Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





O cartão de crédito pode passar de mocinho a vilão em dois tempos. Para que isso não aconteça com você, listamos alguns cuidados importantes para que as coisas não fiquem fora de controle.


O “dinheiro de plástico” pode ser uma mão na roda na vida das pessoas. Seja para fazer compras no supermercado, um eletrodoméstico, móvel ou até passagens aéreas. O cartão de crédito parece sempre salvar nossa vida.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com ele. Justamente por não “vermos” o dinheiro ser gasto, fica mais fácil passar dos limites e gastar mais do que realmente podemos pagar. Então que tal aprender de vez a usá-lo para que as coisas não virem uma bola de neve? Observando as dicas abaixo, a gente garante: você nunca mais vai se endividar.

- Decidiu que é hora de ter um cartão de crédito? Então tenha em mente que o limite deve ser 50% inferior ao seu salário.

- Sempre, sempre, sempre pague o valor total da fatura. Quando você quita só o valor mínimo, os juros sobem absurdamente. Caso você não possa arcar com esse custo, entre em contato com o seu banco para negociar.

- Pense muito bem antes de realizar qualquer compra. Pergunte a você: realmente preciso disso? Poderei bancar as parcelas sem comprometer meu orçamento? Cuidado ao realizar compras por impulso.

- Controle os parcelamentos de suas compras.

- Negocie com o seu banco a taxa de anuidade do cartão. Saiba que é possível, inclusive, pedir a sua isenção.

- Se você tem um salário fixo, o ideal é ter apenas um cartão. Se além do ganho regular, tiver outras entradas de dinheiro, o número máximo de cartões é 3. Mais que isso fica fácil se descontrolar.

- O cartão de crédito pode te oferecer algumas vantagens, como programas de fidelidade e milhagens. Procure saber quais benefícios o seu cartão oferece.

- Cuidado ao usá-lo no exterior ou em compras em sites estrangeiros. A taxa IOF de compra é alta, 6,38%.

- Limite muito alto é uma porta de entrada para o descontrole. Peça para sua operadora diminuir esse valor se não for uma pessoa muito disciplinada.

- Em hipótese alguma, atrase o pagamento das faturas. Os juros são altíssimos.

- Crie o hábito de conferir seu extrato semanalmente. Assim você sabe em que está gastando e quanto ainda tem de limite.

- Mantra para a vida: o cartão de crédito não é um complemento da sua renda.

 Não deixe de compartilhar essas dicas com os seus amigos e familiares e até a próxima.

6 cursos de finanças pessoais para fazer online

6 cursos de finanças pessoais para fazer online

Economia doméstica

Você é equilibrado financeiramente? Faça um dos cursos on-line que listamos no nosso post para começar a organizar suas finanças pessoais!

Saiba como gerenciar as finanças de casa

Saiba como gerenciar as finanças de casa

Economia doméstica

Sabia que a economia doméstica pode fazer toda a diferença na sua vida? Descubra como aderir a essa prática em nosso novo post!

Como planejar os gastos com educação dos filhos? aprenda em 6 dicas

Como planejar os gastos com educação dos filhos? aprenda em 6 dicas

Economia doméstica

Quanto você está disposto a investir na educação dos seus filhos? Já pensou que se trata de um investimento de longo prazo? Você está preparado para essa jornada? Acompanhe nosso post para entender!

Como planejar lua de mel dos seus sonhos gastando pouco

Como planejar lua de mel dos seus sonhos gastando pouco

Economia doméstica

Finalmente chegou a hora de planejar sua lua de mel? Mas o que levar em consideração? Como fazer para não se endividar? Por onde exatamente começar? Nada de pânico. Estamos aqui para ajudar!

Como ter qualidade de vida sigas estas 9 dicas

Como ter qualidade de vida sigas estas 9 dicas

Economia doméstica

Comer melhor, cuidar do corpo, dormir bem, trabalhar com prazer, fazer exercícios, correr do estresse, evitar os vícios, cultivar as amizades e sorrir mais: descubra como esses 9 hábitos simples ajudarão a alavancar sua qualidade de vida!

Orçamento familiar: entenda as despesas fixas de uma casa

Orçamento familiar: entenda as despesas fixas de uma casa

Economia doméstica

Entender como as despesas fixas de uma casa afetam seu planejamento financeiro é essencial caso você queira organizar melhor seu orçamento, estabelecer novos planos e criar metas de investimento para o seu dinheiro.
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58