8 erros de financiamento de imóvel para evitar a qualquer custo

Guia da Tenda

Comprar um imóvel é uma decisão importante e que impacta profundamente a sua vida familiar. Com tantas possibilidades oferecidas pelo mercado, é fácil cair em tentação, acabar agindo por impulso e cometer algum tipo de erro no financiamento do imóvel. É preciso muito cuidado nessa hora.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Para ajudar na sua jornada de compra, preparamos este post com dicas importantes para que você evite qualquer erro. O financiamento de imóvel pode ser a realização de um sonho, mas também um grande pesadelo. Confira a lista dos principais erros que podem ser cometidos nessa etapa do processo de compra e saiba o que fazer para evitá-los.

1. Ignorar o planejamento financeiro

O processo já começa errado se você não tem controle das finanças da sua casa. Um financiamento implica em despesas grandes, parcelas mensais e uma série de impostos e taxas que precisam ser quitados. Tudo isso representa uma parte considerável do orçamento doméstico, por isso tudo precisa ser bem planejado.

Faça um levantamento detalhado de todas as receitas e despesas da família. Procure maneiras de acabar com as dívidas — como as de cartão de crédito — antes de iniciar o financiamento. Faça os ajustes necessários para que você consiga, todos os meses, separar uma quantia para a compra da casa própria.

2. Fugir da pesquisa

Pode ser cansativo, mas fugir da pesquisa é um erro. O financiamento de um imóvel é um passo sério e precisa ser muito bem analisado. Sendo assim, pesquise bem as opções disponíveis no mercado para encontrar a residência perfeita para a sua família.

Visite vários imóveis e faça uma lista com aqueles que têm tudo o que você precisa. A partir daí, compare os valores para fazer a escolha mais realista. Considere também as despesas que virão depois da mudança, como o valor do condomínio.

3. Não considerar o custo total do imóvel

Não caia na tentação de olhar somente o custo das parcelas ou a taxa de juros isoladamente. A compra de um imóvel gera despesas que vão além disso. Cada um dos tipos de financiamento tem um cálculo que implica no valor total do imóvel, já que as taxas e as correções monetárias variam.

Além do valor do financiamento, você precisará pagar taxas e impostos para a transferência do imóvel, a emissão de escritura e o registro em cartório. Tudo isso precisa ser contabilizado antes de assinar um contrato definitivo de compra e venda.

4. Deixar a empolgação dominar

Quando se está tão perto de realizar o sonho da casa própria, é natural que a empolgação fale alto. Entretanto, é preciso controlar os impulsos e agir com cautela. Nem sempre aquele apartamento maior, bem localizado ou com uma área de lazer enorme é a opção ideal para a sua família. 

Como falamos, existem vários fatores a serem considerados na hora de fechar um negócio imobiliário. Ignorar esses aspectos pode colocar seus planos em perigo.

5. Não pesquisar o histórico de instituições financeiras, imobiliárias, construtoras e proprietários

Seguindo a onda da precaução, é preciso tomar muito cuidado com quem você está fazendo negócios. Um grande erro no financiamento do imóvel é não conferir a idoneidade dos envolvidos na transação. Por isso, atente-se!

Confira a reputação de instituições financeiras, imobiliárias e construtoras. Contar com parceiros de boa qualidade é essencial para que essa etapa ocorra com tranquilidade, dentro das suas expectativas. Também é importante checar a situação do imóvel — se não existem restrições legais para a venda e se o proprietário tem, realmente, o poder de fechar a negociação.

Com esses cuidados, você evita cair em golpes e ficar no prejuízo. Infelizmente, existe muita gente mal-intencionada em qualquer ramo de atuação, e você deve fazer o possível para ficar longe dessas armadilhas.

6. Atrasar a entrega dos documentos

Uma vez que você deu a entrada no financiamento, seja ágil na separação de todos os documentos necessários. A maioria dos itens solicitados pode ser conseguida fácil e rapidamente. Com um processo de análise cadastral que demanda cuidado e detalhamento, qualquer atraso seu pode complicar ainda mais o resultado.

É importante lembrar que algumas certidões têm prazo de validade. Além disso, a demora na entrega dos papéis coloca em risco o seu negócio, já que o proprietário pode encontrar outro comprador nesse período.

7. Ser relapso na leitura do contrato

Nem pense em assinar as vias do contrato sem ler atentamente cada uma das cláusulas! É ali que estão registrados todos os seus direitos e deveres. Você deve conferir os valores, os prazos de pagamento, as características do imóvel, entre outras informações importantes. São esses dados que geram segurança em caso de qualquer imprevisto — como a solicitação da garantia.

Caso você fique com alguma dúvida durante a leitura, não hesite em procurar ajuda. Converse com o representante do banco, da construtora ou até mesmo com um advogado. O importante é que você tenha total consciência de tudo o que está sendo determinado no contrato.

8. Subestimar a importância da ajuda de um profissional

Sim, você pode fazer boa parte do processo de compra sozinho. No entanto, desprezar a assistência de profissionais é um grande erro no financiamento do imóvel. Procure sempre um corretor com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) ou consulte bancos ou correspondentes bancários cadastrados, por exemplo.

Esses profissionais capacitados vão ajudar você a encontrar o imóvel ideal, a escolher a melhor linha de crédito e a orientar o processo burocrático da maneira mais simples e rápida possível. Com uma decisão tão séria, toda ajuda deve ser bem-vinda e aproveitada ao máximo.

Como você pôde ver, é preciso ter atenção para que a conquista da sua casa própria aconteça sem grandes problemas. Negligenciar etapas e deixar a ansiedade falar mais alto é um erro. O financiamento de imóvel é um recurso que pode facilitar muito a sua vida, desde que seja feito com responsabilidade.

Agora que você já sabe como evitar qualquer tipo de erro no financiamento do imóvel, que tal continuar consumindo informações de boa qualidade? Curta a nossa página no Facebook, siga o nosso perfil no Instagram e se inscreva no nosso canal do YouTube. Assim, você fica sempre por dentro das novidades e encontra as melhores dicas sobre o universo imobiliário.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.