bc58 Cronograma de limpeza doméstica: aprenda a criar uma rotina de limpeza em casa – Tenda



Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Criar um cronograma de limpeza doméstica é uma estratégia que pode ajudar muito a otimizar a sua rotina — e também o seu tempo, permitindo que você possa dedicar mais atenção a outras coisas mais importantes. Porém, como isso pode ser feito? Como organizar as tarefas de forma que elas sejam feitas em uma frequência … Continued

Criar um cronograma de limpeza doméstica é uma estratégia que pode ajudar muito a otimizar a sua rotina — e também o seu tempo, permitindo que você possa dedicar mais atenção a outras coisas mais importantes.

Porém, como isso pode ser feito? Como organizar as tarefas de forma que elas sejam feitas em uma frequência satisfatória, ao mesmo tempo em que não deixe você refém da arrumação? É o que explicamos neste artigo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Por que fazer um cronograma de limpeza doméstica?

Quando você faz um cronograma de limpeza doméstica, determina os períodos específicos para a realização de cada tarefa. Algumas, como lavar a louça, devem ser feitas diariamente, enquanto outras só serão executadas uma vez por mês, por exemplo.

Por meio dele, fica muito mais fácil visualizar qual é a rotina específica de um dia e como você precisa se organizar para que tudo seja feito. Além disso, também ajuda a evitar que você passe um dia inteiro só fazendo aquela faxina pesada.

Afinal, se você limpa um pouquinho todos os dias, fica muito mais fácil manter, do que tirar um ou dois dias trabalhando pesado e de forma cansativa, não acha?

Como fazer um cronograma de limpeza?

Já sabemos que o cronograma de limpeza é um grande aliado da rotina, mas como ele pode ser colocado em prática? Como explicamos acima, você precisa agrupar as tarefas com base na periodicidade ideal de cada uma delas. Então, temos atividades diárias, semanais e mensais. Veja, nos próximos tópicos, como determinar cada uma delas.

Limpeza diária

As tarefas que precisam ser feitas diariamente são aquelas que você sabe que não tem como escapar para manter a sua casa arrumada, limpa e organizada. Porém, apesar da relevância e da alta frequência, elas também precisam entrar no seu planejamento.

Isso é fundamental para que você escolha o melhor método para fazê-las, a sequência mais eficiente e ainda evita possíveis esquecimentos. Entre as tarefas que devem ser feitas diariamente, estão:

  • lavar as louças;
  • arrumar as camas;
  • organizar as coisas espalhadas;
  • varrer (ou passar o aspirador de pó);
  • limpar o fogão;
  • organizar o banheiro (para mantê-lo limpo até o dia da limpeza pesada);
  • separar as roupas sujas do cesto para a lavagem;
  • retirar o lixo.

Limpeza semanal

São tarefas um pouco mais complexas que precisam ser feitas semanalmente em todos os cômodos. Isso envolve:

  • colocar toalhas limpas no banheiro;
  • trocar a roupa de cama dos quartos;
  • tirar o pó dos móveis e objetos;
  • bater as almofadas para tirar o pó;
  • limpar o forno;
  • limpar o interior do micro-ondas;
  • lavar o banheiro com uma limpeza mais profunda.

Limpeza mensal

Nesse caso, a frequência é menor, mas as atividades são fundamentais para que você evite sujeira acumulada e a necessidade de fazer aquela faxina pesada — além de contribuir para conservação dos móveis e equipamentos da sua casa. Entre as principais, podemos citar:

  • limpar a máquina de lavar roupas;
  • organizar o guarda-roupas e a cômoda;
  • passar pano nas pás dos ventiladores para tirar a poeira;
  • limpar o filtro do ar-condicionado;
  • limpar os interruptores, as paredes e o teto;
  • virar os colchões;
  • limpar o aspirador de pó;
  • esvaziar e limpar o interior dos armários de cozinha.

Dicas para facilitar a limpeza doméstica

A gente bem sabe que muitas pessoas não são fãs dessa parte do cuidado com a casa e fazem porque é realmente necessário. Contudo, nem por isso o processo precisa ser chato e demorado. Existem algumas estratégias que você pode adotar para facilitar. A seguir, listamos algumas dicas importantes.

Leve a sua rotina em consideração

Antes de começar a montar o seu cronograma de limpeza doméstica, não se esqueça de considerar a sua rotina e o tempo disponível para as atividades. Se você é uma pessoa que trabalha e estuda o dia todo, por exemplo, fica difícil estabelecer um período de duas horas diárias para limpar a casa.

Manter o seu lar limpo e organizado é algo que transmite uma sensação maravilhosa, mas isso precisa ser feito com base em suas limitações — e não com sacrifícios do seu descanso e lazer.

Faça uma divisão das tarefas com base na complexidade

Na hora de listar as tarefas que precisam ser feitas, veja quais são mais demoradas e chatinhas de fazer, quais são mais simples, rápidas e urgentes e o que fica em um meio-termo. Com base nisso, você saberá o que entra na rotina diária, semanal e mensal.

Além disso, na hora de partir para a limpeza, dê prioridade para as mais demoradas ou complexas. Dessa forma, quando você terminá-las, saberá que a partir ali, tudo fluirá com mais facilidade e rapidez.

Defina o período de tempo disponível para a limpeza

Lembra da importância de encaixar a limpeza em sua rotina? Agora que você já conhece as suas obrigações e entende o tempo disponível, fica fácil definir quantos minutos ou horas quer gastar com as atividades.

3 aplicativos para ajuda a manter a rotina de limpeza em casa

Quer organizar o seu cronograma com mais praticidade? Então, conheça alguns aplicativos que podem ajudar bastante nessa missão!

1. ColorNote

O aplicativo tem um visual que lembra bastante os post-its. Com ele, você pode separar listas por cores e usar cada uma delas para um afazer diferente. Assim, fica fácil organizar as atividades diárias, além de fazer listas de compras e anotações, por exemplo. Ele está disponível para Android.

No iOS, o aplicativo semelhante se chama Color Notes. Porém, a versão disponível está em inglês.

2. Tarefas domésticas: planejador e lembrete

Esse aplicativo permite criar listas de afazeres e lembretes com indicação dos horários nos quais eles devem ser realizados. Dessa forma, você receberá notificação no celular sempre que for o momento de fazer alguma limpeza ou outra tarefa. Ele está disponível para Android.

3. Trello

O aplicativo permite criar os chamados "cartões" e tem um visual bem simples. Para montar o seu cronograma, basta criar um cartão para cada dia da semana e incluir as atividades que devem ser realizadas dentro de cada um. Ele está disponível para Android e iOS.

O cronograma de limpeza doméstica é um grande aliado de quem quer ter uma rotina mais organizada e conseguir encaixar todas as atividades no tempo livre — sem perder a oportunidade de curtir o lazer e o descanso.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e ver o que a sua rede de amigos acha desse tipo de controle!

;



Todos os direitos reservados Tenda 2019
CPNJ: 09.625.762/0001-58

0