do apartamento será a pessoa citada no contrato, que registrou o imóvel em seu nome. Nesse caso, a residência só será dos dois se a compra for feita no nome de ambos.

Assim, seja qual for a situação em que você e seu parceiro se encontram, lembre-se de que é preciso calma e cuidado para adquirir o seu imóvel. Afinal, esse é um processo complexo e longo, que impactará bastante a vida e o relacionamento de ambos.

8 dicas para comprar apartamento com o parceiro

Foto de um casal com a chave da casa própria | Comprar apartamento com o namorado | Blog da Tenda

Se você e seu parceiro estão prontos para dar esse importante passo no relacionamento e conquistar um cantinho juntos, confira algumas dicas valiosas para se planejar e concretizar esse sonho sem imprevistos.

1. Conversem abertamente sobre dinheiro

Antes de comprarem um apartamento, é muito importante ter certeza que vocês conseguem conversar abertamente sobre as finanças dos dois. Muitos casais têm dificuldades e evitam falar sobre dinheiro, mas a longo prazo, isso pode prejudicar o relacionamento. Sem diálogo, podem haver mais insatisfações, discussões e falta de organização, tornando a aquisição do imóvel uma fonte de problemas.

É preciso saber se comunicar sobre esse assunto com compreensão e respeito. Por exemplo, se um dos dois tem mais dificuldade de controlar os gastos, busquem soluções juntos com paciência e tranquilidade. Procurem entender, ajudar um ao outro e achar a melhor maneira de se organizar. Outra dica é não trazer outros problemas durante uma conversa sobre finanças. 

2. Escolham o apartamento juntos

Se vocês possuem opiniões diferentes sobre o local que desejam morar, o estilo do apartamento etc, é muito importante conversar sobre o assunto. Assim como em outras questões do relacionamento, neste momento é preciso escutar um ao outro e analisar todas as vantagens e desvantagens de cada ponto de vista. A escolha do imóvel precisa agradar os dois lados, afinal, vocês irão morar juntos. 

Analisem todos os detalhes como a localização, se irão adquirir um apartamento na planta, pronto ou usado, o número de quartos que desejam, detalhes da estrutura do condomínio, entre outros pontos.

3. Façam um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro em parceria é essencial para vocês comprarem o apartamento, pois sem se organizar e fazer um bom controle dos ganhos e despesas dos dois, podem surgir imprevistos e problemas.

Façam uma planilha, coloquem os salários de vocês e todas as contas fixas como aluguel, condomínio, água, luz, gás, telefone, internet, alimentação e outros. Analisem se querem juntar alguma quantia para usar de entrada, qual é o valor que podem pagar de financiamento, se possuem FGTS e se irão utilizar.

Estipulem metas financeiras e definam os passos que os levarão até elas, pensando em curto, médio e longo prazo.

4. Defina as prioridades

Saber quais são as prioridades do casal é um passo importante dentro do planejamento financeiro. Uma boa ideia, para começar, é priorizar a quitação de dívidas e a redução de gastos, para conseguirem iniciar a compra de maneira mais tranquila, com o bolso mais leve.

Quando as dívidas estiverem pagas e os gastos controlados, a sua prioridade pode ser, então, a aquisição do apartamento. No entanto, é preciso verificar se você ou o seu parceiro tem algum outro plano importante que deseja realizar antes, como um projeto pessoal, uma viagem ou uma transição de carreira, por exemplo. Nesse caso, vocês vão precisar chegar em um acordo e se organizar para que ninguém saia prejudicado.

5. Atenção aos detalhes

A compra de um apartamento possui etapas que precisam de muita atenção. É essencial que os dois leiam todos os contratos, registros, separem os documentos com calma, se atentem as regras do financiamento, leis, regime de bens e especificações do imóvel.

É necessário prestar atenção não apenas na compra, mas em tudo que acontece durante o processo e depois dele. Por exemplo, é preciso saber como fazer a declaração de Imposto de Renda no caso de o apartamento estar registrado no nome dos dois ou de apenas um dos membros. Pesquise, converse com profissionais e outras pessoas que já tenham passado por isso e se informe o máximo, não fique com dúvidas.

6. Cuidado com despesas extras

Ao contrário das contas fixas como aluguel, luz, água, gás e alimentação, as despesas que não são prioridade podem ser reduzidas ou até cortadas. Com o intuito de economizar cada vez mais, analise todos os seus gastos extras. 

Com toda a certeza, essa economia irá fazer muita diferença após a assinatura do contrato, pois além das parcelas do financiamento podem surgir outras coisas para pagar como taxas, seguros, escrituras etc. Evite imprevistos e se organize.

7. Guarde todos os comprovantes e garantias

A compra de um apartamento possui diferentes etapas com banco, com a construtora, entre outros. Por isso, é importante organizar bem todos os contratos, escrituras, documentos e comprovantes de pagamento. Separe uma pasta ou uma caixa e deixe tudo em um só lugar, assim os dois conseguem acessar com facilidade.

8. Peça ajuda e tenha paciência

Pode ser uma boa ideia procurar a ajuda de um advogado na hora de comprar o apartamento, principalmente quando vocês forem assinar o contrato. Outra alternativa é recorrer a alguém de confiança que entenda sobre o assunto, seja um parente ou amigo.

Mesmo com todos os detalhes da compra, tenham calma e façam tudo conforme o tempo necessário. O mais importante é manter o companheirismo no momento de conquistar o imóvel próprio!

A Construtora Tenda e o programa Minha Casa Minha Vida oferecem muitos benefícios para você que quer comprar um apartamento com o parceiro. Conheça os nossos apartamentos e descubra qual cabe no orçamento de vocês.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.