Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO SAIR DA CASA DOS PAIS E COMPRAR UM APARTAMENTO PRÓPRIO

Trilha da Conquista

16/03/22

Normalmente, o sonho de independência de muitos jovens é marcado pela saída da casa dos pais. Mas antes de tomar essa decisão, é preciso investir em planejamento, organização e controle financeiro e emocional. Então, listamos dicas valiosas para ajudar você a dar esse passo tão importante na sua vida, que inclui a compra de um apartamento para sair com segurança da casa dos pais.

Como saber se é o momento certo de sair da casa dos pais?

Como saber se é o momento certo de sair da casa dos pais? | Foto de uma moça com uma expressão de dúvida | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Não existe uma regra para decidir se é o momento certo para sair da casa dos pais. Cada pessoa e cada família são diferentes. Mas quando achar que a hora chegou, é muito importante estar preparado emocional e financeiramente para essa nova fase.

Em primeiro lugar, você deve refletir sobre sua situação financeira. Não tem como querer ser independente sem um bom planejamento financeiro, já que será preciso arcar com os custos fixos de uma casa, como pagar um financiamento, as contas de consumo (água, luz, gás, internet etc.), o condomínio, enfim, lidar com todas as despesas que vêm junto.

Outro ponto importante para refletir é: você sabe se cuidar e cuidar do seu espaço? Por exemplo, como fazer a compra de mercado, cozinhar uma boa refeição, gerenciar seus compromissos, fazer uma faxina básica em casa?

Por último, analise se você tem autonomia emocional e psicológica para essa decisão. É importante saber lidar com a saudade da casa dos pais e ter uma nova rotina sozinho(a). Analise se você está emocionalmente forte para esse passo tão importante na sua vida.

Se depois de pensar a respeito você ainda se sentir inseguro, vá com calma. Aproveite enquanto você ainda mora com seus pais para se organizar e treinar essas habilidades. Além disso, busque sua independência financeira, emocional e psicológica. Assim, você vai conseguir ter seu cantinho com tranquilidade e segurança.

Necessidade de liberdade e independência 

Necessidade de liberdade e independência | Foto de uma moça segurando um caderno e sorrindo | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A maioria dos jovens adultos precisa de liberdade e independência para resolver a própria vida. Esse processo faz parte do amadurecimento pessoal.

Entretanto, alguns pais, mesmo com os filhos adultos, continuam se preocupando de forma exagerada. Algumas vezes, aquela cobrança de horário de saída e chegada, entre outras situações, acaba desgastando a relação familiar. Se esse é o seu caso, sair da casa dos pais pode ser um passo libertador na sua vida.

Mas não tome sua decisão só para se ver livre de conflitos familiares. Antes, é fundamental ir em busca do seu novo lar de forma planejada e organizada. Só assim você poderá sair da casa dos seus pais sem precisar voltar se encontrar dificuldades pelo caminho.

Mudança de estilo de vida

Mudança de estilo de vida | Foto de uma moça sentada a mesa enquanto come uma salada | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Um ponto comum de desentendimento entre pais e filhos é em relação às diferenças no estilo de vida. Por exemplo, você cresceu, tem sua personalidade formada e uma visão de como viver sua própria vida. E esse seu jeito pode não combinar mais com a maneira que seus pais vivem. É em casos assim que conflitos podem surgir e desgastar a relação.

Os motivos de desacordo podem ser muitos, indo da simples adoção de um dieta diferente à prática de uma religião distinta. No entanto, se o estilos de vida não combinam mais, isso pode ser um indicativo de que você deve sair debaixo das asas dos seus pais e seguir em frente para ter uma vida mais independente.

Relacionamento sério à vista

Relacionamento sério à vista | Foto de um casal sorridente se abraçando | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Todo inicio de relacionamento é repleto de expectativas, e uma delas é assumir um compromisso. E é esse momento de desenvolver um relacionamento sério com outra pessoa que costuma impulsionar a saída dos jovens da casa dos pais.

