Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como economizar dinheiro e cortar gastos desnecessários

Trilha da Conquista

14/08/18

Seu dinheiro simplesmente some antes que você consiga separar alguma parte para conquistar seus sonhos? Saiba que o grande vilão das suas contas podem ser os gastos desnecessários. Confira alguns dos mais comuns e saiba se você também perde dinheiro e qualidade de vida com eles!

Os gastos desnecessários são aqueles que chegam de mansinho e sussurram no seu ouvido: “Ah, mas é tão pouco, nem vai fazer diferença!”. Acontece que, quando se juntam, eles levam todo seu salário embora! Não fica nada para investir em seu bem-estar e qualidade de vida.

Se você ainda não notou como eles atrapalham seus planos e não consegue reconhecê-los, confira nossa lista e saiba agora mesmo quais são os gastos desnecessários que estão impedindo a realização dos seus sonhos!

Ir ao shopping com muita frequência

O shopping é um lugar que visitamos com uma única finalidade: gastar. Seja para ir à farmácia ou ao banco mais próximo, sempre é complicado passar diante das vitrines e não ceder aos apelos das promoções.

Ir ao shopping não é exatamente o gasto desnecessário, mas traz muitos deles! Portanto, sempre que possível, resolva o que precisa em outro lugar. Se tiver que ir, por exemplo, a uma ótica para comprar novos óculos de grau, prefira alguma que tenha ponto comercial independente. Assim, você garante mais objetividade na sua compra.

Passar no supermercado constantemente

Donos e donas de casa sabem: a cada dia, no caminho do trabalho para casa, sempre tem aquela coisinha para resolver, e isso geralmente inclui dar uma passadinha no supermercado. Acontece que, nessa armadilha, você acaba trazendo bem mais do que planejou.

Por isso, passar no supermercado com muita frequência costuma ser outro hábito bem prejudicial para seu controle financeiro. Que tal tomar algumas atitudes para evitar esse problema? Veja algumas dicas:

  • programe os dias para ir às compras e não vá em outros não planejados;
  • leve sempre uma listinha do que precisa e só compre o que estiver anotado;
  • em vez de comprar itens individualmente, prefira aproveitar promoções de pacotes ou embalagens maiores, assim você tem que voltar ao supermercado menos vezes;
  • evite ir com fome ao supermercado. Pode parecer besteira, mas isso faz com que você acabe comprando mais do que pretendia.

Não perder um happy hour com amigos

Os colegas de trabalho se reúnem toda sexta-feira? Que tal recusar alguns desses encontros? Sabemos que são momentos de descontração e confraternização, mas também são fontes de muitos gastos, afinal, as bebidas e os petiscos não entram no planejamento mensal.

E você deve concordar que o dinheiro seria muito mais bem aproveitado em outra coisa, como na compra do seu apartamento, não é?

Receber convidados em casa sempre

Você pode pensar que receber os amigos, em vez de sair com eles, é uma ótima ideia. Mas na realidade quem gasta mais com bebidas, comidas e produtos de limpeza para arrumar a bagunça é sempre o anfitrião!

Uma coisa não substitui a outra. No fim das contas, é capaz de você sair no prejuízo ao fazer isso. Deixe os encontros apenas para ocasiões especiais.

Comer fora com muita frequência

No dia a dia, almoçar no restaurante é algo prático e rápido, bem melhor que preparar comida em casa. Mas essa comodidade toda costuma sair cara. Além do custo do prato principal, comer fora traz outros gastos adicionais, porque você também:

  • toma um cafezinho na rua, depois da refeição;
  • pede sobremesa;
  • toma bebidas durante o almoço ou jantar.

Portanto, é hora de abolir a história de comer fora todos os dias. Prepare uma lancheirinha e leve seu almoço pronto de casa: seguro, higiênico, saudável e econômico! Aproveite e embrulhe algumas frutas que podem ajudar, inclusive, a manter uma dieta saudável!

Comprar cosméticos em exagero

Todo mundo conhece alguém que vende produtos de catálogo. As novidades em batons, perfumes e produtos de beleza são sempre anunciadas e, a bem da verdade, tentadoras.

E não somente as mulheres passam por isso. Os homens também compram pomada para o cabelo, loção pós-barba, gel de barbear, perfumes etc. Muitas vezes, incluímos na compra até o que não é necessário, seja pela vergonha de dizer não ao colega ou por ceder ao consumismo.

Para evitar isso, limite-se a comprar somente o necessário, ou seja, o produto que acabou ou está bem no finzinho. Além disso, deixe uma provisão no orçamento para os gastos pessoais e seja fiel ao limite estabelecido.

Gastar com aplicativos e jogos virtuais

Os apaixonados por tecnologia estão sempre de olho nos lançamentos. Um app novo está fazendo sucesso? O bichinho da compra logo vem beliscar os dedos, até você comprar! É quase um vício gastar com joguinhos, e-books e aplicativos interessantes.

Mas seja sincero consigo mesmo: cada um deles tem um substituto gratuito que atende as suas necessidades sem que você tenha que gastar um centavo. Portanto, priorize sempre as versões free!

Usar muito ar-condicionado e aquecedor

Eletrodomésticos que usam resistência são os que mais gastam! Pode perceber o quanto sua conta de luz diminui se você diminuir o uso do chuveiro elétrico e do ferro de passar por algum tempo. Mas nem sempre é possível abrir mão do banho quentinho ou da roupa passada, concorda?

Por outro lado, acabe com aquele hábito de viver com o ar-condicionado, o ventilador e o aquecedor ligados! Na maioria das vezes, nem é questão de necessidade, e sim o costume de usá-los. Deixe o ar circular e apele para esses eletros apenas quando for realmente necessário.

Assinar serviços subutilizados

Netflix, Spotify, TV a cabo: esses são pequenos agrados do dia a dia, não é mesmo? É sempre bom ouvir aquela música no carro ou ver filmes e canais pagos de vez em quando. Agora, pergunte-se quantas vezes por semana você dispõe de tempo para utilizar cada um! É bem provável que pouco.

Pode até ser que esse ou aquele seja mais bem aproveitado, mas a maioria dos serviços pelos quais você paga — e isso inclui assinatura de jornais, revistas etc. — só é usada em dias de folga.

À noite, durante a semana, geralmente estamos cansados para ver um filme ou assistir à TV por muito tempo. Então, esses acabam sendo investimentos mal aproveitados.

Que tal concentrar seus gastos somente no que você usa, de fato, com frequência suficiente para fazer o dinheiro usado valer a pena?

Pagar juros e multa de contas em atraso

Se existe um gasto completamente desnecessário é o dinheiro perdido com juros e multas de contas em atraso. Muitas vezes, você está pagando a mais somente por falta de organização.

Se existem algumas contas que vencem antes do recebimento do salário, o melhor é entrar em contato com o credor e solicitar a alteração da data de pagamento. Afinal, pagar juros e multas por atraso é jogar dinheiro fora!

Esses são alguns dos principais gastos desnecessários que consomem seu dinheiro no dia a dia. Que tal rever sua rotina e planejamento para se livrar deles agora mesmo e virar jogo?

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas de economia! Estamos no FacebookLinkedInYouTube e Instagram!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.