Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

COMO ORGANIZAR UM CHÁ DE PANELA: CONFIRA 5 DICAS!

Casa e Decoração

14/02/20

Pensando em preparar um chá de panela para dar o pontapé inicial na decoração do seu novo lar? Se este é o seu caso, listamos algumas dicas de ideias de chá de panela para te ajudar a como planejá-lo!

A dúvida de muitas noivas e noivos é saber como organizar um chá de panela ou um chá de cozinha simples de forma rápida. Justamente porque, é preciso pensar em ideias de decoração, nas brincadeiras do chá de panela, na lista do chá de cozinha completa, etc. Enfim, é um desafio planejar todo o evento de maneira prática, e ainda assim, proveitosa e marcante para todos os envolvidos. Afinal de contas, mesmo com a ajuda de amigos e familiares, nos últimos anos se tornou comum que os noivos tomem a frente da preparação desse momento especial que é compartilhado com aquelas pessoas que são importantes e estão sempre presente na vida deles.

Porém, como é normal surgirem dúvidas a respeito do assunto e dos preparativos necessários, muitas pessoas ficam sem saber ao certo por onde começar. Então, por esse motivo, preparamos um artigo que vai ajudar você com o passo a passo para realizar um chá de panela inesquecível. Confira!

O que é chá de panela e como funciona?

O que é um chá de panela e como funciona? | Foto de cupcakes, balões de festa, caixas de presentes, taças de champagne e decoração para festa | Casa e Decoração | Blog da Tenda

O chá de panela ou chá de cozinha simples é uma tradição antiga que serve como um rito de passagem para os noivos. Nessa confraternização especial, reúne-se os amigos, os parentes, os colegas de trabalho e afins para celebrar o casamento que se aproxima e o mais importante: o início de uma vida a dois com a pessoa que escolheu para ter ao lado — geralmente, em um novo lar.

Sendo assim, por essa razão, os convidados levam, cada um, um presente para ajudar o casal a iniciar essa nova etapa com o pé direito e conseguir decorar o imóvel mais rapidamente. No entanto, não se trata de qualquer mimo. Na verdade, o foco aqui da lista do chá de cozinha são os itens de cozinha, que vão desde os utensílios domésticos até a lista dos eletrodomésticos para o casamento. Quanto mais variados forem os presentes, sem dúvidas, melhor. Assim, os noivos terão menos despesas no futuro.

Como organizar um chá de panela?

Como organizar um chá de panela? | Foto de cinco amigas participando de um chá de panela | Casa e Decoração | Blog da Tenda

Há pouco, falamos o que é o chá de panela, como esse momento é único e de que modo ele funciona. Dessa vez, é hora de mostrar como organizar um chá de panela ou chá de cozinha simples, para que ele seja proveitoso do início ao fim.  Então, para isso, reunimos 5 dicas que vão ajudar você nessa missão mesmo para uma decoração barata de chá de panela até um chá de cozinha mais refinado. Confira abaixo!

1. Escolha uma data para o chá de panela

Antes de mais nada, escolha uma boa data para reunir seus convidados e para evitar que alguém não possa ir por conta do trabalho, da faculdade e demais afazeres do cotidiano. Uma sugestão é fugir dos dias úteis (segunda a sábado) e eleger o domingo, pois as pessoas, geralmente, ficam com a agenda livre.

2. Faça uma lista de convidados

A segunda dica para organizar seu chá de panela (ou mesmo qualquer festa de casamento ou apartamento) é montar uma lista com os convidados. Isso pois, é essencial para garantir que as pessoas caibam no lugar da confraternização e o espaço não acabe apertado, abafado e desconfortável, o que pode estragar toda a experiência do momento.

Mas lembre-se de que, após terminar a lista, é interessante confirmar a presença de cada uma das pessoas. Isso será essencial mais a frente — e você entenderá logo, logo o porquê.

3. Planeje os comes e bebes

Com a lista de convidados em mãos, é hora de passar para a próxima dica: o planejamento dos comes e bebes. Afinal de contas, não dá para estabelecer uma quantidade adequada sem ter ideia de quantas pessoas comparecerão à confraternização, não é mesmo?

O indicado é dar preferência a alimentos leves e fáceis de serem servidos, como petiscos e doces (bolos, tortas, pães de alho, biscoitos de arroz, dados de tapioca etc). Já em relação às bebidas, opte por sucos, águas aromatizadas e refrigerantes que são boas pedidas a qualquer hora do dia. Além disso, não deixe de personalizar a decoração do local para deixar o ambiente aconchegante.

Por fim, vale a pena contar com a ajuda de amigos ou familiares para montar um painel de fotos, arrumar a mesa do chá de panela simples com os quitutes de maneira delicada e convidativa. Além disso, posicione alguns elementos decorativos (como flores, balões, luminárias, quadros etc.) no local.

