Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO FUNCIONA O CAIXA HABITAÇÃO?

Trilha da Conquista

10/03/23

O Caixa Habitação é uma ótima opção para quem deseja realizar o sonho de comprar um imóvel. Estamos falando da linha de crédito habitacional destinada ao financiamento de imóveis para famílias de baixa renda oferecida pela Caixa Econômica Federal.

financiamento da Caixa tem regras bem simples, além de condições facilitadas para quem está buscando um novo lar. Neste artigo, vamos explicar como funciona o Caixa Habitação, quem pode participar do programa e os benefícios que reúne para facilitar sua conquista da casa própria. Boa leitura!

 

O que é Caixa Habitação?

Caixa habitação

Caixa Habitação é um programa habitacional que tem como objetivo facilitar o acesso de famílias de baixa renda à casa própria. Além da compra de moradia, o crédito oferecido também pode ser usado para reformas, construção, parcelamento de imóveis novos ou usados e também de imóveis comerciais.

O programa dispõe de 4 modalidades de financiamento:

  • Crédito Imobiliário Poupança Caixa;
  • Crédito Imobiliário com TR;
  • Crédito Imobiliário com Taxa de Juros Fixa;
  • Crédito Imobiliário IPCA.

A Caixa Econômica Federal é a maior fornecedora de crédito habitacional no Brasil. O prazo máximo dos seus financiamentos é 35 anos, o que equivale a 420 parcelas.

A seguir, conheça os principais tipos de financiamento do Caixa Habitação e saiba como cada um funciona.

 

Crédito Imobiliário Poupança Caixa

Nesta modalidade do Caixa Habitação, a taxa de juros do seu financiamento é fixa e acompanha a porcentagem de rendimento da poupança. Seu valor pode variar de acordo com o perfil do cliente. Além disso, esse crédito é pós-fixado e corrigido pela TR (taxa referencial). Por isso, o valor não é atualizado mensalmente de acordo com os juros.

Crédito Imobiliário com TR

É um dos tipos de financiamento Caixa mais populares. Nele, o valor da taxa de juros do contrato é atualizado de acordo com a taxa de juros referencial (TR).

Crédito Imobiliário com Taxa de Juros Fixa

No modelo com taxa de juros fixa, você fica sabendo exatamente o valor da parcela do começo ao fim do financiamento, porque a taxa de juros é fixa, ou seja, não muda, com o valor das parcelas previamente estipulado.

Crédito Imobiliário com IPCA

No Crédito Imobiliário com IPCA, a atualização do valor mensal da parcela, assim como do valor do saldo devedor, é feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Logo, o valor das parcelas feitas em simulações sempre seguirá essa taxa, então, não existe um valor pré-definido.

 

Como funciona o Caixa Habitação?

O financiamento da Caixa oferece condições vantajosas para quem se encaixa nas faixas de renda dos programas habitacionais do governo. O objetivo é reduzir o preço do imóvel, principalmente para famílias de baixa renda. Assim, quanto menor for a renda familiar, maiores serão os benefícios concedidos.

 

Quais imóveis podem ser financiados pelo Caixa Habitação?

Muitas pessoas acreditam que apenas imóveis novos podem ser financiados. Porém, o Caixa Habitação oferece opções para diferentes necessidades, facilitando a compra de uma casa ou apartamento que se encaixe na sua realidade. Quer saber mais? Abaixo, você pode ver os imóveis que o Caixa Habitação pode financiar.

Imóveis novos ou usados

O Caixa Habitação financia tanto imóveis novos quanto usados. O prazo máximo de pagamento é de 35 anos e a parcela mensal do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar bruta de quem deseja comprar um imóvel.

Se o comprador do imóvel atender às regras exigidas, poderá também usar seu saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para facilitar o pagamento das prestações. Esse valor pode ser utilizado para pagar o valor da entrada ou até mesmo para pagar parcelas mensais maiores a fim de reduzir o tempo restante do financiamento (essa é a chamada amortização).

Imóveis em construção

Com o Caixa Habitação, você pode financiar um imóvel em construção em dois momentos: na compra do terreno ou na construção em um lote já adquirido. No primeiro caso, o terreno deve contar com infraestrutura completa, como saneamento básico, energia elétrica e vias de acesso. Já se sua ideia for construir em um terreno comprado, será necessário apresentar a escritura definitiva do terreno.

Imóveis comerciais

Também é possível solicitar o financiamento do Caixa Habitação para imóveis de uso comercial, como salas, galpões e terrenos, e ainda para a construção e venda de empreendimentos imobiliários.

