Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Como proteger a casa: 10 cuidados que você deve ter antes de viajar

Casa e Decoração

25/02/19

Depois de meses de planejamento, o esperado período de férias está chegando. Pronto para aproveitar ao máximo e recarregar as energias? Antes de fechar as malas, porém, trate de proteger sua casa!

Vai sair de férias por um tempo maior, mas não quer dar pinta de que a casa está vazia? Afinal, como relaxar completamente sem saber que seu lar está seguro, não é mesmo? Sabia que deixar a TV ligada ou a luz de algum cômodo acessa pode causar justamente o efeito contrário? Pense bem: uma luz sempre acesa ou a TV ligada com som alto durante as 24 horas do dia é sinal certo de casa sem moradores. Então o que fazer?

Para facilitar sua vida e garantir que suas férias sejam curtidas da melhor forma possível, preparamos 10 dicas sobre cuidados extras para adotar no seu apartamento durante seu tempo fora. Acompanhe!

1. comunique a viagem

Antes de viajar, avise a vizinhos mais próximos, ao síndico do prédio e a seus amigos de confiança de que estará fora por X dias. Dependendo do nível de confiança, você pode inclusive deixar uma chave reserva para que eles deem uma olhada, vendo se está tudo em ordem durante sua ausência.

A viagem deve ser comunicada também ao porteiro, informando que você não estará e que, portanto, não autoriza a subida de ninguém ao apartamento durante sua ausência. A exceção será se você der a chave a alguém de confiança de fora do prédio. Nesse caso, tal informação deve ser comunicada. Deixe essa instrução no livro oficial da portaria para que todos os funcionários tenham acesso.

2. tranque portas e janelas

Essa é uma dica básica, mas de fundamental importância. Mesmo que um prédio seja naturalmente mais seguro que uma casa, não deixe de trancar todas as janelas e portas do seu apartamento, inclusive as internas. Assim, no caso de um eventual arrombamento, as portas internas se transformam em uma barreira a mais para os invasores.

Em relação às portas principais, você pode até instalar trancas extras para dificultar sua abertura. Nas janelas, instale cadeados ou travas mais eficientes. Afinal, apenas seu fechamento não significa que não poderão ser abertas, certo? Se as janelas forem de correr, posicione pequenos pedaços de madeira nas laterais a fim de impedir sua abertura completa.

3. desligue a campainha e o interfone

Não deixe a campainha e o interfone ligados. Caso alguém acione um ou outro e perceba que ninguém atende, terá certeza de que o apartamento está vazio, podendo se aproveitar dessa fragilidade. O bom é que a maioria desses equipamentos já apresenta a função de silenciar.

4. feche a água e o gás

Por precaução, não custa nada fechar o registro da água e do gás do apartamento. Isso evitará possíveis vazamentos durante sua ausência. Especialmente no caso do gás, um escape representa sérios perigos de explosão. No caso da água, pode haver um rompimento na tubulação que, dependendo da quantidade de água vazada, venha a causar alagamentos.

O mesmo vale para ralos, que devem ser fechados a fim de evitar que insetos (como baratas ou aranhas) invadam sua casa nesse período. Já pensou se ratos resolvem se aproveitar dessas brechas para fazer uma visita?

5. evite divulgar fotos

É claro que você não só pode como deve tirar muitas fotos durante sua viagem, registrando os bons momentos vividos. Mas atenção: o ideal é que a postagem em suas redes sociais só seja feita quando você voltar para casa!

Não duvide da capacidade de pessoas mal-intencionadas em acessar perfis para verificar quem está viajando. De posse dessa informação, afinal, fica bem mais fácil invadir as casas certas. Para não cair nessa armadilha, mantenha a discrição!

6. desplugue os eletrônicos das tomadas

As tomadas dos eletroeletrônicos devem ser desligadas para evitar qualquer problema de superaquecimento, curto-circuito ou descarga elétrica. As exceções normalmente ficam por conta de geladeiras e freezers para assegurar a qualidade dos alimentos ali armazenados.

No entanto, se a viagem durar muitas semanas, considere esvaziá-los e fazer uma limpeza completa, deixando as portas abertas durante esse período. Dessa forma, você garante que estará tudo em ordem no seu retorno, além de ainda economizar energia elétrica.

7. tire o toque do telefone

Assim como a campainha e o interfone, o telefone fixo também deve ser deixado no silencioso para ninguém perceber sua ausência caso ele toque dia e noite sem parar. E existe ainda a possibilidade de encaminhar as chamadas para seu aparelho de celular, que tal?

8. suspenda a entrega de jornais ou revistas

Revistas ou jornais acumulados na sua caixa de correio deixam claro que os proprietários não estão em casa. Durante sua ausência, portanto, peça para suspender a entrega por alguns dias. Não se preocupe, porque se trata de uma medida padrão. A empresa certamente compreenderá seu pedido, atendendo-o prontamente.
O mesmo vale para o acúmulo de correspondências em geral. Nesse sentido, você pode pedir ao porteiro ou síndico para guardar o que chegar em outro local até sua volta. Simples e eficaz!

9. esconda itens de valor

Joias e valores elevados em dinheiro não devem ser deixados em casa. É para isso que existem cofres e bancos, afinal. Se você não tiver opção, porém, ao menos procure escondê-los da melhor forma possível dentro do seu apartamento. Assim, se algo der errado e alguém invadir sua casa, o prejuízo será menor.

10. pense em segurança adicional

Por mais bem trancado que esteja seu apartamento, considere a possibilidade de instalação de equipamentos de segurança adicionais, como alarmes ou câmeras. São várias as opções disponíveis no mercado, algumas inclusive que permitem o monitoramento em tempo real via celular. Esse investimento pode trazer mais tranquilidade durante seu período fora de casa.

Seguindo essas dicas, as chances de alguém invadir seu apartamento reduzem drasticamente. Nada melhor para garantir um retorno sem estresse, não é verdade? Ainda com medo? Que tal contratar um seguro residencial?

Agora que você já sabe como proteger a casa durante sua ausência, comente aqui e nos conte se conhece mais alguma dica nesse sentido! Compartilhe suas experiências e enriqueça nosso post!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.