4. Defina os itens de cozinha que você quer/precisa

Com um número certo de convidados, você também poderá definir os itens de cozinha que quer ganhar, garantindo que eles comprem itens diferentes e diversificados. Sendo assim, a lista de chá de cozinha pode ser dividida da seguinte maneira.

Utensílios domésticos

  • Conjunto de talheres;
  • Conjunto de panelas;
  • Travessas e assadeiras;
  • Aparelho de jantar;
  • Escorredores;
  • Medidores;
  • Copos e taças;
  • Tábuas de corte.

Acessórios decorativos

  • Centros de mesa;
  • Aventais;
  • Quadros de notas;
  • Descansos de panelas;
  • Suporte para panelas;
  • Organizadores.

Eletrodomésticos

  • Liquidificador;
  • Sanduicheira;
  • Espremedor de frutas;
  • Mixer;
  • Cafeteira.

Por fim, não se esqueça também de definir cor e marca dos produtos desejados. Isso é necessário, pois assegura que os itens não sejam cada um de um estilo e formato, o que pode deixar a decoração da cozinha bagunçada e visualmente poluída. Além do mais, você pode também utilizar a lista de chá de cozinha online, um recurso muito prático e tecnológico. Assim, seus convidados poderão escolher alguns itens que você já selecionou nas lojas que fazem a lista de casamento. Portanto, pesquise na internet as lojas para fazer a lista do seu chá de panela.

5. Selecione uma loja de utensílios domésticos

Para facilitar a compra dos itens de cozinha, uma boa dica é selecionar uma loja específica para fazer uma lista de chá de cozinha simples, e assim, seus convidados consigam comprar os itens por um preço que caiba no bolso. Além disso, se o local tiver e-commerce, melhor ainda. Isso pois, você pode criar uma lista de chá de panela no site e repassar para todo mundo. Dessa forma, as pessoas já terão ideia exata de o que você quer e podem, inclusive, adquirir o produto online sem nem precisar sair de casa.

Onde fazer o chá de panela? 

Quando e onde fazer um chá de panela? | Foto de cinco mulheres em uma festa se divertindo | Casa e Decoração | Blog da Tenda

O chá de panela não precisa ser uma festa grande, mas sim uma pequena confraternização que requer poucos gastos, como um chá de cozinha simples. Sendo assim, ele pode ser feito no local que você desejar. Pode ser o seu antigo imóvel, o seu novo lar ou mesmo a residência de algum parente, por exemplo. Portanto, o importante é que o espaço seja adequado à quantidade de pessoas convidadas e possa ser personalizado com a decoração do chá de panela escolhida sem dificuldades ou problemas.

Quando fazer o chá de panela?  

Já em relação à data, comece a planejar o evento cerca de três meses antes de subir ao altar. Dessa forma, será possível realizá-lo com até 45 dias de antecedência da data. O motivo disso é simples: o chá de panela não deve tomar muito tempo da sua agenda, ainda mais quando se entra na contagem regressiva dos 30 dias para iniciar a vida de casado e sempre há preparativos finais para a cerimônia que precisam da sua atenção.

O que servir no chá de panela?  

De modo geral, as comidas e bebidas do chá de panela devem ser rápidas e práticas de serem consumidas. Assim, torna possível a realização de atividades divertidas e interação entre os convidados. Sendo assim, não há segredo. Opções como tortas, minipizzas, bolos, pipoca doce e salgada, coxinha, bolinho de queijo, além de opções doces como brigadeiro e salada de frutas, são ótimas escolhas. Para as bebidas, é possível servir sucos naturais e refrigerantes, opções que agradam quase todos os convidados e são ótimas a qualquer momento do dia. 

O que se faz em um chá de panela? 

O chá de panela é um momento de comemoração com as pessoas queridas, antes da chegada do grande dia dos noivos. Assim, para ajudar o casal que está de mudança para uma casa nova, as pessoas próximas os presenteiam com itens que serão cruciais para a nova vida juntos. Desse modo, a ideia, é que sejam presenteados itens simples, baratos, e úteis para o dia a dia a casa nova do casal. Além disso, a preferência é que sejam itens para a cozinha. 

Entretanto, além dos presentes, há algumas coisas que podem tornar o momento ainda mais especial. Confira!  

Brincadeiras para animar seu chá de panela 

Aproveitando o momento de alegria e comemoração, brincadeiras podem animar ainda mais o chá de panela. Há diversas opções que podem ser escolhidas, o ideal, é escolher brincadeiras que combinem com o estilo do casal e se adequem ao número de convidados e espaço do local. 

Portanto, para te ajudar, selecionamos algumas opções que podem ser divertidas para o seu chá de panela. Continue a leitura!  

Adivinhe o presente – nessa dinâmica, os noivos devem acertar o nome do item presenteado pelos convidados, sem retirá-lo do embrulho.  

Adivinhe quem é – aqui, os convidados devem escrever em um papel uma situação vivida com um dos noivos, e eles devem adivinhar quem é a pessoa que escreveu.  

