Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Comer melhor, cuidar do corpo, dormir bem, trabalhar com prazer, fazer exercícios, correr do estresse, evitar os vícios, cultivar as amizades e sorrir mais: descubra como esses 9 hábitos simples ajudarão a alavancar sua qualidade de vida!


A melhor forma de viver bem é adotando hábitos diários positivos. Fazer atividades físicas, sorrir e se alimentar com foco na saúde, por exemplo, são alguns detalhes que nos ajudam a ter qualidade de vida. E isso impacta os resultados das mais diversas áreas, sabia? Afinal de contas, o corpo é o espelho da alma. Pronto para refletir tudo aquilo que sente e vive?

Para que você consiga alcançar uma melhor qualidade de vida, preparamos aqui 9 dicas simples que têm tudo para transformar seu dia a dia para melhor. Confira!

1. coma melhor

O primeiro passo para melhorar sua qualidade de vida é investir em uma alimentação balanceada. E saiba que, ao contrário do que muita gente pode pensar, comer melhor não significa gastar mais, viu? Aliás, muito pelo contrário, é mais barato ir ao sacolão e abusar de frutas e legumes do que insistir no fast food! O que acha de montar uma pequena horta na sua casa mesmo?

Para ter uma alimentação correta, coma nos horários indicados e evite excessos, seja do que for. Fuja de alimentos com gorduras saturadas, muito sódio ou açúcar, elementos que fazem um mal danado para nosso corpo, jogando nossa qualidade de vida lá para baixo.

2. cuide do corpo

Lembre-se de que uma mente sadia é sinônimo de qualidade de vida. Então trabalhe sua autoestima e seu autoconhecimento. Cuide de si! Evite cair na armadilha das cobranças em excesso, não se esqueça de que cada pessoa tem seu tempo e nada de se martirizar com as derrotas, focando em comemorar as vitórias.

3. durma bem

Acredite: uma boa noite de sono faz milagres, prolongando até sua longevidade! Pensando nisso, invista em um bom travesseiro, em um colchão confortável e em uma cortina que bloqueie a entrada de luz no quarto. Procure também criar uma rotina com horário para dormir e acordar, a fim de ajudar seu relógio biológico e fazer com que se levante sempre com disposição.

4. trabalhe com prazer

Como bem disse o pensador e filósofo chinês Confúcio, escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar um único dia na vida. Por mais competitivo que seja o mercado, é importante procurar um emprego que o satisfaça, em um ambiente em que se sinta bem. Assim, trabalhará com prazer! Nada mais desgastante para a qualidade de vida que ter que conviver diariamente com tarefas e pessoas que o jogam para baixo.

Se for o caso, reveja suas especialidades, volte a estudar e faça cursos, buscando sempre novos conhecimentos. Esse é o caminho que você terá que percorrer para que eventualmente consiga trabalhar com algo que realmente o faça feliz. Esse é um passo enorme rumo a uma melhor qualidade de vida.

5. faça exercícios

Por mais que essa dica soe clichê, é a mais pura verdade, porque os exercícios alavancam a qualidade de vida. Mas não pense que você precisa se tornar um triatleta da noite para o dia! Às vezes, uma simples caminhada no fim da tarde já ajuda. Que tal deixar o carro em um estacionamento mais longe do trabalho para forçar o esforço?

Precisamos ressaltar que o sedentarismo causa (ou agrava) uma série de problemas, como hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. Sem contar que ainda puxa sua energia corporal para baixo! Na prática, as atividades físicas fazem bem tanto ao corpo como à mente, ajudando inclusive no raciocínio e na memória, viu?

6. corra do estresse

Seja mais zen! Tente não se estressar tão facilmente e evite os problemas sempre que possível. Você sabia que o estresse favorece o aparecimento de doenças psicofisiológicas, como a depressão? Isso acontece devido a uma deterioração psicológica e física que acaba comprometendo seu corpo e sua mente.

Além disso, devemos destacar ainda que o estresse favorece também o aparecimento de outras doenças, como as cardiovasculares, que podem causar Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), paradas cardíacas e infartos.