Isso não quer dizer que você precisa se casar, literalmente. Hoje em dia, é muito comum a união estável entre casais. Porém, para iniciar uma vida a dois, seja se casando ou não, é preciso ter o próprio espaço. E é aí que muitos jovens casais saem em busca do cantinho próprio para iniciar uma vida juntos com seus próprios desafios.

O que deve ser levado em conta antes de sair da casa dos pais?

O que deve ser levado em conta antes de sair da casa dos pais? | Foto de um homem usando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Para evitar uma experiência traumática ao morar sozinho, tenha em mente que é preciso estar preparado financeira e psicologicamente para iniciar essa mudança radical na sua vida. Então, para ajudar você a se organizar e se preparar para sair da casa dos seus pais, confira algumas dicas do que se deve levar em conta antes de conquistar sua casa própria. Vamos lá?!

Avalie suas condições financeiras

Muitas pessoas acreditam que, ao conseguir o primeiro emprego, já têm condições para viver sua própria vida. Mas simplesmente conseguir pagar um carro e uma conta de internet, por exemplo, não significa que você conquistou segurança financeira para sair da casa dos seus pais. Afinal, morar sozinho requer que você arque com outras despesas que não existiam antes no seu orçamento, como pagar por sua moradia e alimentação.

Por isso, antes de fazer qualquer mudança, coloque todos as despesas fixas e variáveis que você terá ao sair da casa dos seus pais. Ou seja, calcule quanto irá gastar com moradia, o valor do financiamento imobiliário, despesas com transporte, o custo das contas de consumo (luz, água, gás, internet), condomínio etc. Além disso, preveja os gastos variáveis, que incluem alimentação, diversão e até mesmo imprevistos, como um cano estourado.

Não deixe de analisar se você vai conseguir manter o mesmo padrão de vida que tinha quando morava com seus pais. Se estiver realmente decidido a tomar um novo rumo, considere a possiblidade de descer alguns degraus no seu estilo de vida para manter sua independência.

Analise o estágio da sua carreira

Todos nós desejamos melhorar nosso estilo de vida. Isso também acontece na área profissional. Quem trabalha espera receber promoções e aumentos salariais. Por isso, ao decidir sair da casa dos pais, é importante avaliar antes se a situação da sua carreira permite ter essas expectativas. Afinal, é com sua renda mensal que você vai conseguir sustentar sua nova fase de vida.

Se ainda estiver na faculdade ou fazendo alguma pós-graduação, também é preciso levar em conta que não será fácil conciliar os estudos, as obrigações do trabalho e as tarefas de casa. Então, avalie se você já tem especialização suficiente para alcançar o cargo e/ou a remuneração desejados. Se ainda estiver na fase de investir nos estudos, pondere se suas condições financeiras lhe permitem arcar com essa despesa e ainda pagar os custos de uma moradia.

Prepare-se psicologicamente para sair da casa dos pais

Deixar para trás a convivência diária com os pais nunca é fácil. Por isso, você deve antes se preparar psicologicamente. Por vezes, a distância pode gerar incertezas, ansiedade e outros sentimentos difíceis de lidar num primeiro momento.

Mas você também deve considerar que embarcar na jornada do amadurecimento traz muito aprendizado e crescimento pessoal. Então, planeje-se e tome todos os cuidados possíveis para tomar essa decisão tranquilamente.

Além disso, avalie se você tem alguma dificuldade de lidar com mudanças, ainda mais quando elas tendem a transformar completamente sua forma de viver. Saiba que será necessário lidar com os sentimentos da saudade e, por vezes, da solidão, emoções bem comuns para quem mora sozinho. Sendo assim, considere essa etapa como de crescimento pessoal, pois será preciso entender seus limites e aprender novas habilidades.

Converse com seus pais

Converse com seus pais | Foto de duas mulheres conversando na cozinha, com um tablet sobre a mesa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Ter um dialogo transparente, honesto e amigável com seus pais é fundamental. Diga a eles os motivos pelos quais você está tomando essa decisão e, principalmente, reforce que você continuará fazendo parte da família mesmo com a mudança de casa.