 

Quais as vantagens de financiar um imóvel pelo Caixa Habitação?

Vantagens Caixa Habitação

financiamento da Caixa é um dos mais populares no Brasil, principalmente pelos benefícios que coloca à disposição das famílias. Como o Caixa Habitação funciona em parceria com os programas habitacionais do governo federal, são muitas as facilidades que oferece para quem quer comprar um apartamento.

Os benefícios dos programas habitacionais incluem o subsídio, um desconto no valor total do imóvel (que tem a grande vantagem de não precisar ser devolvido), as menores taxas de juros do mercado imobiliário, uso do FGTS para pagar o valor da entrada ou para quitar parcelas do imóvel, além da possibilidade de compor renda com familiares e amigos para aumentar as chances de aprovação do crédito.

Outra importante vantagem do Caixa Habitação é oferecer um longo prazo para pagar, o que faz com que as prestações mensais sejam menores. O comprador ainda tem a opção de, se quiser, pagar parcelas maiores e assim quitar o financiamento em menos tempo. É a chamada amortização.

 

Quem pode financiar um imóvel pelo Caixa Habitação?

Para pedir o financiamento de uma casa ou ap7uartamento pelo Caixa Habitação, é necessário atender a alguns requisitos exigidos pela Caixa Econômica Federal:

  • Ser brasileiro ou naturalizado no país;
  • Ser maior de idade ou emancipado, com 16 anos completos;
  • Apresentar comprovação de renda e capacidade civil;
  • Estar com o nome limpo em todos os serviços de proteção ao crédito.

O imóvel escolhido pelo comprador também precisa estar dentro de algumas regras. A casa ou apartamento precisa estar localizado no mesmo município onde o solicitante mora ou trabalha há pelo menos 1 ano.

Se você se encaixar em todos os requisitos, já poderá solicitar o financiamento do Caixa Habitação. A partir daí, precisará passar pela análise de crédito da Caixa. Por isso, se quiser aumentar as chances de ter seu financiamento aprovado, é muito importante saber antes se você atende a todas as regras.

 

Quais os documentos necessários para participar do Caixa Habitação?

Documentos necessários

Uma das etapas mais importantes de qualquer financiamento imobiliário é a entrega de documentos. Afinal, são eles que comprovam a capacidade de pagamento e a renda de quem quer comprar um imóvel. Portanto, é essencial apresentar toda a documentação solicitada. Caso contrário, o financiamento poderá ser recusado.

 

A seguir, confira os documentos necessários para fazer um financiamento pelo Caixa Habitação.

  • Documentos pessoais: identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de estado civil (certidão de casamento, divórcio, união estável ou nascimento);
  • Extrato do Fundo de Garantia (caso você queira usar o benefício no financiamento);
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira de trabalho (para trabalhadores assalariados);
  • Comprovante de renda (holerite para quem trabalha com carteira assinada ou extrato bancário para quem trabalha como autônomo). Trabalhadores informais também podem comprovar renda por meio do pró-labore e da declaração do Imposto de Renda.

Como funciona o aplicativo da Caixa?

Aplicativo da Caixa

O aplicativo da Caixa permite que os usuários tenham acesso aos serviços do banco com maior facilidade e interação. No aplicativo Habitação Caixa, é possível consultar todas as fases do financiamento, desde o cadastro inicial até a aprovação. 

O aplicativo é tão bom que permite até a resolução de pendências. Aí já viu, né? Você vai ter praticidade e segurança para acompanhar praticamente todas as fases do seu financiamento sem precisar sair de casa. Claro que isso não inclui o momento da assinatura do contrato, que precisa da sua presença numa agência da Caixa. Mas fora isso, é só facilidade: no aplicativo Habitação Caixa, você pode consultar ainda informações como datas de vencimento e demonstrativos legais do acordo, além de simular a utilização do fundo de garantia (FGTS) e alterar dados na sua conta, por exemplo.

 

Como baixar o aplicativo da Caixa no celular?

Para ter o aplicativo no seu celular e contar com toda essa praticidade, é só procurar “Habitação Caixa” na loja de apps do seu celular e baixar o aplicativo. Em seguida, você já poderá fazer uma simulação de financiamento para saber as opções de pagamento com que você pode contar.

Além disso, é possível ajustar o valor da entrada, os prazos e até mesmo o valor que você deseja pagar na parcela do mês, incluindo o sistema de amortização preferido. 

