Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Saiba como armazenar alimentos na geladeira da forma correta

Casa e Decoração

23/10/19

Você sabe como armazenar alimentos na geladeira? Descubra qual é a forma mais adequada!

Você já parou para pensar em como armazenar alimentos na geladeira de forma correta? Esse cuidado é fundamental para garantir a segurança dos itens, minimizando o risco de contaminações — e possíveis intoxicações alimentares.

A seguir, explicamos melhor a importância de fazer esse armazenamento adequado, como os alimentos devem ser higienizados e o que deve ser feito na prática. Continue conosco para saber mais sobre o assunto!

Qual é a importância de armazenar os alimentos corretamente?

Uma das principais maneiras de evitar qualquer tipo de contaminação por micro-organismos, é saber armazenar os alimentos de forma correta, garantindo a conservação e a higiene dos produtos.

Manter a geladeira sempre limpa e os alimentos guardados em recipientes devidamente lacrados — sem qualquer exposição de resíduos —, além de respeitar os prazos de validade são alguns passos importantes para evitar perdas e desperdícios.

Como fazer a higienização dos alimentos?

Antes de se preocupar em como armazenar alimentos na geladeira, é preciso ter o cuidado de higienizar os itens. Dessa forma, você diminui ainda mais os riscos de intoxicação. Veja como esse processo deve ser feito.

Lave bem as mãos

Antes de manipular qualquer alimento, as mãos devem ser devidamente lavadas e higienizadas, bem como os utensílios que serão utilizados para prepará-los. Evite usar a mesma tábua para corte dos produtos — o ideal é ter uma para carnes e outra para as verduras e os legumes.

Retire as partes “machucadas”

Antes de lavar os alimentos, observe a aparência de cada um deles. Caso encontre partes amassadas, machucadas ou queimadas, retire (com o auxílio de uma faca) e só depois parta para a higienização.

Caso encontre algum desses problemas com o alimento depois da lavagem, retire-o e lave novamente.

Lave os alimentos em água corrente

Os alimentos passam por vários processos diferentes para chegar até a sua casa. Com isso, eles ficam expostos a diversos ambientes e até mesmo micro-organismos. Portanto, é fundamental que você lave cada um deles com bastante água corrente.

Utilize hipoclorito de sódio

Outra maneira de higienizar os alimentos é por meio de uma solução chamada de hipoclorito de sódio. O recomendado é misturar uma colher de sopa do produto (para concentração de 2%) ou duas colheres (caso o produto químico tenha concentração de 1%) para cada litro de água.

Você também pode fazer uma solução caseira: em 1 litro de água, coloque uma colher de sopa de água sanitária e misture bem. Deixe os alimentos imersos nessa solução por cerca de 15 minutos e depois enxágue-os bastante com água filtrada.

Seque os alimentos

Nesta etapa, você pode esperar que eles sequem naturalmente (em um recipiente como um escorredor, que tem furos para a água escorrer), ou utilizar um papel toalha, por exemplo.

Como armazenar alimentos na geladeira corretamente?

Agora que você já sabe como deve fazer a higienização, vamos mostrar como armazenar os alimentos em cada parte da geladeira. Lembre-se de que as partes mais altas (em uma geladeira de modelo tradicional) são as mais geladas, enquanto as inferiores são menos resfriadas.

Gaveta inferior

Por ser o local menos refrigerado da geladeira, o ideal é utilizá-la para guardar as frutas, verduras e legumes, pois são alimentos mais sensíveis à temperatura baixa e estragam com maior facilidade.

Última prateleira

Também com pouca refrigeração, essa prateleira pode ser utilizada para descongelar alimentos.

Prateleiras intermediárias

Ideal para guardar os alimentos prontos para o consumo, como sobras das refeições, cozidos e outros produtos de rápido consumo.

Prateleira superior

Nessa parte da geladeira, a temperatura é mais baixa, tornando o lugar perfeito para armazenar leites e derivados.

Gaveta superior

Sabe aquela gavetinha que fica na parte de cima da geladeira? É o lugar ideal para guardar as manteigas, temperos e as carnes que serão utilizadas no próximo preparo.

Congelador

Por ser a parte mais fria, o congelador serve para armazenar os alimentos que precisam de uma temperatura muito baixa para manterem a sua conservação.

Porta

É o local da geladeira que mais sofre com variação de temperatura. Portanto, é ideal armazenar nesse setor apenas alimentos industrializados que serão consumidos rapidamente, como bebidas, conservas e molhos.

Como guardar as sobras de alimentos?

Alguns cuidados devem ser tomados antes de guardar os alimentos na geladeira, a fim de conservar tanto o eletrodoméstico quanto os produtos que serão armazenados.

Uma das medidas que se deve tomar é não colocar os alimentos ainda quentes na geladeira, visando evitar o desenvolvimento de micro-organismos.

Outro passo que deve ser seguido é armazenar as sobras dos alimentos que serão congelados em recipientes plásticos — que seja livre de BPA — ou de vidro que tenham vedação em suas tampas.

Com isso, você pode optar por guardar aquela sobra do almoço ou do jantar para comer no outro dia, ou até mesmo separar cada ingrediente em um recipiente — arroz, feijão, carne e assim por diante.

Dicas de conservação

Quer saber como conservar ainda mais os alimentos e aumentar o prazo para consumo? Aqui vão mais algumas dicas valiosas:

  • coloque os alimentos enlatados em outra vasilha depois que eles forem abertos;
  • não encoste os alimentos nas paredes das geladeiras, evitando queimaduras nos produtos (além do mais, essa prática pode prejudicar a circulação de ar dentro do eletrodoméstico);
  • regule os pés da geladeira, deixando os da frente mais altos que os de trás, permitindo que a porta se feche sozinha;
  • abra a geladeira somente quando necessário, evitando oscilação de temperatura e economizando energia elétrica;
  • não guarde sobras de alimentos por mais de três dias na geladeira, pois eles correm o risco de perder a maior parte de seus nutrientes;
  • em caso de algum produto estragado, jogue-o fora o mais rápido possível, evitando que ele contamine outros alimentos na geladeira;
  • higienize a geladeira uma vez por semana e, caso sinta mau cheiro, coloque uma colher (de sopa) de café em um recipiente e mantenha-o dentro da geladeira por três dias.

Agora que você já sabe como armazenar alimentos na geladeira, ficou muito mais fácil organizar os produtos dentro dela, não é mesmo? Além disso, com essas dicas que listamos aqui, você preserva os alimentos por mais tempo e ainda evita uma contaminação por micro-organismos — que podem acarretar uma intoxicação alimentar ou algum outro problema mais sério.

Gostou deste conteúdo e quer acompanhar outros temas relacionados com cuidados em casa? Então, curta a nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.