Ferramentas para ter em casa: saiba quais não podem faltar

Dicas Domésticas

Já reparou que, de repente, surgem várias demandas em casa? Um móvel precisa de conserto, o chuveiro tem que ser trocado, as paredes pedem uma pintura nova… Muitas coisas podem acontecer, e diversas vezes nós mesmos podemos fazer os ajustes e reparos necessários. Para isso, é preciso contar com algumas ferramentas para ter em casa.

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda

A vantagem de ter esses itens por perto é que você pode resolver imprevistos mais rapidamente, mesmo que faça apenas um conserto provisório. Confira a lista das principais ferramentas para ter em casa e os cuidados para armazená-las.

Jogo de chaves de fenda

Essas ferramentas são úteis para diversos consertos e manutenções na casa. Você pode precisar delas para trocar um chuveiro, desmontar um móvel, retirar parafusos e várias outras demandas que aparecem inesperadamente.

Como podem ser necessárias chaves de diferentes tamanhos e formatos dependendo da situação, é interessante optar por um conjunto mais completo. Os jogos nesse estilo costumam incluir chaves Philips, chave de teste, ponta achatada, ponta cruz e diversos outros modelos. Também é possível escolher um jogo de chaves combinadas.

Martelo

Essa ferramenta é clássica. Ela pode ser muito útil em casa, seja para montar um novo móvel, seja para retirar pregos e parafusos das paredes.

Talvez o martelo tenha sido a primeira ferramenta que você pensou quando viu este post, o que comprova o quanto ele é importante em uma casa. Vale a pena investir em um bom modelo, que cumpra bem suas funções, seja resistente e tenha boa durabilidade.

Alicate

O alicate é uma ferramenta muito versátil e pode ser encontrado em diferentes modelos, como o Universal e o Alicate de Pressão. Cada um tem sua importância para tarefas específicas, sendo interessante contar com mais de uma modalidade em casa. De modo geral, porém, podemos dizer que as funções desse equipamento incluem segurar itens no lugar, prender, puxar e cortar.

Na hora de escolher quais dessas ferramentas levar, atente-se a alguns detalhes essenciais: elas devem ter cabo com isolamento elétrico e um bom gume. Isso vai garantir mais segurança e um trabalho de boa qualidade.

Lanterna

Muitos se esquecem dessa ferramenta, mas a verdade é que ela é fundamental e pode ajudar em diversos momentos. Usando uma lanterna, fica mais fácil perceber detalhes importantes, como parafusos nas partes internas dos móveis. Além disso, você pode utilizá-la para conferir locais mais escuros da casa, como sótão ou porão. Ela ainda é útil para momentos de queda de energia, mostrando o quanto é uma ferramenta versátil para tarefas do lar.

Mantenha uma lanterna em um local de fácil acesso, onde você se lembre que a guardou. Assim, você pode encontrá-la tranquilamente sempre que for necessário — no caso de quedas de energia, principalmente.

Pregos e parafusos

Se você vai montar um kit de ferramentas, esses itens não podem faltar. Os pregos e os parafusos são essenciais em diversos reparos, consertos, suspensões e até para mexer na sua decoração — ao pendurar quadros pela casa, por exemplo.

Você pode adquirir essas peças de forma avulsa ou em conjuntos. Elas costumam ter um preço bem acessível e são encontradas em vários estabelecimentos. Pesquise e verifique as marcas de melhor qualidade!

Fita isolante

Falando em versatilidade, esse item não pode faltar! A fita isolante é essencial para fornecer proteção, sendo utilizada como isolante elétrico para cabos e fios de energia. É preciso se informar sobre a qualidade de cada marca e escolher uma bem resistente, com alta proteção contra abrasão.

Além disso, essas fitas podem ser requisitadas em outras inúmeras tarefas, como pequenos reparos e até na pintura da casa. Não deixe esse material faltar na sua caixa de ferramentas básicas.

Trena

A trena é outra ferramenta muito básica, que pode ser utilizada para medir de pequenos a grandes espaços — isso vai variar de acordo com o tamanho da ferramenta. Você pode optar até mesmo por mais de um modelo desse item no seu kit. Com certeza será útil em diversos momentos.

Para complementar o trabalho com a trena ou para ações separadas, também é interessante contar com um metro e um nível. Eles vão ajudar nas medidas e, no caso do nível, ficará muito mais fácil alinhar pregos e parafusos para pendurar e pregar coisas nas paredes.

Com as ferramentas citadas aqui, você já tem o seu kit básico — que vai ser útil em muitos momentos em casa. Não podemos ignorar, no entanto, que é fundamental ter certos cuidados com esses materiais. Muitos são cortantes e podem machucar, então preste atenção nas orientações a seguir.

Não utilize ferramentas que você não souber manusear. Isso vale para todas elas, mas principalmente para aqueles itens mais “perigosos”, como furadeiras e parafusadeiras. Além de cuidar da sua segurança, isso evita que algum erro estrague a parede ou o móvel que você for consertar.

Sempre que você ou alguém for mexer em algo relacionado à rede elétrica, desligue a chave geral. Quando for mexer na parte hidráulica, feche o registro do cômodo.

Se não souber exatamente como usar uma ferramenta ou não tiver experiência, peça ajuda. Deixe alguém experiente ensinar ou usá-la para você.

Mantenha todo o kit de ferramentas fora do alcance de crianças e de animais. O contato com esses itens pode ser muito perigoso para eles.

Tome cuidado ao guardar cada ferramenta. Pesquise como cada uma deve ser armazenada para ser conservada e durar mais tempo — e lembre-se que alguns modelos de ferramentas são indicados apenas para uso profissional.

Com essas sugestões, todo o processo vai ficar mais tranquilo e seguro para você e para toda a sua família.

As ferramentas para ter em casa são úteis no dia a dia, podendo resolver problemas ou até mesmo dando uma solução temporária até que a ajuda especializada chegue. Opte por itens de boa qualidade, armazene-os corretamente e procure saber a forma correta de usá-los para evitar acidentes.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outras dicas como as que listamos aqui! Estamos no Instagram, no YouTube e no Facebook!

Loja Virtual Tenda
Spotify Blog da Tenda
Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.
Deixe seu contato

A gente quer compartilhar as novidades primeiro com você.