Imagem Meu Decorado | Tenda Blog
Encontre sua inspiração em fotos reais de clientes

Valorizar o espaço: 8 dicas para decorar quarto de casal pequeno

Casa e Decoração

24/08/18

Quer conhecer formas de valorizar o espaço do seu quarto? Neste texto você vai conhecer 8 dicas de decoração que ajudam a dar a sensação de amplitude. Confira!

Apartamentos, em geral, são boas soluções para quem deseja ter um imóvel próprio. Isso porque, diferentemente das casas, eles são mais práticos e despendem menos gastos, não afetando tanto o orçamento. Porém, algumas pessoas ainda acreditam, de maneira equivocada, que fatores como a estética e a decoração, são deixados de lado, devido o espaço disponível.

Mas, na realidade, o tamanho do imóvel não quer dizer que é impossível ter atenção a esses aspectos. E isso vale para todos os cômodos, inclusive nos que mais pedem capricho e cuidado com os detalhes, como o quarto do casal.

Para ajudar você a entender como valorizar um quarto de casal pequeno, trouxemos, neste post, 8 dicas incríveis de decoração para transformar esse ambiente de maneira fácil e funcional. Se interessou? Então, continue lendo e confira!

1. Utilize cores sóbrias

Ao utilizar cores sóbrias na decoração, como as variações de bege e castanho, os cinzentos e os tons pastel, você consegue trazer uma sensação de amplitude. Assim, o quarto parece maior, o que dá a impressão de que os outros itens não ocupam tanto espaço.

Essas cores também transparecem elegância e sofisticação, acabando com a necessidade de ter diversos utensílios para conseguir o efeito desejado. Além disso, fica mais simples destacar determinado móvel ou objeto, simplesmente deixando sua cor sobressair.

2. Coloque pendentes

Os pendentes são luminárias que se assemelham muito aos lustres, porém não terminam em diversas ramificações. Eles têm diversos designs e finalidades, o que faz com essa peça seja extremamente versátil.

Assim sendo, é fácil encontrar um modelo que seja adequado ao estilo do ambiente. É importante se lembrar de considerar alguns fatores na hora dessa escolha, como a altura em que ele ficará pendurado, o tamanho da sua cúpula e, principalmente, o objetivo da iluminação — que tem opções de materiais, formatos e tons diferentes para cada propósito.

3. Decore com tapetes

Usar tapeçarias é uma opção incrível de decoração para ambientes pequenos, porque esses itens, de fato, não ocupam espaço, apenas revestem o chão. Assim, invista em tapetes sem medo, lembrando sempre de combiná-los com o restante da décor, de forma que o cômodo seja valorizado.

4. Use portas de correr

Armários, cômodas e guarda-roupas que têm portas comuns são menos indicados para quartos pequenos, afinal, é preciso calcular também o espaço necessário para abri-los, deixando uma área livre a fim de utilizá-los de maneira prática. Então, uma boa opção para otimizar o uso do ambiente é escolher móveis com portas de correr.

Além de terem um ar mais moderno do que as tradicionais e de ocuparem menos espaço, as portas de correr tiram a sensação de ‘atolamento’ do cômodo e proporcionam um número maior de possibilidades de decoração.

5. Posicione espelhos em locais estratégicos

A ideia de que os espelhos servem apenas para conferir o visual já foi superada há tempo. Atualmente, eles são peças de decoração versáteis, elegantes e funcionais.

O primeiro ponto é que por serem superfícies quase sem volume, não ocupam espaço. Além disso, é possível posicioná-los em locais que não teriam outros usos. Eles também dão amplitude ao quarto e, ao serem usados como itens decorativos, fornecem um ar futurista comedido, sem ser brega.

Um lugar interessante para colocá-los é acima da cama ou, até mesmo, recobrir toda a parede na qual fica o lado da cabeceira.

6. Pense no posicionamento da cama

O móvel que mais ocupa espaço em um quarto é, em geral, a cama. Portanto, é uma peça-chave na hora de decorar e otimizar o seu cômodo. Não adianta tentar encaixar uma cama king size em um ambiente que não a comporta — isso só vai dar uma sensação de sufocamento e aperto.

Isso não quer dizer que você tenha que abrir mão do seu conforto, e sim que ele pode ser suprido de maneira mais interessante. Portanto, procure modelos de camas que tenham um tamanho adequado para o seu quarto, mas que também forneçam aconchego e bem-estar.

7. Escolha móveis que ajudem na organização

Um aspecto fundamental na hora de otimizar um cômodo pequeno é a sua organização. Afinal, um quarto desarrumado parece menor e se torna menos funcional. Então, escolher móveis que favoreçam a organização e ocupem a menor área possível é muito interessante.

É possível pensar, por exemplo, em prateleiras ou nichos, que ficam em lugares mais altos, acoplados na parede, não ocupam espaço e ainda fornecem uma superfície adequada para guardar objetos ou colocar itens decorativos. Camas box com baú também são excelentes escolhas, já que são menores (por não terem cabeceira) e podem ser usadas para guardar artigos com pouco uso ou volumosos, como roupas de cama, agasalhos etc.

8. Pense sempre em funcionalidade

Nossa última dica resume tudo que já foi falado: na hora de escolher qualquer item para o quarto, coloque sempre a funcionalidade em primeiro lugar. Pense se você realmente precisa daquilo e se ele será útil ou se não existe uma escolha mais adequada.

Você pode, por exemplo, optar por um guarda-roupa embutido, que ocupa menos espaço e aproveita melhor o ambiente, indo do chão ao teto. Ter um pendente em vez de um abajur também é uma boa opção, visto que o segundo necessita de um criado-mudo para ser posicionado. Então, pense sempre sobre essas questões, afinal, são as pequenas escolhas que fazem toda a diferença no resultado final.

Um quarto de casal pequeno é tão cheio de possibilidades no que diz respeito à decoração quanto um cômodo maior. Com boas ideias e um pouco de esforço você consegue deixar o ambiente com a sua cara, trazendo bem-estar e conforto.

Agora que você já sabe mais sobre decoração de quarto de casal pequeno e como os móveis podem ajudar nesse processo, que tal expandir esse conhecimento para todo o apartamento? Então, conheça também o custo-benefício dos móveis planejados para apartamentos pequenos!

Autor do Post | Tenda Blog
Escrito por:

Tenda

Quer um desconto de até R$ 55 mil para comprar seu apartamento?

Clique aqui

Seta Ballon down | Tenda.com
Tais subsídio | Tenda.com Ícone fechar | Botão fechar | Blog da Tenda| Tenda.com

Saia do aluguel e conquiste seu apartamento. Dê o primeiro passo agora mesmo.


(0) Comentários
Este artigo ainda não possui comentário. Seja o primeiro.