7. evite os vícios

Uma cervejinha no final de semana ou uma taça de vinho de vez em quando, para relaxar, não faz mal a ninguém. Só fique atento porque, como inclusive já dissemos, excessos devem ser evitados. Pegue leve além com o álcool, com a cafeína e com os doces, além de largar o cigarro, se for o caso.

Especificamente sobre o cigarro: além de fazer um mal terrível para sua própria saúde, lembre-se de que esse vício também afeta quem está a seu redor! Basta uma pesquisa rápida na internet para ver como o fumo é responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas a cada ano, vítimas do avassalador câncer ou de doenças cardiovasculares. Não faça isso consigo mesmo!

8. cultive suas amizades

A boa convivência com outras pessoas permite que seja mais feliz e seguro, o que acaba influenciando diretamente na sua qualidade de vida. Sabia que ter momentos com amigos libera endorfina no corpo, hormônio que proporciona satisfação pessoal? Quem vive sozinho ou isolado se torna mais propenso a ter doenças psicológicas, como a depressão, que tende a atrair outras condições, como o sedentarismo, a obesidade e os vícios.

9. sorria mais

Sorria sempre e trate a todos da melhor forma possível. Ao contrário da raiva e da mágoa, que interferem diretamente nos sistemas imunológico e hormonal, o sorriso afasta problemas cardíacos e de alterações com pressão arterial. Então nada de guardar sentimentos ruins, combinado? Em vez disso, vista sempre um largo sorriso no rosto!

Se você chegou até aqui é porque conheceu nossas 9 dicas para ter qualidade de vida. Viu como o caminho para chegar lá não é nada tortuoso? O que acha de dar início a essa caminhada hoje mesmo?

Por fim, pare só por um minutinho para pensar: assim como você, certamente existem muitas outras pessoas que vivem se perguntando como ter qualidade de vida sem dispor de muito dinheiro ou tempo. Ajude-as! Compartilhe nossas dicas em suas redes sociais!

Como planejar os gastos com educação dos filhos? aprenda em 6 dicas

Como planejar os gastos com educação dos filhos? aprenda em 6 dicas

Economia doméstica

Quanto você está disposto a investir na educação dos seus filhos? Já pensou que se trata de um investimento de longo prazo? Você está preparado para essa jornada? Acompanhe nosso post para entender!

Como planejar lua de mel dos seus sonhos gastando pouco

Como planejar lua de mel dos seus sonhos gastando pouco

Economia doméstica

Finalmente chegou a hora de planejar sua lua de mel? Mas o que levar em consideração? Como fazer para não se endividar? Por onde exatamente começar? Nada de pânico. Estamos aqui para ajudar!

Orçamento familiar: entenda as despesas fixas de uma casa

Orçamento familiar: entenda as despesas fixas de uma casa

Economia doméstica

Entender como as despesas fixas de uma casa afetam seu planejamento financeiro é essencial caso você queira organizar melhor seu orçamento, estabelecer novos planos e criar metas de investimento para o seu dinheiro.

Educação financeira infantil: como ensinar os filhos a ter uma boa relação com o dinheiro?

Educação financeira infantil: como ensinar os filhos a ter uma boa relação com o dinheiro?

Economia doméstica

A educação financeira é um aspecto que deve começar já na infância. Isso quer dizer que você é o primeiro modelo para os seus filhos. Quer saber como ser um bom exemplo? Leia o nosso post e descubra!

Como organizar o orçamento familiar para conquistar a casa própria?

Como organizar o orçamento familiar para conquistar a casa própria?

Economia doméstica

Quer realizar o sonho da casa própria, mas não sabe por onde começar? Organizar o orçamento familiar é o primeiro passo. Neste texto, você encontra dicas incríveis para alcançar esse objetivo. Confira!

Elencamos 5 dicas para eliminar sua dívida do cartão de crédito

Elencamos 5 dicas para eliminar sua dívida do cartão de crédito

Economia doméstica

A dívida do cartão de crédito parece uma bola de neve. Basta pagar o mínimo uma única vez e o valor aumenta consideravelmente. Agora, mesmo com as mudanças na regra, muita gente ainda fica devendo às operadoras e acaba com restrições, sem perspectivas de limpar seu nome.
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58