MATERIAL ESCOLAR: 10 DICAS PARA ECONOMIZAR

Economize

Apesar de todo novo ano renovar as oportunidades, metas e planejamentos, certas responsabilidades da vida adulta continuam iguais, como os boletos para pagar. Os meses de janeiro e fevereiro são marcados pelas contas do início do ano. E para quem tem filhos, entre essas despesas está o material escolar.

Esse conteúdo também está disponível na versão podcast. Aproveite a praticidade do áudio que preparamos para você. Para ouvir é só clicar no play!

Tais, assistente virtual da Alea | Blog da Alea
Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

Sem dúvidas, para as crianças e os adolescentes, comprar novos cadernos, canetas, lápis de cor e todos os outros itens da lista de material escolar, é um momento muito prazeroso. Principalmente quando os pais atendem o desejo de ter produtos de uma marca específica ou do personagem favorito.

Com o intuito de ajudar você a economizar na compra dos materiais escolares, sem deixar de atender a alguns pedidos do seu filho, separamos algumas dicas.

Lista de material escolar

Antes de mais nada, analise os itens da lista de material escolar. Todos os objetos devem ser de uso pessoal e individual. E a quantidade de cada utensílio, precisa ser compatível com o período letivo. Portanto, a lista não pode ter nada direcionado para uso coletivo. Por exemplo, produtos de limpeza, papel higiênico, tinta para impressora, medicamentos, entre outros. Além disso, a escola não pode exigir marcas, exceto de livros e apostilas.

Lei n° 12.886 de 26 de Novembro de 2013 cita que a escola não pode solicitar itens de uso coletivo e nem cobrar taxas referentes a despesas como água, luz e telefone. Ficar atento a esses detalhes, evita que você tenha gastos extras indevidos.

Dicas para economizar no material escolar

Assim como em outras compras, como as de supermercado, é possível economizar nos materiais escolares. Com organização, disposição e criatividade, você consegue adquirir tudo o que o seu filho precisa sem estourar o orçamento.

Reaproveite o que você já tem

Inegavelmente, alguns itens da lista de material escolar são os mesmos do ano anterior. E alguns objetos podem ser utilizados novamente, como tesoura, régua, estojo, mochila, apontador, calculadora, pastas, entre outros. Analise o que está em bom estado e o que tem quantidade suficiente para o novo ano letivo. Se acaso você precisar completar algum produto, compre apenas a diferença.

Só compre o que estiver na lista

Tanto para compras em lojas físicas, quanto online, foque nos itens da lista. Analise se os itens que estão em promoção, realmente são coisas que o seu filho precisa. Evite adquirir só por estar barato. Além disso, toda loja de material escolar possui produtos que despertam desejo. Principalmente o das crianças, que se encantam por objetos dos personagens que elas mais gostam. A dica é manter o foco para não estourar o orçamento.

Procure os livros em sebos

Em resumo, os sebos são lojas de livros usados, que compram e revendem exemplares. Muitas vezes é possível encontrar itens em excelente estado de conservação, incluindo livros didáticos. Procure nas lojas físicas ou nos sebos online. Analise se as páginas não estão rasgadas ou rabiscadas antes de comprar. Veja também o número da edição, se a mesma ou próxima da solicitada pela escola.

Compre com antecedência

Com toda a certeza, os meses de janeiro e fevereiro marcam a alta temporada dos materiais escolares, subindo o preço dos produtos. Portanto, se a escola liberar a lista antes desse período, aproveite para comprar tudo o que precisa com antecedência. Além de garantir preços melhores, você encontra tudo o que precisa com mais facilidade, sem o risco de estar esgotado. Mas mesmo que a escola não entregue a lista antes, você pode antecipar a compra dos objetos básicos, como cadernos, canetas, lápis, borracha, entre outros.

Priorize os itens de uso imediato

Para não precisar comprar todos os itens no período em que os preços estão mais altos, veja se existe a possibilidade de dividir a lista. Entre em contato com a escola e descubra os objetos considerados prioritários e o que pode ser entregue depois.

Pesquise e compare os preços

Pesquisar e comparar preços exige disposição. E este é um dos maiores segredos para conseguir economizar na compra dos materiais escolares. Além das tradicionais papelarias, pesquise em lojas de departamento, aquelas que vendem de tudo um pouco, pois sempre tem um corredor com cadernos, canetas e agendas. Veja também em supermercados e livrarias. Pesquise tanto em lojas físicas, quanto na internet. Você pode se surpreender com as diferenças de preços. Ao mesmo tempo que você economiza, pode se deparar com aquele produto específico que o seu filho pediu, por um valor mais barato.

Faça parcerias para comprar no atacado

Uma forma de conseguir material escolar barato, é adquirindo no atacado. Dependendo do produto e da quantidade, vale a pena até comprar sozinho. Mas, se for um volume muito grande, faça parcerias. Junte com os pais de outros alunos ou até com pessoas da família que também tenham filhos.

Não priorize marcas específicas

Para economizar, é preciso analisar o preço de diferentes marcas e não focar em uma específica. Existem muitas opções no mercado que entregam produtos de qualidade por preços menores. Muitas vezes a diferença está no visual, que traz personagens. Caso o seu filho goste muito de um determinado desenho, procure equilibrar, mesclando itens personalizados com opções mais básicas.

Limite quanto você pode gastar

Antes de iniciar as compras, defina quanto você pode gastar. Esse planejamento é importante para evitar excessos e despesas desnecessárias que podem prejudicar o seu orçamento do mês.

Pague à vista

Pagar os materiais escolares à vista também é uma forma de economizar, pois é possível negociar descontos. Busque saber se a loja oferece vantagens para a utilização do débito ou dinheiro. Entretanto, se essa forma de pagamento não for a melhor opção para você, evite os números de parcelas que possuem juros.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.