Além do mais, deixe claro que sua saída não é um rompimento familiar, apenas um passo na construção de uma vida independente. Uma dica para tornar esse momento mais prazeroso para todos é chamar seus pais para conhecer a casa nova, convidá-los para procurar os móveis e planejar a decoração, pedir conselhos sobre a disposição dos móveis e por aí vai.

Procure um bom imóvel para morar

Procure um bom imóvel para morar | Foto de uma mulher anotando em um caderno e usando o notebook | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Num primeiro momento, é normal não ter condições de manter o padrão de moradia com o qual está acostumado. Afinal, seus pais levaram muito tempo para construir o patrimônio capaz de oferecer a você esse estilo de vida.

Para que a sua experiência ao sair da casa dos pais seja o mais positiva possível, é fundamental escolher bem onde você vai morar sozinho (ou com outra pessoa). O primeiro passo é analisar seu orçamento mensal, que será destinado para manter as despesas da sua nova moradia. Claro que seus gastos irão variar de acordo com a localização, o tamanho e as características do imóvel.

Vale ressaltar que é importante escolher um lugar próximo do seu trabalho ou até mesmo perto de onde você estuda. Assim, no dia a dia, você não vai perder tempo no trânsito para chegar até sua casa. Também prefira bairros com uma boa infraestrutura de serviços e comércios para facilitar sua rotina diária.

Considere a possibilidade de comprar um apartamento na planta

Considere a possibilidade de comprar um apartamento na planta | Foto de uma chave e casinha sobre a planta de um apartamento | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Comprar um apartamento na planta é muito vantajoso para quem está se preparando para sair da casa dos pais. Por quê? Além de ter a satisfação de morar em um imóvel onde ninguém morou antes e está novinho, você pode aproveitar o tempo que ainda está na casa dos seus pais para planejar e economizar. 

Confira a seguir os principais benefícios de comprar um apartamento na planta:

  • O valor do imóvel é mais barato;
  • A compra desse imóvel conta com melhores condições de pagamento e juros menores;
  • É uma propriedade nova, então, nem tão cedo precisará de manutenções;
  • Dá a você tempo para se organizar e economizar (o tempo que a construtora leva para construir o empreendimento);
  • Um apartamento novo tem alto potencial de valorização;
  • Oferece a possiblidade de personalizar cada acabamento;
  • Você fica com mais tempo para planejar a mudança;
  • Com a economia que fará fazer até o imóvel ficar pronto, você poderá comprar móveis planejados e itens de decoração;
  • O lugar terá sua personalidade, com você decorando do jeito que quiser.

E essas são apenas algumas das vantagens. Temos certeza de que você poderá pensar em muitas outras!

Divida as despesas caso queira economizar

Morar sozinho traz muitas vantagens, mas também pode ser um desafio. É por isso que muitas pessoas veem com bons olhos a possibilidade de dividir um apartamento. 

Essa é uma estratégia inteligente para quem quer sair da casa dos pais e não tem recursos suficientes para se manter sozinho. Afinal, ao dividir as principais contas com outra pessoa, a tendência é reduzir as despesas no seu orçamento mensal.

Na hora de comprar um apartamento junto com outra pessoa, você pode utilizar a composição de renda, um dos principais benefícios do Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional que facilita o financiamento da casa própria. A composição de renda nada mais é que somar o seu salário e o de mais duas pessoas para aumentar as chances de conseguir o financiamento imobiliário. No vídeo abaixo, você vai descobrir mais detalhes sobre a composição de renda.

E se você acha que pode ser difícil ter uma boa convivência com as outras pessoas que vão morar no imóvel, considere a possibilidade de criar regras claras. Um bom exemplo é fazer uma divisão de tarefas, definindo como será feita a limpeza da casa e da louça. Estabelecer de quem será a responsabilidade naquele mês de fazer os pagamentos das contas também pode ser interessante. Enfim, você já entendeu o espírito da coisa. Mas o mais importante mesmo é escolher bem com quem você vai dividir as contas, já que os conflitos no dia a dia são esperados, umas vez que serão pessoas diferentes convivendo num mesmo espaço.