No aplicativo da Caixa, você pode fazer o cadastro inicial com informações sobre o imóvel, como localização, e também enviar documentos, assim como acompanhar toda a solicitação do seu financiamento. 

Assim que a Caixa Econômica Federal aprovar a documentação, você só precisará ir pessoalmente a uma agência para assinar seu contrato de financiamento. Já pensou que emoção?!

 

Como comprar um imóvel pela Caixa?

Como comprar um imóvel

Você quer realizar o sonho de comprar o seu imóvel próprio e viu que pode participar do Caixa Habitação? Então, confira o passo a passo para solicitar o seu financiamento!

  1. Escolha o imóvel

Em primeiro lugar, você deve escolher uma casa ou apartamento que esteja dentro dos requisitos exigidos pela Caixa. Portanto, é muito importante pesquisar o imóvel que seja perfeito para você e sua família.

Construtora Tenda é uma grande parceira da Caixa e, por isso, se você deseja comprar um imóvel novo ou na planta, já sai em vantagem se escolher um dos nossos apartamentos à venda!

  1. Faça a simulação do financiamento

Depois de escolher o imóvel, você deve fazer uma simulação de financiamento para ter uma ideia do valor das parcelas do seu apartamento, assim como do valor de subsídio que você pode conseguir, entre outros detalhes importantes.

Para isso, é só acessar o Simulador de Financiamento da Tenda e preencher alguns dados. É tudo muito fácil, prático e rápido! Ah, e se você adora um videozinho, assista este aqui debaixo, que traz explicações sobre como fazer uma simulação. 👇

  1. Apresente os documentos necessários

Reúna todos os documentos que já foram citados aqui e entregue para a Caixa fazer a avaliação. E fique bem atento nessa hora, porque a falta de qualquer documento pode atrasar ou até mesmo impedir a aprovação do seu financiamento.

Caso você não tenha algum documento ou precise atualizar informações, faça todo o processo antes de solicitar o financiamento, para aumentar suas chances de aprovação. Vale lembrar que a Caixa pode pedir outros documentos, por isso, sempre consulte o banco para saber o que é necessário apresentar.

Ficou com alguma outra dúvida sobre documentos para financiar um imóvel? Sem problema! Veja abaixo o vídeo que preparamos para você.👇

  1. Aguarde a pré-aprovação da Caixa

Geralmente, a Caixa leva em torno de 5 dias para dar a primeira resposta sobre a solicitação de financiamento. Chamamos essa fase de pré-aprovação. Assim que a resposta for liberada, você receberá informações importantes sobre o prazo do financiamento e as opções de pagamento.

Porém, se a solicitação for negada, é essencial entender com a Caixa o que pode ter atrapalhado.

  1. Aguarde a avaliação do imóvel

Além de analisar seus documentos e os documentos do vendedor do imóvel, a Caixa faz uma avaliação do imóvel, para garantir que ele está em condições de ser habitado. Essa etapa leva, em média, 15 dias.

  1. Assine seu contrato de financiamento

Tudo certo com as fases anteriores do financiamento do Caixa Habitação? Então, agora vem a etapa mais aguardada: a assinatura do contrato! Vá até uma agência e certifique-se de validar o documento depois da sua assinatura.

 

Conclusão

O programa Caixa Habitação é um dos mais procurados por quem deseja comprar o imóvel próprio. Com ele, é possível financiar diversos tipos de imóvel, desde casas ou apartamentos novos ou usados até imóveis comerciais.

Além disso, o programa, em parceria com o governo federal, oferece diversas facilidades para que famílias de baixa renda possam realizar o sonho da casa própria, como o subsídio, baixas taxas de juros e muito mais.

Se você não vê a hora de comprar seu imóvel, que tal realizar esse sonho com a Construtora Tenda? Um dos nossos muitos apartamentos à venda certamente se encaixa perfeitamente em tudo o que você imaginou. Fale com nosso time de atendimento e comprove!

 

Sobre a Tenda

Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo. Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.

Com mais de 50 anos de experiência no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um apartamento muitas vezes parece impossível para muitos brasileiros. Por isso, nossa missão é colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.

Acredite, com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.

Nós já realizamos o sonho de mais de 150 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para ajudar cada vez mais brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Além de mais de 50 lojas físicas nos nove estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da Loja Virtual Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel. No nosso site, você encontra ainda ferramentas como o Simulador de Financiamento e a Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar suas dúvidas e estar ao seu lado para tudo o que você precisar.

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.