10 MITOS E VERDADES SOBRE A COMPRA DE IMÓVEIS

Guia da Tenda

Conquistar a casa própria exige muito planejamento e determinação. Ao mesmo tempo que é preciso organizar as finanças, também é importante entender como funciona a compra de imóveis. Afinal, são muitas informações sobre financiamento, documentação, taxas, juros, entre outros.

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Alea | Blog da Alea
Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Se você quer realizar esse sonho e está começando a pesquisar sobre o assunto, fique atento, pois existem muitos mitos que envolvem o processo de compra de um imóvel. Para que você não desista de ter a sua casa ou apartamento por conta de alguma informação errada, separamos os principais mitos sobre esse tema. Além disso, destacamos também algumas verdades que podem ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Mitos sobre a compra de imóveis

O pedido de financiamento só pode ser feito após a escolha do imóvel

Não existe uma regra que determine que você precisa escolher o imóvel primeiro. Se você quiser ter certeza que terá crédito aprovado e descobrir o valor exato que o banco ou a construtora irá financiar, entre com o pedido de financiamento antes. Após a aprovação, você recebe uma carta de crédito especificando até quanto pode custar a casa ou o apartamento. A partir disso, você pode buscar o seu imóvel de forma mais segura. Só para ilustrar, essa carta tem validade de três meses, mas pode mudar de uma instituição financeira para outra.

Qualquer pessoa pode financiar um imóvel

Foto de uma mulher fazendo contas na calculadora | Mitos e verdades sobre a compra de imóveis | Blog da Tenda

Para financiar uma casa ou um apartamento você precisa preencher os requisitos exigidos pelo banco. Por exemplo, ter um valor de entrada, comprovar renda formal ou informal e não estar com o nome sujo. Em resumo, esses são os principais pontos que o banco analisa em uma solicitação de crédito.

Mas não desanime, se você está negativado tente quitar a dívida antes de solicitar um financiamento. Procure negociar com o banco ou aproveite as campanhas do Serasa para limpar o seu nome. Por outro lado, se sua renda individual não é o suficiente, você pode compor renda com outras pessoas e aumentar a chance de ter o crédito aprovado. Contudo, se você não tem um valor para dar de entrada, fale com a gente, a Tenda divide em até 60 vezes.

O processo de financiamento é muito demorado

Ao contrário do que se imagina, a aprovação de um financiamento imobiliário pode ser muito rápida. E estar com toda a documentação necessária já organizada, contribui para um retorno mais ágil do banco ou da construtora. Entretanto, o tempo de resposta pode variar, pois cada instituição possui suas regras e processos de análise de crédito. Normalmente, o prazo da construtora é mais curto, por ter menos burocracia.

Quanto menor o imóvel, mais barato

O preço de uma casa ou apartamento não é definido apenas pelo tamanho. Existem diferentes fatores que influenciam no valor do imóvel como a localização, se há ou não vaga de garagem, o andar do apartamento, idade da construção, se o condomínio tem área de lazer, entre outros detalhes.

A vistoria não é importante

Apesar de não ser obrigatória, a vistoria é uma fase muito importante do processo de compra do imóvel. É durante essa visita que você confere todos os detalhes descritos no contrato, principalmente se for um empreendimento comprado na planta.

Verdades sobre a compra de imóveis

Imóveis na planta são mais baratos

Foto de um casal olhando a planta baixa do apartamento | Mitos e verdades sobre a compra de imóveis | Blog da Tenda

Se você puder esperar a construção terminar, vale a pena comprar um imóvel na planta. Comparado as casas e apartamentos prontos, as opções na planta realmente são mais baratas. Além disso, a tendência é que uma propriedade comprada na planta valorize mais ao longo dos anos do que um imóvel já pronto.

Comprar imóveis à vista é mais vantajoso

Assim como em outros tipos de compra, adquirir uma casa ou um apartamento à vista é a melhor opção. Diferente do financiamento, uma compra à vista não possui as taxas e os juros que normalmente são incluídos nas prestações, tornando o valor do imóvel menor. Esse poder de compra também facilita negociar o preço com mais facilidade.

É possível juntar a renda com a de outras pessoas

Alguns tipos de financiamento, como os programas habitacionais do Governo Federal, permitem que você junte a sua renda com a de outras pessoas. Por exemplo, se o que você ganha sozinho não é o suficiente para conseguir a aprovação de crédito, ao compor renda com alguém as suas chances aumentam. A composição de renda também é uma vantagem para quem deseja comprar um imóvel mais caro e precisa comprovar um rendimento maior.

Quem tem uma renda baixa também consegue comprar um imóvel

Foto de uma mulher segurando as chaves da casa própria | Mitos e verdades sobre a compra de imóveis | Blog da Tenda

Com a criação dos programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida e o Casa Verde e Amarela, quem possui uma renda baixa também tem a oportunidade de conquistar a casa própria. Esses projetos oferecem muitas facilidades como compor renda com outras pessoas, utilizar o FGTS, longo prazo de pagamento e taxas de juros mais baixas em relação ao mercado. Há ainda o benefício do subsídio, que é uma quantia dada pelo governo para diminuir o custo do financiamento, deixando as parcelas mais baratas.

Antecipar parcelas do financiamento traz benefícios

Ao antecipar as parcelas do financiamento da sua casa ou apartamento, além de adiantar o prazo de pagamento, você diminui os juros e o custo total do imóvel. Portanto, essa amortização de parcelas proporciona economia. Uma dica é utilizar benefícios como o 13° salário e o FGTS.

Acredite, por mais difícil que pareça você consegue conquistar a sua casa própria. E a Construtora Tenda acredita na sua determinação. Fale com a gente, tire todas as suas dúvidas e descubra o apartamento que cabe no seu bolso. Você também pode fazer uma simulação de financiamento ou utilizar a nossa Loja Virtual.

 

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

4 respostas para “10 MITOS E VERDADES SOBRE A COMPRA DE IMÓVEIS”

  1. Carleudo Oliveira de Araújo disse:

    Ótimo gostei das dicas

  2. Carleudo Oliveira de Araújo disse:

    Gostei muito da explicações

    • Construtora Tenda disse:

      Oi Carleudo, tudo bem por aí? Que bom que você gostou! Lembre de acompanhar sempre nosso blog para conferir mais dicas!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(4) Comentários
  • Carleudo Oliveira de Araújo

    Ótimo gostei das dicas

  • Carleudo Oliveira de Araújo

    Gostei muito da explicações

  • Construtora Tenda

    Oi Carleudo, tudo bem por aí? Que bom que você gostou! Lembre de acompanhar sempre nosso blog para conferir mais dicas!

  • Construtora Tenda

    ?

Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.