10 dicas para sair da casa dos pais da melhor forma

Decidir ter a própria casa e morar sozinho(a) representa um grande passo na vida de qualquer jovem. Ainda mais que o impacto não é somente pessoal, mas também profissional. Afinal, um dos principais desafios está ligado à área financeira. Na sequência, selecionamos 10 dicas para você sair da casa dos seus pais da melhor forma. Confira!

1. Aproveite o tempo que você está na casa dos seus pais para se organizar

É normal a ansiedade gerada na hora de sair da casa dos pais. Para isso, a principal dica é: aproveite bem esse tempo na casa deles para se organizar, principalmente na parte financeira. Sobretudo, avalie bem sua situação financeira considerando perspectivas futuras e analisando as despesas que você terá na compra do seu imóvel. Uma forma de comprar um apartamento aproveitando muitas facilidades é por meio do financiamento Minha Casa, Minha Vida.

Esse programa habitacional do governo federal tem como objetivo facilitar o acesso à casa própria para pessoas de baixa rendaUm dos seus principais benefícios é o subsídio. Ele funciona como um desconto no valor total do imóvel e, em alguns casos, deixando as parcelas do financiamento menores que um aluguel, por exemplo.

Então, organize sua vida financeira pacientemente, fazendo uma reserva de dinheiro. Assim, você poderá arcar com todos os custos quando comprar seu imóvel próprio para sair com segurança da casa dos seus pais. 

Quer saber mais sobre como funciona o subsídio do Minha Casa, Minha Vida? Assista ao vídeo abaixo.👇

2. Controle seus gastos e pense como poupar

Para evitar possíveis dívidas, comece cortando gastos desnecessários e esforce-se para guardar dinheiro. O importante é fazer isso antes de sair da casa dos seus pais, ou seja, enquanto não precisa arcar com as despesas de manutenção de uma casa. Assim, você não só terá mais tempo para poupar como poderá criar uma reserva financeira para os futuros gastos com o seu novo lar.

Afinal, comprar um apartamento próprio é uma grande conquista e, portanto, exige um grande esforço. Então, comece cortando os gastos desnecessários que estão consumindo seu dinheiro. Bons exemplos de gastos supérfluos são aquela assinatura de streaming que você não assiste, o pagamento daquela academia que você não vai, despesas constantes com delivery, e por aí vai.

Essas atitudes servirão como teste. Assim, quando você estiver na sua casa própria e os gastos essenciais aumentarem, você já estará craque em escolher com o que vale a pena gastar.

3. Tenha um planejamento financeiro 

Como sair da casa dos pais: tenha um planejamento financeiro | Foto de uma mulher usando o celular e uma calculadora | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Se você não tiver um plano para sair da casa dos seus pais com segurança, certamente o processo será muito estressante. Então o ideal é ter bem claro o que você quer, quando e de que forma. Digamos que você queira morar perto dos seus lugares favoritos, ou perto do seu trabalho ou da faculdade. Essa já é uma definição importante. Mas se seu objetivo for somente ter um canto só seu, independente de onde seja, a localização não terá peso no seu planejamento.

Acima de tudo, tenha em mente o seu momento de vida, o que precisará fazer na sua rotina diária e com que despesas poderá arcar. Assim, você vai encontrar um caminho realista entre o desejável e o possível.

Um planejamento confiável inclui fazer uma relação de todos os custos fixos que você irá ter ao comprar seu apartamento. Com isso, você terá uma boa visão das suas finanças e de quanto, em média, precisará para se manter bem sozinho. Em resumo, é assim que se faz um planejamento financeiro para sair da casa dos seus pais com mais tranquilidade.

4. Faça uma reserva financeira para sair com segurança da casa dos pais

Para ter mais tranquilidade para sair da casa dos pais e comprar seu apartamento para morar sozinho, faça, antes de mais nada, uma reserva de emergência. O objetivo é ter recursos se eventuais imprevistos acontecerem. Assim, se surgir algum gasto inesperado, você terá condições de quitar a despesa sem prejudicar seu orçamento ou seu estilo de vida.

Além da reserva, é recomendável também poupar dinheiro para bancar o carreto da mudança, custos adicionais do financiamento imobiliário, pequenas reformas no imóvel, móveis, eletrodomésticos e tudo que será necessário para viver sozinho.

