Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

6 motivos para sair do aluguel hoje mesmo

Trilha da Conquista

13/04/18

Você até pensa em sair do aluguel, mas ainda tem muitas dúvidas sobre as vantagens de comprar um imóvel? Confira por que está na hora de dar adeus a essas prestações sem propósito!

A conquista da casa própria é um sonho antigo de muitos e muitos brasileiros. Para você, no entanto, esse desejo é novo? Começou a pensar agora em ter seu próprio cantinho e está cheio de dúvidas sobre as vantagens de comprar um imóvel? Será que vale a pena trocar o aluguel pelo financiamento, será que seu orçamento permite, será que essa é mesmo a hora? São muitos serás, não acha? Então trate de começar a pensar objetivamente!

Antes de mais nada, a falta de organização financeira não pode servir como desculpa para adiar suas conquistas, ok? Lembre-se de que, se vai contratar um financiamento longo, é melhor para seu próprio futuro dar logo esse pontapé inicial. Além do mais, pode acreditar: a diferença do aluguel para a prestação imobiliária provavelmente será bem acessível.

E nada de ter medo de arriscar, porque isso todo mundo tem — ao menos um pouco. Acha que falta dinheiro para assumir esse compromisso? Então reflita sobre suas despesas, pensando em quanto você gasta com itens supérfluos mensalmente, valor que poderia ser revertido em seu lar doce lar.

1. Ter um apartamento com a sua cara

Em uma sala cheia de caixas de papelão, homem e mulher sorriem enquanto mulher segura uma chave | Motivos para sair do aluguel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Por mais que você esteja acostumado a pagar aluguel, tente imaginar a delícia que deve ser reformar e mobiliar a casa até deixá-la do seu jeitinho? Com um imóvel próprio, você tem liberdade para escolher o revestimento do banheiro da cor que preferir, pode trocar a porta do quarto por um modelo de correr e até investir em móveis planejados. Se é tudo seu, por que não?

2. Aproveitar o FGTS

A possibilidade de usar o FGTS é mais uma das vantagens de comprar um imóvel. E o melhor é que, se você tem direito de empregar esse recurso na aquisição da sua casa própria, ainda assegura uma boa rentabilidade para esse dinheiro. Enquanto os rendimentos do FGTS ficam em torno de 3% ao ano, a valorização dos imóveis costuma alcançar os 5% no mesmo período. Parece pouco, mas, esses 2% fazem uma enorme diferença ao longo do tempo.

3. Usufruir das facilidades do financiamento

Existem à disposição muitos tipos de financiamento para a aquisição da casa própria, inclusive com o apoio de instituições consagradas, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. Aqui, no entanto, vamos focar apenas em um modelo de crédito habitacional: o Minha Casa, Minha Vida, que apresenta as menores taxas de juros do mercado.

Nesse modelo, a avaliação do crédito e a simulação da compra são processos muito rápidos, seguros e práticos. Sem falar que, além de as taxas de juros desse programa já serem bem inferiores às do mercado convencional, pode ser, ainda, que você tenha direito a um subsídio a mais.

Para você ter uma ideia, a Faixa 1 desse projeto prevê moradia para famílias de renda mensal bruta de até 1.800 reais. Essas pessoas podem ter até 90% do valor do imóvel custeado por meios dos bancos parceiros. Especificamente nesse caso, o pagamento pode ser feito em até 120 prestações, com parcelas de 270 reais, sem juros. Ao todo, são 3 as categorias de faixas do Minha Casa, Minha Vida, sendo que a terceira (a maior delas) oferece financiamento habitacional para famílias com renda bruta entre 7 e 9 mil reais.

Viu como é perfeitamente viável encontrar uma solução que se ajuste à sua realidade, seja ela qual for? É isso mesmo que você entendeu: a concretização do seu sonho pode estar mais perto que nunca!

4. Garantir sua segurança patrimonial

A posse de um imóvel traz estabilidade patrimonial. Já reparou que, quando alguém pede um empréstimo bancário, é solicitada a apresentação de uma propriedade como garantia da quitação da dívida? Pois isso acontece porque imóveis são bens duráveis. No longo prazo, aliás, seu imóvel pode passar por muitas valorizações, dependendo principalmente do crescimento da infraestrutura do bairro onde estiver localizado.

5. Deixar para trás as burocracias do aluguel

Abraçados, casal sorri enquanto a mulher aperta as mãos de um corretor | Motivos para sair do aluguel | Guia da Tenda | Blog da Tenda

Se você já paga aluguel sabe muito bem que ser inquilino tem grandes desvantagens. Caso surja um problema estrutural, por exemplo, é preciso correr atrás da imobiliária, que, por sua vez, aciona o proprietário para providenciar o conserto. E por mais que você não arque diretamente com os custos, não acha muito melhor ter a liberdade para fazer o que quiser na sua casa?

Isso sem falar que, no começo, ao fechar seu contrato de aluguel, é preciso superar uma etapa complicada, de inúmeras idas a cartórios para reconhecer firmas e pedir certidões, além de pode ter que arcar com parcelas adiantadas como caução, encontrar um fiador e por aí vai. E se passar por isso uma vez já é incômodo, imagine ter que fazer tudo de novo, caso o dono peça o imóvel?

6. Ser forçado a poupar

Quem tem dificuldade para poupar dinheiro e se organizar pessoalmente encontra no financiamento da casa própria uma grande oportunidade de fazer uma economia forçada. Afinal, por ter a responsabilidade da prestação mensal, você aprenderá, de uma maneira ou de outra, a não mais desperdiçar dinheiro com itens desnecessários. Pense bem: trocar roupas novas por uma parcela quitada do seu cantinho não parece valer muito mais a pena?

Como você pode ver, as vantagens de comprar um imóvel são indiscutíveis. E o melhor é que agora você sabe que as possibilidades para tirar esse sonho do papel são muitas — e pra lá de acessíveis! Pronto então para caminhar rumo a essa conquista?

Por fim, pegando o embalo na sua vontade crescente de sair do aluguel para ter seu próprio canto, aproveite para conferir mais algumas informações sobre o funcionamento do Minha Casa, Minha Vida!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.