Cadastre-se e fique
por dentro das novidades.





Você já ouviu falar em urban jungle? Na tentativa de trazer mais verde para a vida da cidade grande, essa tem sido uma forte tendência entre decoradores, paisagistas e designers de interiores.


Em meio à correria do dia a dia, nem percebemos o quanto pode ser fácil ter um maior contato com a natureza, inclusive dentro da nossa própria casa. No entanto, existem muitas ideias e alternativas para quem gosta dessa prática. É sobre isso que queremos conversar neste post. Vem com a gente conhecer um pouco mais das “florestas urbanas” e descubra dicas de como criar a sua!

Urban jungle: conceito, história e importância

O urban jungle é uma tendência de decoração que consiste, basicamente, em trazer o verde e a natureza para dentro de casa, por meio do uso dos mais variados tipos de plantas. Tudo começou quando alguns blogueiros resolveram trocar conhecimentos sobre paisagismo e jardinagem em áreas urbanas, mas a ideia foi ganhando cada vez mais força e hoje tem grande destaque por aí.

Dá para entender, não é? Afinal, em meio a tantos prédios e elementos da paisagem das cidades, muitas pessoas sentem falta de ter um cantinho verde. As plantas, além de purificarem o ar, são uma ótima alternativa para a decoração e fazem bem para a nossa saúde e bem-estar. Assim, se você também sente essa necessidade e quer ter a sua própria floresta urbana, continue lendo para conferir as nossas dicas!

Mas, atenção: é preciso gostar de cuidar de plantas antes de aderir ao urban jungle

Apesar de todas essas vantagens, é preciso destacar que cuidar de plantas, ainda mais em grandes quantidades, é algo que exige tempo e verdadeiro interesse. Se você não gosta dessa prática ou não tem paciência ou disponibilidade, pode ser que essa tendência se torne um problema na sua casa, em vez de ser algo positivo.

Plantas mal cuidadas ressecam, morrem e ainda trazem outros prejuízos. Pense bem e avalie se vale a pena dar início a essa tendência na sua casa.

Algumas opções para o urban jungle

Se você realmente gosta do cuidado com plantas e quer trazer mais desses elementos para o seu dia a dia, a prática do urban jungle pode ser exatamente o que você precisa! Existem diferentes formas de aderir a essa tendência, que incluem a utilização de vasinhos, trepadeiras, hortas caseiras e várias outras maneiras de cultivo. Confira algumas ideias a seguir!

hortas caseiras

Apesar de ser uma ótima opção, a sua horta não precisa ficar na cozinha, necessariamente. O mais importante é que ela se localize na região mais ensolarada do seu apartamento, já que todas as hortaliças necessitam muito da luz do sol.
O indicado é colocar sua horta embaixo de uma janela em que a luz solar tem boa incidência. Com essa prática, você traz o verde para seu espaço e ainda pode cultivar alguns dos seus próprios alimentos e temperos!

jardim vertical 

Essa é uma ótima alternativa para ambientes menores, como salas pequenas, já que ajuda a poupar o espaço de circulação. Um jardim suspenso refere-se a plantas penduradas, seja no teto, embaixo de uma escada ou nas paredes, utilizando varões de cortina, por exemplo.

A ideia traz um ar de sofisticação e ajuda a deixar o cômodo bem mais relaxante e agradável. Você também pode distribuir vários vasinhos de plantas pelas suas estantes, para dar um toque ainda mais natural. É só se informar sobre quais tipos e espécies são mais adequados para isso.

Outros elementos para compor o visual 

Para completar o visual do urban jungle, você pode apostar em outros elementos que remetem à natureza. Alguns exemplos são: roupas de cama e almofadas com estampas de folhas ou florais, além de ilustrações, quadros e pinturas de plantas espalhados pelo cômodo. Outra opção é pintar uma ou mais paredes de verde para proporcionar tranquilidade e combinar com a decoração.

Cuidados com o urban jungle 

Para tudo correr bem com sua floresta urbana, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Planeje-se adequadamente e se informe antes de colocar essa ideia em prática. Para ajudar, separamos algumas dicas. Confira!