5. Calcule todos os custos

Como sair da casa dos pais: calcule todos os custos | Foto de uma moça usando o notebook e organizando as contas | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Ao sair da casa dos seus pais, você será responsável por todas as contas de uma residência. Isso quer dizer que você precisará pagar todos os custos fixos de uma moradia:

  • Contas de consumo: água, luz, gás e internet;
  • Parcelas do financiamento;
  • Condomínio do prédio;
  • Impostos (IPTU);
  • Boletos de dívidas anteriores;
  • Compra do mês no supermercado.

E esses são apenas alguns exemplos dos gastos que você terá. Por isso é tão importante você listar as despesas antes de morar sozinho. Assim você poderá ter uma noção do seu custo de vida quando não estiver mais na casa dos seus pais.

6. Saiba como funciona um financiamento imobiliário

Como sair da casa dos pais: como funciona um financiamento imobiliário | Foto de uma pessoa casinha, com uma pessoa ao fundo | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

O financiamento imobiliário é a forma mais comum de comprar um imóvel no Brasil. Resumidamente, o financiamento é uma linha de crédito que os bancos disponibilizam para a aquisição de um imóvel. E funciona assim: o comprador paga ao vendedor um valor de entrada (geralmente 20% do valor do imóvel) e solicita o financiamento do valor restante (normalmente, 80%). 

Existem também os financiamentos feitos em conjunto com o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o governo federal dá o subsídio, um valor para ajudar as pessoas de baixa renda a comprar a casa própria.

Além do subsídio, o Minha Casa, Minha Vida tem as menores taxas de juros do mercado imobiliário, além de uma grande parceria com a Construtora Tenda. Com isso, fica bem mais fácil comprar um dos apartamentos da Tenda.

Outra forma de financiar seu apartamento próprio e sair da casa dos seu pais é usar o financiamento de imóveis da Caixa Econômica Federal, que oferece uma linha de crédito habitacional que pode ser paga em até 35 anos.

7.Contrate um financiamento imobiliário

Para contratar um financiamento, é preciso que você siga estes passos:

  • Faça um planejamento para garantir uma boa entrada para pagar menos juros durante o financiamento (e lembre-se de que é possível também utilizar o saldo do seu FGTS para dar de entrada na compra do imóvel);
  • Certifique-se de fazer a composição de renda com até mais duas pessoas para aumentar seu potencial de compra;
  • Tenha o seu nome limpo e garanta um score de crédito alto e o cadastro positivo;
  • Analise os sistemas de amortização disponíveis (SAC, Price e SACRE) e escolha o mais interessante para você;
  • Lembre-se de incluir entre seus gastos o Custo Efetivo Total com as taxas e seguros obrigatórios do financiamento;
  • Compare as condições do financiamento imobiliário em diferentes bancos e escolha a melhor proposta.

Por fim, saiba que o valor das parcelas do financiamento não podem comprometer mais do que 30% da sua renda mensal. Então, evite criar mais dívidas e mantenha uma boa reserva financeira para eventuais imprevistos. 

Ainda tem dúvidas sobre como funciona um financiamento imobiliário? Então confira o vídeo abaixo.👇

8. Faça simulações de financiamento

Para que você saiba antecipadamente os valores que precisará para comprar seu apartamento e sair da casa dos seus pais, o primeiro passo é fazer algumas simulações de financiamento.

Aqui na Construtora Tenda, oferecemos o Simulador de Financiamento. Com essa ferramenta gratuita, você poderá descobrir se tem direito ao subsídio do governo (o maior benefício do Minha Casa, Minha Vida), de quanto, o custo aproximado das parcelas do financiamento que você pode pagar, e por fim, o preço do apartamento que cabe no seu orçamento. Bom, hein? Então aproveite e faça quantas simulações quiser!

9. Procure apartamentos que cabem no seu bolso

Mesmo que pareça óbvio, lembre-se de pesquisar apartamentos que de fato você possa pagar. Em outras palavras, não dê um passo maior que as pernas e analise o apartamento que cabe no seu orçamento. Com isso, você irá evitar uma enorme dor de cabeça. Vale lembrar também que, por lei, as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal.

