Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Consumo consciente em casa: mudando hábitos que ajudam você a economizar e salvar o planeta

Casa e Decoração

30/09/19

Em 15 de outubro, comemoramos o Dia do Consumo Consciente no Brasil. A data foi estabelecida em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente para lembrar a população que estamos esgotando os nossos recursos naturais a uma velocidade perigosa. O objetivo da iniciativa é incentivar os brasileiros a aderirem aos hábitos de consumo consciente em casa.

Algumas pessoas acham que uma simples mudança de atitude não fará diferença. Entretanto, imagine se cada um de nós prestar mais atenção aos nossos hábitos e fizermos pequenas mudanças no dia a dia. Dá para fazer a diferença, não é mesmo?

A seguir, entenda melhor o que é consumo consciente e aprenda como você pode contribuir para diminuir o impacto que causamos no planeta. Acompanhe!

O que é consumo consciente?

O consumo consciente está ligado à tomada de decisões e à mudança de hábitos que ajudam a diminuir os impactos negativos no meio ambiente causados pela ação do homem.

Consumidores conscientes se preocupam com a origem dos produtos que usam, o destino das embalagens — que, quase sempre, vão parar nos rios e oceanos —, com os desperdícios e por aí vai.

Fazer pequenas mudanças em casa não é apenas melhor para o planeta. Os impactos são positivos para você, para a sua família e até para o bolso. Isso mesmo. Além de ajudar o meio ambiente, com algumas atitudes, você também economiza com os gastos.

Como adotar o consumo consciente em casa?

Você não precisa mudar drasticamente o seu estilo de vida para ter hábitos de consumo consciente em casa. Pequenos ajustes e cuidados são suficientes para cuidar melhor do meio ambiente. Veja a seguir alguns exemplos do que você pode fazer para ajudar.

Evite produtos com muita embalagem

O planeta está sufocando debaixo de 5 bilhões de toneladas de plástico, um dos piores inimigos do meio ambiente. O material nunca se degrada por completo na natureza, já que a sua decomposição pode levar centenas de anos.

Ele está impregnado na água que a gente bebe, em forma de minúsculos pedacinhos, nos oceanos, destruindo toda a vida marinha, nos rios e esgotos das cidades, entupindo bueiros com outros tipos de lixo e causando enchentes massivas nas grandes metrópoles.

O Brasil recicla apenas 1,28% das 11,4 milhões de toneladas de lixo que produz por ano e perde R$5,7 bilhões ao não reciclar os resíduos plásticos. Precisamos evoluir muito ainda nesse quesito.

O consumo consciente em casa começa nas prateleiras do supermercado e com as suas escolhas. Quem quer ajudar, além de separar os materiais em casa e cobrar as autoridades por mais pontos de coleta seletiva, pode diminuir a compra de produtos com muita embalagem.

Dê preferências para as embalagens maiores e de papel em vez de vários pacotes pequenos. Os produtos que podem ser repostos por meio de refil também ajudam a reduzir a quantidade de lixo plástico. Sacolas plásticas de supermercados também podem ser substituídas pelas reutilizáveis.

Dê atenção aos aparelhos eletrônicos

Às vezes, o consumo consciente em casa está nos detalhes. Você sabia que os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, se estiverem plugados na tomada, consomem energia mesmo quando estão desligados?

A estimativa é de que o modo de espera — quando o aparelho reduz o funcionamento, mas continua em estado de alerta — representa uma média de 20% de toda a energia consumida em uma residência.

Com exceção da geladeira, que precisa ficar ligada constantemente, você pode tirar todos os eletrodomésticos da tomada enquanto eles não são utilizados. Evite também deixar o freezer e a geladeira próximos ao fogão ou expostos ao sol, pois precisarão de mais energia para manter os alimentos gelados.

Quando for comprar um eletrodoméstico, escolha os mais econômicos. Verifique se o aparelho tem o Selo Procel, uma identificação dos produtos que consomem menos energia criada por meio da parceria entre o Inmetro e o Ministério de Minas e Energia. Além de reduzir os impactos causados no meio ambiente, você economiza na conta de luz.

Economize água

Não existe vida sem água. É o nosso recurso mais precioso e precisamos acabar com desperdícios. Embora a irrigação na agricultura e as usinas hidrelétricas sejam as maiores responsáveis pelos gastos do país, temos o dever, como cidadãos, de fazer a nossa parte.

Apenas um minuto com a torneira aberta enquanto você escova os dentes desperdiça quatorze litros de água. A solução? Feche-a enquanto escova ou encha um copo com água só para enxaguar a boca. Banhos demorados também podem ser excluídos da sua rotina. Ninguém precisa de mais do que dez minutos para lavar o corpo.

Economize na limpeza da casa

Dá para ser um consumidor consciente até na hora de limpar a casa. Basta montar um kit caseiro de produtos de limpeza. É fácil, barato e leva apenas alguns minutos para fazer. Confira a seguir três receitas que separamos para você.

Para limpar superfícies

Ingredientes:

  • borrifador de 500 ml;
  • ralador;
  • colher de chá;
  • água;
  • sabão de coco em barra;
  • funil;
  • um recipiente vazio.

Modo de preparo: rale a barra de sabão de coco bem fininho e transfira uma colher de chá para o borrifador. Complete com água. Agite bem antes de usar.

Para limpar vidros

Ingredientes:

  • borrifador de 500 ml;
  • detergente;
  • água;
  • vinagre branco;
  • colher de café;
  • medidor ou copo americano.

Modo de preparo: despeje 250 ml de vinagre branco dentro do borrifador. Com a ajuda de um funil, adicione 5 colheres de café de detergente. Acrescente 250 ml de água e misture. Agite bem antes de usar.

Para limpar azulejos de banheiro

Ingredientes:

  • borrifador de 500 ml;
  • água sanitária;
  • água;
  • colher de sopa;
  • bicarbonato de sódio;
  • funil;
  • medidor ou copo americano.

Modo de preparo: despeje 250 ml de água sanitária dentro do borrifador, com cuidado para não deixar o produto vazar — em caso de contato acidental com a pele, lave imediatamente. Com a ajuda de um funil, adicione 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Acrescente 250 ml de água e misture bem. Agite bem antes de borrifar o produto nos azulejos.

Você não precisa esperar a conta de água e luz chegarem ou os rios transbordarem para ter hábitos de consumo consciente em casa. Com apenas algumas mudanças no dia a dia, dá para contribuir com o meio ambiente e ainda economizar no final do mês.

Agora, imagine que bom seria se todos os seus amigos e vizinhos também aderissem à mudança. Seria ótimo, não é mesmo? Você pode ajudar. É só compartilhar este artigo nas suas redes sociais!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.