Caça ao tesouro – nessa atividade, os convidados são separados em grupos, e devem achar itens escondidos pelos noivos no local do chá de panela, ao final, o time que tiver encontrado mais itens ganha a dinâmica. 

Lembrancinhas para chá de panela 

Presentear os convidados no final do chá de panela é opcional, mas pode transformar a data em algo memorável para aqueles que participaram de um momento tão importante dos noivos. Entretanto, como o nome já diz, são lembrancinhas e devem ser itens simples. Algumas opções são: saquinhos de chá, velas ou mix de temperos. Para dar um toque especial, é possível personalizar as lembrancinhas, como por exemplo, com as iniciais dos noivos.  

Como fazer o convite de chá de panela 

Não há um padrão de convites que deve ser seguido à risca. Sendo assim, a criatividade pode e deve ser usada nesse momento. O importante é que tenha as informações mais importantes sobre o chá de panela e que sejam enviados com antecedência. Assim, os convidados podem se programar para participar dessa comemoração. Além disso, o formato de envio também pode variar bastante de acordo com o orçamento e criatividade dos anfitriões, podendo ser entregues pessoalmente, via correio ou até mesmo de modo online.  

Ideias de decoração de chá de panela  

A decoração é uma das etapas mais esperados na hora de planejar um chá de panela, não é mesmo? Afinal, é aqui que a personalidade e o estilo dos noivos podem ser destacados. Apesar de ser animador escolher itens de decoração para cada cantinho, é importante seguir alguns passos na hora de montar a sua decoração. Antes de tudo, é preciso estabelecer um orçamento para a tarefa, dessa forma, você garante que não gastará mais do que pode pagar. Em seguida, ter o local definido e escolher um estilo para a decoração também é essencial, assim, é possível definir o quanto de decoração precisará ser adicionada no local e garantirá que apenas itens que componham a decoração de forma harmônica sejam comprados.  

Há diversas opções na hora de montar a decoração de um chá de panela, desde arranjos de flores a painéis decorativos, portanto, a dica é buscar inspirações para montar a sua decoração ideal. Entretanto, se o orçamento estiver um pouco mais limitado, é possível ainda usar a criatividade na hora de pensar na decoração, e optar por itens que possam ser feitos manualmente.  

Lista de presentes de chá de panela 

Se você irá montar uma lista de presentes para orientar os seus convidados, ou não sabe o que presentear em um chá de panela, veja algumas opções que podem te ajudar! 

Jogo de talheres; 

Jogo de copos;  

Pano de prato;  

Toalha de mesa;  

Potes para mantimentos; 

Escorredor de talher e louça; 

Jogo de pratos de jantar; 

Tigelas;  

Talheres (escumadeira, concha, espátula); 

Pratos de sobremesa; 

Escorredor de macarrão ou arroz;  

Formas; 

Tapetes;  

Jarra de suco;  

Jogo de taças;  

Saladeira. 

Agora que você já tem ideia de como organizar chá de panela ou um chá de cozinha simples, faça uso das nossas dicas e comece já a programar o seu para realizá-lo no período certo. Assim, ele será um momento de celebração com as pessoas que você gosta e fazem parte do seu dia a dia, não um motivo a mais de preocupação.

Curtiu o post? Então, aproveite para compartilhar as ideias de chá de casa nova nas redes sociais com as pessoas que vão ajudar a preparar o seu chá de panela!

 Sobre a Tenda 

A Tenda é uma das maiores construtoras do Brasil e  uma das empresas que integram a Bolsa de Valores de São Paulo.  Listada no Novo Mercado da B3, a companhia tem o mais alto nível de governança corporativa do país.   

Com mais de  50 anos de experiência  no mercado imobiliário, a gente sabe que comprar um  apartamento  muitas vezes parece impossível para  muitos brasileiros.  Por isso,  nossa missão  é  colocar a conquista da casa própria ao seu alcance.    

Acredite,  com as nossas condições exclusivas somadas à grande parceria que temos com o Minha Casa, Minha Vida, você consegue ter o seu cantinho.   

Nós já realizamos o sonho de mais de 160 mil famílias, provando que ter um imóvel próprio é possível. Para  ajudar  cada vez  mais  brasileiros, estamos presentes em capitais e regiões metropolitanas de nove estados do país. Existem  apartamentos à venda em São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Minas Gerais.   

 Além de  diversas lojas físicas  nos estados onde atuamos, também oferecemos a comodidade da  Loja Virtual  Tenda, um ambiente seguro e com todas as informações que você precisa para conquistar o seu imóvel.  No nosso site, você também encontra ferramentas como o  Simulador de Financiamento  e a  Calculadora dos Sonhos, que ajudam você no planejamento da compra.    

Conte com a gente para realizar o sonho de ter o seu apartamento! Estamos prontos para tirar  suas  dúvidas e ajudar você nessa maravilhosa jornada.  

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.