10. Escolha um imóvel perto do seu trabalho ou faculdade

Na hora de escolher seu imóvel, tente buscar apartamentos que estejam próximos do seu local de trabalho ou da faculdade. Assim, você estará evitando ficar horas no trânsito e irá facilitar o seu deslocamento na cidade no dia a dia. E isso, acredite, não é pouco. Como resultado de escolher um imóvel com uma localização acessível, você vai conseguir ter mais qualidade de vida, além de economizar dinheiro com transporte.

Dica bônus: pesquise a reputação da construtora

Antes de comprar seu apartamento, verifique se a construtora é sólida e de confiança, principalmente se você for comprar um apartamento na planta. Por quê? Já imaginou pagar o financiamento de um apartamento e nunca recebê-lo? Seria uma tragédia para qualquer um! Então pesquise antes informações como há quanto tempo a empresa está no mercado, se costuma entregar os imóveis no prazo e a qualidade dos condomínios já construídos. Depois, consulte o CNPJ da construtora para saber se ela tem processos judiciais devido a atrasos ou problemas com os clientes. 

Construtora Tenda, por exemplo, está há mais de 50 anos no mercado, já tendo realizado o sonho da casa própria de mais de 160 mil famílias. 

Na sequência, veja o depoimento da jovem Evelyn, que conseguiu conquistar sozinha seu apartamento próprio com uma renda a partir de R$ 1.600,00.👇

Quais são as vantagens de sair da casa dos pais?

Para qualquer jovem, sair da casa dos pais é um passo muito importante. Porém, como tudo na vida, existem os prós e os contras de morar com os pais. Na sequência, listamos algumas vantagens de deixar a casa dos seus pais.

Mais privacidade

Ter privacidade é um dos grandes benefícios de sair da casa dos pais. Isso porque você não vai precisar dar satisfação onde estava, com quem ou se preocupar por ter alguém à espreita tentando ouvir suas ligações etc.

Maior autonomia e liberdade

Sabe aquele sonho de fazer o que quiser, na hora que quiser e como quiser sem ter que dar satisfação a ninguém? Pois bem, ao morar sozinho você irá realizar esse sonho.

Você vai poder dormir e acordar a hora que quiser, limpar a casa quando der vontade e receber quem você desejar a qualquer momento. Porém, a cada decisão que você tomar, as consequências serão somente suas também. Saiba que você terá que arcar com tudo o que acontecer, seja bom ou ruim.

Qualidade de vida

A saída da casa dos pais também pode ser uma vantagem na questão da qualidade de vida. Isso se você, por exemplo, for morar perto do trabalho ou da faculdade. Além disso, se seu apartamento for em um condomínio com áreas de lazer, você poderá desfrutar delas.

Conquistar mais responsabilidade e maturidade

Um dos maiores e mais importantes benefícios de sair da casa dos pais é amadurecer e assumir a responsabilidade pela própria vida. Claro que muitas pessoas não veem isso como uma vantagem, uma vez que será preciso tomar as próprias decisões. Cada escolha será baseada no seu orçamento, objetivos e crenças, e isso dará a você um senso de responsabilidade por si. É assim que você irá construindo sua vida e sua forma de viver.

O que fazer ao sair da casa dos pais?

O que fazer ao sair da casa dos pais? | Foto de uma moça usando o notebook no sofá da sala | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Ao deixar de conviver com seus pais, é inevitável que você se depare com um mundo novo, onde é o único responsável por sua vida e seu sucesso. Na maioria das vezes, sair da zona de conforto gera muita insegurança em algumas pessoas, além do medo de cometer erros. Dúvidas sobre como será sua relação com seus pais também podem surgir nesse momento. Mas pense: são a autonomia e a liberdade que proporcionam o crescimento pessoal como individuo, garantindo o amadurecimento. 

A seguir, selecionamos dicas essenciais que você precisa dar atenção assim que sair da casa dos seus pais para viver uma vida independente.

