b764 Festa de casamento ou apartamento: o que priorizar? – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Se você está naquela indecisão entre festa de casamento ou apartamento, saiba que veio ao lugar certo. Essa, aliás, é uma dúvida mais comum do que muita gente pensa. Há inúmeros outros casais que vivem o eterno dilema entre formalizar a união com uma grande festa de casamento ou iniciar a vida a dois comprando um lugar para chamar de lar.

Antes de mais nada, é preciso saber quanto você está disposto a pagar. É necessário considerar também qual é o tipo e o tamanho de festa de casamento que tem em mente, já que quanto maior o evento, mais alto será o gasto. O mesmo pensamento vale para o tipo de apartamento que você planeja comprar. Ou seja, tudo deve ser muito bem analisado. Sabemos que a situação financeira da maioria das pessoas não permite excessos. Por isso, às vezes é melhor priorizar uma coisa em detrimento da outra. Mas fique calmo: isso não quer dizer que você precisa abandonar seus sonhos! Com planejamento e moderação é possível atingir os dois objetivos. Não sabe como? Continue lendo e confira as nossas dicas!

A prioridade é a festa

Se você prioriza a festa de casamento, fique calmo porque não há escolhas erradas. Porém, ao tomar essa decisão, é importante ter em mente que será necessário um grande investimento para que tudo fique de acordo com o que sempre sonhou. Assim, pode ser preciso adiar por um tempo a ideia de ter sua casa própria. O planejamento de uma festa de casamento requer um bom tempo de preparação, às vezes até mais de um ano. Cada detalhe precisa ser pensado para que no dia tudo transcorra da melhor forma possível. O primeiro passo é definir o dia e, então, verificar a disponibilidade de igreja, salão de festas e bufê. Como esse é um setor bastante concorrido, tudo precisa ser reservado com uma boa antecedência. Já nessa arrancada inicial, uma boa quantia deverá ser desembolsada, como forma de entrada para a reserva dos locais e serviços. Definida a data e o local, é preciso pensar nos demais detalhes da festa, como convites, decoração dos ambientes da igreja e do salão de festas, lembranças personalizadas, flores, buquê, roupas para o noivo, bolo e uma infinidade de outros itens. Isso sem contar o mais importante: o vestido da noiva! Ou seja, organizar um casamento para que tudo transcorra da melhor forma possível exige mais que dinheiro. É necessário dedicação e planejamento.

Casamos, e agora?

Realizado o sonho de uma grande festa, chegou a hora de iniciar o planejamento para a compra do imóvel. A vida a dois é maravilhosa, mas é marcada por alguns desafios. Saiba que, se o dinheiro já estava apertado antes, após o casamento sem uma casa própria a tendência é as coisas ficarem um pouquinho mais difíceis. Mas não se desespere — com planejamento, é possível tirar isso tudo de letra. Lembre-se de que com a vida a dois tudo dobrará, inclusive as contas. É o dobro de água, de energia elétrica, de comida. Há ainda a necessidade de pagar o aluguel, o que pode comprometer o orçamento de quem está iniciando uma vida de casado. Não podemos esquecer dos custos envolvidos na compra da mobília e decoração do imóvel alugado, afinal de contas, o novo casal precisará ter um apartamento ao menos minimamente mobiliado para morar. Com todo o dinheiro investido na festa, pode ser que o início da vida a dois não seja como o esperado. Mas nem tudo é negatividade. Como falado, com planejamento e alguns cortes no orçamento é possível encontrar uma forma mais facilitada de comprar um apartamento, por exemplo, por meio de um consórcio ou de programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, existem opções no mercado para ajudar vocês a atingirem esse objetivo em médio prazo. Além disso, nesse período pós-casamento vocês podem juntar um dinheiro que, com um plano traçado, pode servir de entrada para a casa própria — transformando posteriormente o valor do aluguel na parcela do financiamento. Viu? Não é tão difícil realizar seus sonhos!

A prioridade é a compra do apartamento

Agora, se a prioridade do novo casal é ter um lugar para chamar de seu, e a festa de casamento é apenas um detalhe, saiba que você pode estar seguindo um caminho mais fácil. E como já dissemos, priorizar uma coisa não significa abrir mão de outra. É possível usar aquela reserva financeira para dar a entrada no apartamento e, ainda assim, fazer uma festa mais enxuta para celebrar a união do casal. Vale lembrar que uma festa de casamento deve, antes de tudo, satisfazer a vontade dos noivos. De nada adianta ter uma celebração enorme para centenas de convidados se os personagens mais importantes da noite não aproveitarem nada. Por isso, uma comemoração intimista, envolvendo apenas aqueles que realmente são especiais para o casal e torcem para sua alegria e sucesso, pode ser mais memorável que um evento grandioso. Com uma comemoração menor, os custos tendem a ser mais baixos e, consequentemente, impactam menos no orçamento do casal. Uma celebração na igreja para um seleto grupo, e uma pequena festa no salão do clube ou em casa mesmo não requer tanto investimento. Com isso, é possível usar os valores para comprar o apartamento que servirá de morada para o início de uma linda história de amor.

Afinal, como fazer a escolha mais acertada?

Como visto, é difícil dizer qual é a decisão mais acertada, já que inúmeros fatores precisam ser levados em conta. Mas o que fica claro é que hoje é possível comprar um apartamento e realizar uma festa de casamento que de fato fique na memória de todos, e não apenas guardada em um álbum de fotos. É claro que existem aqueles casais que preferem realizar uma grande festa de casamento para concretizar um sonho. E isso não está errado, mas é necessário ter em mente todas as dificuldades em organizar a celebração e também no que virá depois, quando o casal for morar em um imóvel alugado. Por isso, é necessário sempre avaliar cada decisão criteriosamente, ver os cenários, os custos e fazer um bom planejamento. Sabendo o tipo de celebração que você quer e qual valor está disposto a investir, fica mais fácil organizar suas prioridades, seja ela a festa de casamento ou apartamento. E se a ideia de comprar o apartamento parece boa para você, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar nesse momento tão importante da sua vida!
;



Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58

0