Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO FUNCIONA UMA ASSINATURA DE CONTRATO ONLINE? TIRE SUAS DÚVIDAS!

Trilha da Conquista

19/04/21

Com a assinatura de contrato online, é possível adquirir imóvel pela internet de modo seguro. Neste post, vamos mostrar os detalhes dessa opção!

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Construtora Tenda | Blog da Tenda | Tenda.com

Sabemos que a internet já é essencial no nosso dia a dia. E, por meio dela, agora também é viável fazer a assinatura de contrato. É uma excelente notícia, não é?

Diante desse contexto, o mercado imobiliário está oferecendo uma nova facilidade: a assinatura digital! Assim, ninguém mais vai precisar desistir do sonho de adquirir a casa própria. Dessa maneira, o contrato pode ser firmado até pelo celular.

Mesmo que você não conheça o processo, não custa nada saber um pouquinho mais sobre ele, concorda? Afinal, quem não quer se livrar do aluguel de um jeito confortável e prático? Que tal descobrir mais sobre o tema? É só continuar a leitura!

Como é feita a assinatura de contrato online?

Imagem de um homem utilizando o celular e o notebook | Assinatura de contrato online | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Em primeiro lugar, é importante entender que assinatura de contrato online e assinatura eletrônica não são a mesma coisa. Muita gente confunde esses dois conceitos. Observe as diferenças!

Assinatura de contrato eletrônica

A assinatura eletrônica é feita pela internet, mas sem um controle de órgão regulador. Desse modo, a veracidade dela geralmente é verificada por e-mails, senhas criadas pelos usuários ou até mesmo por um número de telefone.
O que diferencia o modelo eletrônico do online é que o primeiro não é certificado nem protegido por criptografia.

Agora, você deve estar se perguntando: criptografia? que palavrão é esse? Muita calma que vamos explicar direitinho.

Criptografia

A criptografia nada mais é do que uma estratégia para proteger os dados, desenvolvida por especialistas em informática. Sabe quando a gente coloca um cadeado na porta? É mais ou menos isso. No entanto, a criptografia embaralha os dados no ambiente digital de uma forma que apenas quem é autorizado consegue ler as mensagens.

As pessoas não liberadas não conseguem ver essas informações. Mesmo que eventualmente elas acessem esses arquivos, os dados vão aparecer de uma forma tão bagunçada e modificada que não vai ter sentido para estranhos.

Sem criptografia

Contudo, a assinatura eletrônica não conta com a criptografia, diferentemente da assinatura de contrato online, conforme explicaremos a seguir. Além disso, nenhum órgão do governo fiscaliza a assinatura eletrônica.

Por causa disso, ela só vale juridicamente com uma confirmação específica das partes envolvidas. Em outras palavras, a assinatura eletrônica tem validade, mas para isso ela depende de uma documentação a mais, na qual o dono dela vai afirmar: sim, essa é a minha assinatura, e eu quero estabelecer o contrato XYZ.

Assinatura de contrato online

Por sua vez, a assinatura de contrato online oferece mais segurança porque cumpre obrigações estabelecidas por lei. Além disso, ela é fiscalizada pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Assim, a assinatura de contrato online só é autorizada quando esse órgão libera o uso.

Com esse método, apenas o dono da assinatura consegue usá-la em uma transação.

Ou seja, na hora de comprar um imóvel, essa tecnologia é muito segura e eficaz. Aliás, temos também um artigo sobre a segurança de comprar um apartamento online. Não deixe de conferir!

Quais são as vantagens da assinatura de contrato online?

Imagem de um homem comemorando enquanto segura um notebook | Assinatura de contrato online | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Fechar um negócio do jeito convencional — com papel e caneta — é muito mais trabalhoso e demorado do que pela assinatura de contrato online. Afinal, no modelo digital, as partes envolvidas acessam um link para autenticar o documento sem precisar reconhecer firma em cartório.

Veja a seguir quantos benefícios!

Redução da burocracia

A assinatura digital permite gastar menos tempo com o preparo dos documentos. Ou seja, é uma forma muito mais fácil de organizar a sua vida e planejar seu futuro.

Com esse método de fazer negócio, é possível contratar um seguro, um plano de saúde, fazer uma transferência alta de dinheiro e até mesmo comprar um imóvel. Tudo isso de modo simples e sem aquela típica lentidão dos processos físicos.

Aumento do conforto

A assinatura de contrato online pode ser feita a qualquer hora: sábado, domingo ou feriado. Além disso, você pode utilizar seu celular, o computador ou o notebook.

Mas o que dá para fazer com ela, na prática? Você pode, por exemplo, comprar um apartamento sem nem levantar do sofá.

Simplificação de processos

Não é mais necessário imprimir documentos em papel. Muita gente nem tem impressora e tinha que correr atrás de uma nessas horas.

Assim, você pode, por exemplo, entrar no nosso site e escolher, entre centenas de imóveis, qual apartamento Tenda será o seu novo lar.

Agilidade

Imagine que você decida adquirir um apartamento pelo modo convencional. Nessa forma de negociar, seriam necessárias semanas até reunir todos os documentos para compra de imóvel. Ou seja, tudo acontece muito mais rápido.

A assinatura de contrato online é mesmo segura?

Imagem de homem mexendo no celular | Assinatura de contrato online | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Como mencionamos, a assinatura de contrato online é fiscalizada pela ICP-Brasil. Esse órgão tem a função de garantir a segurança desse tipo de assinatura.

Para isso, existem avançadas técnicas de criptografia. Pensando assim, é muito mais fácil falsificar uma assinatura com papel e caneta do que por meio de um sistema protegido.

Portanto, a assinatura de contrato online é legítima, simples de usar e conta com elevado nível de segurança. Com ela, você pode finalmente realizar o sonho do imóvel próprio.

Descubra nossa Loja Virtual

Agora que você entendeu o processo, é só conferir nossa Loja Virtual e dar o primeiro passo em direção a essa conquista. É rápido, fácil, e é claro, seguro! Além de tudo, lá você conta com ferramentas que vão ajudar sua escolha de um imóvel, como o Tour 360º e a Planta 3D.  Com elas, você pode conhecer o interior de um Tenda e já se inspirar com ideias de decoração para o seu novo lar. Legal, não é?

Quer  ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário? É simples: siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.