Tenha o controle das suas finanças

Muitos jovens que não receberam uma boa educação financeira enfrentam alguns problemas nessa área após saírem da casa dos pais. Então, para não passar por essa situação, é de suma importância ter controle sobre suas finanças. Um bom planejamento financeiro prevê gastar menos do que se ganha. Além disso, manter uma boa reserva de emergência vai lhe dar mais segurança, além de garantir que você conseguirá resolver qualquer imprevisto sem afetar seu estilo de vida.

Aprenda a realizar as tarefas domésticas

Depois que você entrar no seu novo lar, junto com a liberdade, vem a responsabilidade de fazer todas as atividades da casa. A menos que você pague uma pessoa diarista para fazer a limpeza, você é que precisará manter a ordem da sua casa no dia a dia. Isso inclui lavar a louça, as roupas e limpar a casa, entre outros afazeres domésticos. Num primeiro momento, pode parecer difícil para quem nunca fez isso na casa dos pais. Mas depois de aprender como se faz e criar tal responsabilidade, você perceberá que cuidar da própria casa também faz parte do seu processo de amadurecimento e pode trazer muita satisfação.

Não tenha medo de pedir ajuda

Entenda, não é porque você está morando sozinho que é obrigado a enfrentar sem ajuda todos os problemas e dificuldades. Saiba que é preciso respeitar seus limites e perceber que nem sempre você saberá resolver tudo. Até mesmo porque você estará vivendo uma nova etapa da sua vida. Então, saiba com quem contar para dar a você o suporte necessário nessa fase de transição. Pode ser um amigo ou até mesmo seus pais. O mais importante é saber pedir socorro sempre que achar necessário.

Mantenha um bom relacionamento com seus pais

Mantenha um bom relacionamento com seus pais | Foto de uma família sorridente tirando uma selfie | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Depois de sair da casa dos pais, é inevitável que a relação entre vocês mude. É um desafio fazer com que o relacionamento melhore entre pais e filhos, mas o mais importante é procurar sempre ter uma boa relação familiar. Nesse momento, é comum surgirem os sentimentos de solidão, preocupação, mas tudo pode ser resolvido com um diálogo sincero entre todos. Essa é a melhor forma de lidar com a distância. Por fim, sempre que puder, procure se manter próximo dos seus pais e encontre uma maneira de equilibrar o contato com eles na sua nova realidade.

Saiba lidar com a saudade

De qualquer modo, é inevitável sentir saudade depois que você sair da casa dos seus pais. Afinal, como não lamentar a falta deles, se vocês conviviam diariamente. Nessas horas, procure se adaptar à sua nova vida pensando no que você conquistou de bom. E lembre-se de continuar a manter contato com seus pais e demais familiares, como seus irmãos.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, isso ficou bem mais fácil. Seja por meio de videochamadas ou de mensagens pelo celular. O ideal é separar um momento da semana para manter contato com seus familiares. Saiba que a saudade é recíproca e que será bom tanto para você quanto para eles preservar a proximidade. E não perca de vista que é preciso ter um pouco de paciência logo depois da sua mudança, pois normalmente os pais passam pela “síndrome do ninho vazio”, um sentimento de tristeza causado pela saída dos filhos de casa.

Bom, já deu para perceber que sair da casa dos pais é uma decisão muito importante, e que mudar, em todos os sentidos, nunca é fácil. É preciso planejamento e muito diálogo com seus pais. Afinal de contas, junto com a conquista da liberdade vêm os erros e os acertos, e tudo isso faz parte da sua jornada para amadurecer.

Por fim, vem a parte mais prazerosa: a escolha do seu novo lar! Pois saiba que a Construtora Tenda tem ótimos empreendimentos e condições facilitadas. Quer conhecer? Então, confira os apartamentos à venda e aproveite os benefícios do Minha Casa, Minha Vida para conquistar seu imóvel para sair da casa dos seus pais direto para seu apartamento próprio. Entre em contato com nosso time de atendimento e informe-se!

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece impossível para muitos brasileiros. Por isso, nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 150 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de mais de 50 lojas físicas nos nove estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você encontra ainda ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e estar ao seu lado para tudo o que você precisar.

 

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.