Analise a luminosidade do local 

Antes de escolher as espécies de plantas que vão compor o seu urban jungle, é preciso avaliar a luminosidade de onde elas ficarão. Esse é um dos fatores fundamentais para fazer a sua escolha. A partir disso, você saberá se pode optar por plantas que necessitam de plena luz do sol, plantas de meia sombra (que gostam do sol do começo da manhã ou do fim da tarde) ou de sombra (que gostam de iluminação solar indireta).

Saiba quando regar

Outro fator essencial a ser observado é a frequência com que cada planta deve ser regada, para não exagerar nem deixá-las com falta de água. São poucas as espécies internas que precisam de rega todos os dias, mas é importante se informar adequadamente antes de optar por algum tipo específico.

Você também deve levar em conta o seu tempo disponível para cuidar do urban jungle. Se sua disponibilidade for pequena, prefira plantas que não precisam ser regadas com tanta frequência.

Conheça a frequência para adubar]

Outro ponto fundamental é a frequência com que cada planta precisa ser adubada. O solo deve ter seus nutrientes repostos periodicamente, mas esse tempo pode variar de acordo com cada espécie. Assim, procure se informar e descubra, também, qual é a melhor maneira de realizar essa ação, quais são as matérias e elementos mais indicados e por aí vai.

Cuidado com plantas tóxicas

Muitos tipos de plantas, apesar de serem famosas, podem fazer mal para as pessoas ou para animais de estimação. Por esse motivo, não se deixe levar pela popularidade de uma espécie: se informe e colete detalhes adequadamente.

Quem tem pets deve ter ainda mais cuidado, pois eles podem comer partes da planta e serem prejudicados. Um exemplo bem comum é o comigo-ninguém-pode, que é bastante conhecido, mas pode ser tóxico.

Cuidado com o excesso de umidade

O urban jungle pode ser adaptado para diferentes cômodos do lar, mas é necessário pensar na questão da umidade, que pode ser muito forte em alguns locais, como no banheiro e no lavabo. É preciso descobrir as melhores espécies para esse tipo de ambiente e, além disso, é recomendado deixar os vidros da janela sempre abertos, para a circulação do ar. Durante o dia, se possível, abra as portas e janelas também.

Com a sua floresta dentro de casa, você pode escapar das confusões do cotidiano na cidade grande e tirar um momento para relaxar! Além disso, esse também pode ser um espaço descontraído para receber amigos e aproveitar um tempo junto à família.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a prática do urban jungle! Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos e novidades: estamos no Facebook, Instagram e YouTube!

Erros em decoração: não cometa estes 7 maiores erros

Erros em decoração: não cometa estes 7 maiores erros

Dicas Decor Tenda

Quem não adora pensar em formas diferentes e criativas de encher o lar de personalidade e estilo? Entretanto, é fácil se empolgar e cometer erros que podem resultar no efeito contrário ao que você deseja. Saiba mais:

Plantas que não precisam de luz: 7 plantas para colocar no apartamento

Plantas que não precisam de luz: 7 plantas para colocar no apartamento

Dicas Decor Tenda

O que acha de escolher plantas que não precisam de luz para decorar aquele cantinho especial dentro do seu apartamento? Confira nossas sugestões!

Veja 18 dicas incríveis de decoração de apartamento pequeno e simples

Veja 18 dicas incríveis de decoração de apartamento pequeno e simples

Dicas Decor Tenda

O que acha de escolher plantas que não precisam de luz para decorar aquele cantinho especial dentro do seu apartamento? Confira nossas sugestões!

Bricolagem: arte de personalizar a decoração da sua casa

Bricolagem: arte de personalizar a decoração da sua casa

Dicas Decor Tenda

Você já ouviu falar em bricolagem? A verdade é que provavelmente sim, mas talvez não tenha sido com esse nome. Isso porque, atualmente, essa prática é mais conhecida como “Faça Você Mesmo”. Sim, o texto de hoje é sobre a famosa arte do "Do It Yourself", ou DIY, que encontramos tanto pelas redes sociais!

Decoração 2019: quais são as tendências para este ano?

Decoração 2019: quais são as tendências para este ano?

Dicas Decor Tenda

Quer ficar por dentro das tendências de decoração para 2019? Então, este post é para você. Continue lendo e confira!
Todos os direitos reservados Tenda
CPNJ: 09.625.762/0001-58