Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO CONCILIAR O CASAMENTO COM A COMPRA DE UM IMÓVEL

Trilha da Conquista

11/05/21

Planejar um casamento e a compra de imóvel ao mesmo tempo parece complicado, mas na verdade pode ser uma ótima decisão. Entretanto, é preciso atenção para que gastos excessivos não desequilibrem a vida financeira do casal. Por isso, é importante estabelecer prioridades e evitar tudo que não seja realmente necessário.

Se o sonho é começar a vida a dois já de casa nova, confira nossas dicas e se prepare para começar esta etapa com o pé direito!

Festa de casamento ou casa própria?

Festa de casamento ou casa própria? | Foto de uma noiva e um noivo, e balões em formato de coração | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Quem casa quer casa, diz o ditado. Mas, para não pesar demais no orçamento, o casal precisa tomar cuidado ao fazer tudo de forma sincronizada. Apesar da ansiedade de planejar um casamento dos sonhos, uma compra de imóvel jamais deve ficar em segundo plano. Afinal, começar a vida de casados morando em uma casa própria, sem pagar aluguel, é o primeiro passo rumo à construção do patrimônio familiar.

Por isso, antes de fazer uma lista interminável de preparativos para a festa, é preciso descobrir como conciliar os desejos à realidade financeira do casal.

O raciocínio é simples: enquanto uma festa de casamento, por mais incrível que seja, dura apenas um dia, um apartamento é um bem para a vida toda. Além disso, os imóveis tendem a se valorizar com o passar dos anos, o que os tornam ótimos investimentos.

Essa reflexão é necessária porque, muitas vezes, o valor do casamento é mais do que suficiente para dar entrada na casa própria — ainda mais se tratando de imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.

Como conciliar o casamento com a compra de um apartamento?

Como conciliar o casamento com a compra de um apartamento? | Foto de um casal imaginando a conquista da casa própria | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

A boa notícia é que, com algumas estratégias, é possível conciliar a realização desses dois grandes sonhos ao mesmo tempo e sem comprometer o orçamento familiar. Ou seja, dá para comprar um apartamento e se casar — com direito a uma bela festa — como manda a tradição! Confira como com as nossas dicas abaixo.

Planejamento financeiro

A organização dos gastos e despesas é essencial tanto para a organização de um casamento quanto a compra da casa própria. Antes de mais nada, conheça sua saúde financeira e a do seu parceiro: é necessário saber o que cada um ganha e gasta mensalmente.

A partir daí, preveja os gastos após se casarem. Para fazer um financiamento, é necessário que as parcelas caibam no orçamento doméstico, no qual já existe uma série de contas, como água, luz, gastos com alimentação etc.

Outra etapa importante é estabelecer as prioridades do casal. Para isso, pensem em questões como o desejo de ter filhos (para definir o número de quartos), quais infraestruturas são desejáveis em um novo lar (como salão de festas e churrasqueira) e em qual região da cidade preferem morar.

Em seguida, determine um prazo comum. Se o casamento estiver agendado para uma data próxima, a única saída é se mudar para um imóvel pronto. Se não, é possível procurar um imóvel na planta ou em obras e programar o casamento para depois da entrega das chaves.

Por fim, conhecendo as possibilidades financeiras atuais e prevendo os gastos futuros, planeje então o orçamento financeiro. Calcule o quanto pode ser investido na compra do imóvel e quanto sobra para realizar o casamento sem desequilibrar o orçamento do casal.

Pesquise as melhores condições

O casal que tem o sonho de conquistar a primeira casa própria conta com as facilidades de alguns programas governamentais. Um dos principais exemplos é o Programa Minha Casa, Minha Vida, substituto do Casa Verde e Amarela, que oferece crédito facilitado e juros mais baixos em relação a outros tipos de financiamentos.

Além disso, há também o subsídio e a possibilidade de usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e assim diminuir  o valor das parcelas de um financiamento.

Aqui, a dica é utilizar o simulador de financiamento imobiliário. Ele mostra o apartamento que melhor encaixa no orçamento de vocês. Com ela você também confere o custo do imóvel, uma estimativa do valor das parcelas e o valor de subsídio disponível para você.

Por fim, lembre de pesquisar e encontrar a melhor construtora. Por exemplo, uma construtora que facilite a entrada — a Tenda permite parcelá-la em 72 vezes — e de renome no mercado. Isso garante a entrega do apartamento em boas condições e dentro do prazo combinado.

Como economizar ao planejar um casamento?

Como economizar com o planejamento da festa | Foto de um casal organizando os convites da festa | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Primeiramente, lembre-se de que o mais importante é a compra do apartamento. Isso ajuda a manter o equilíbrio na tomada de decisões, principalmente enquanto estiverem pagando o financiamento imobiliário.

Dito isso, saiba que, com um bom planejamento financeiro, é possível casar no civil e no religioso, bem como se organizar para oferecer uma comemoração simples. Hoje em dia, diversos artigos ensinam como preparar uma festa bonita e econômica — no melhor estilo faça você mesmo. Assim, é possível economizar no bufê, na decoração, entre outros itens.

Outro segredo é não exagerar no tamanho da lista de convidados. Além disso, enquanto o grande dia não chega, trace diferentes estratégias para poupar dinheiro. Por exemplo: veja se vocês conhecem alguém que possa assumir o papel de DJ, alguém que tenha se casado recentemente e possa emprestar o traje do noivo etc. Convoquem os amigos para ajudá-los!

O bacana é que, quanto mais pessoas se sentirem parte da organização, maior será a felicidade na hora de compartilhar a realização de mais uma etapa tão importante na vida do casal. Assim, o clima da festa — por mais simples que seja — será simplesmente inesquecível!

Como garantir a melhor compra de um imóvel?

Como garantir a melhor compra de um imóvel? | Foto de uma casal se abraçando na casa nova | Trilha da Conquista | Blog da Tenda

Em vez de se guiar pela empolgação do casamento, mantenha o foco no orçamento e procure um apartamento que atenda aos desejos e às necessidades reais do casal.

Muitas pessoas optam por adquirir apartamentos na planta. Além de diversas outras vantagens, lembre-se que quanto mais distante estiver o prazo para a entrega da obra, mais baixo será o valor do imóvel.

Se possível, antes de fechar o negócio conheça histórias de clientes e converse com pessoas que já tenham adquirido imóveis pela construtora do seu interesse.

Por fim, na hora da vistoria fique de olho na qualidade e confira se os acabamentos estão de acordo com o que foi descrito na venda. Caso contrário, a construtora deve se encarregar de fazer os ajustes necessários.

Como você pode ver, é possível planejar um casamento e, ao mesmo tempo, uma compra de imóvel. Com planejamento, todos os sonhos serão realizados e vocês poderão curtir muito mais cada momento!

Se você também está passando por essa fase e deseja tirar dúvidas, deixe seu comentário no post! Teremos prazer em ajudar! Para mais dicas, siga também nosso perfil no Instagram.

Sobre a Tenda 

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.